Um dos períodos de maior volume de vendas está próximo: se trata da Black Friday. Muito conhecida por ótimos descontos, essa época que antecede as compras de Natal é bem requisitada pelos consumidores.

O aumento de busca e de vendas deve ser muito bem planejado pela sua empresa, para evitar a frustração do cliente, e também para que não haja irregularidades perante ao Fisco.

Preparamos alguns tópicos para você organizar uma Black Friday em conformidade fiscal e evitar surpresas desagradáveis, acompanhe!

4 dicas para organizar sua Black Friday em conformidade fiscal

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1. Tenha controle dos documentos de entrada e saída

Antes da Black Friday começar, é comum aumentar a quantidade de produtos que você compra de fornecedores, afinal, é preciso garantir a disponibilidade aos clientes.

Esse aumento no número de compras, por consequência, aumenta o número de notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ, e é preciso de um controle rigoroso para que nada seja extraviado neste momento de correria. Ainda, verificar se não há fraudes ou enganos, como desconhecidos emitindo NF-es contra a sua empresa, é de suma importância.

Do mesmo modo, suas notas fiscais de saída também terão alta desde a Black Friday, até o fim das compras de Natal. Portanto, como enfatiza a legislação, é importante que a sua empresa esteja preparada para armazenar com segurança todos os documentos recebidos e emitidos. Veja o que está disposto na cláusula décima do AJUSTE SINIEF 07/05, sobre a Nota Fiscal Eletrônica e o DANFE:

Cláusula décima O emitente deverá manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.
§ 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e.
§ 2º O destinatário da NF-e também deverá cumprir o disposto no caput desta cláusula e, caso não seja contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, poderá, alternativamente, manter em arquivo o DANFE relativo à NF-e da operação, o qual deverá ser apresentado à Administração Tributária, quando solicitado.

Nesse sentido, garantir o recebimento automático das Notas Fiscais pode evitar futuras dores de cabeça com multas e autuações. Um software completo como o da ConexãoNF-e garante o recebimento direto da SEFAZ, armazena documentos recebidos e emitidos por 5 anos conforme a lei, e ainda conta com outros recursos como fazer o manifesto do destinatário. Clique aqui para fazer um teste grátis.

2. Esteja atento aos impostos

A apuração do fim do mês depende muito do controle dos impostos atrelados aos produtos, para que tudo seja devidamente tributado e não ocorram falhas. Contar com o auxílio de um contador ou escritório de contabilidade é imprescindível para que sua empresa tenha regularidade nas operações.

Caso a contabilidade da sua empresa seja feita de forma interna, garanta que a equipe tenha acesso à todas as movimentações de mercadorias e aos documentos, para não ocorrer falhas com extravios. Automatizar processos manuais e integrar as informações pode ser a chave para manter tudo em ordem sem gerar estresse aos colaboradores.

3. Cuidado com o estoque

Com o aumento das vendas, ter um estoque de segurança é fundamental, mas isso também significa encontrar seu ponto de equilíbrio.

A falta de mercadorias para a venda, quando estas estavam anunciadas em promoção, pode acarretar em frustração aos seus clientes. Do mesmo modo, terminar seu período de vendas com muitos produtos encalhados no estoque significa prejuízos à sua empresa.

O planejamento sobre o giro de estoque e períodos sazonais deve ser feito com cautela, observando os padrões de consumo de quem compra o seu produto ou serviço. Além disso, manter um bom relacionamento com os fornecedores pode ser crucial em momentos de alta demanda, negociando com antecedência sobre a compra de produtos conforme as vendas fluem.

Na pior das hipóteses, se ocorrer algum problema, é válido aprender com ele e não cometer o mesmo erro duas vezes.

4. Deixe tudo preparado para o fechamento mensal

Seja por meio de contabilidade terceirizada ou setor interno, não se preparar para o fechamento mensal da Black Friday é um erro grave, principalmente levando em conta que ela ocorre na última sexta feira do mês, e por ser uma promoção muito aguardada pode levar a movimentação na sua empresa de 8 a 80.

O acompanhamento de recebimentos e envios de mercadorias, bem como de seus documentos e tributação, deve ser feita diariamente. Deixar tudo para última hora pode sobrecarregar o setor fiscal e de contabilidade, e ocasionar em erros e brechas fiscais.

O mais recomendado é contar com um software ou ERP onde se possa incluir e extrair essas informações de forma rápida e precisa, evitando problemas com o controle manual.

Como a automatização pode prevenir sua empresa de fraudes e autuações

A tecnologia promove diversas melhorias no ambiente de trabalho, e uma delas é a eliminação de atividades manuais e repetitivas, que podem ser feitas por máquinas ou softwares.

No que consta ao setor fiscal, já é possível receber e armazenar documentos automaticamente, e em nuvem, sem recorrer a e-mails ou consultas com chave de acesso na SEFAZ.

Com o software da ConexãoNF-e é possível receber NF-e, NFS-e e CT-e direto da SEFAZ e prefeituras, consultar o status das notas, e fazer o manifesto do destinatário ou desacordo do CT-e sempre que preciso.

Ao ter conhecimento de tudo o que é emitido contra o seu CNPJ, é possível se prevenir de fraudes com notas frias, tomando todas as medidas cabíveis para livrar sua empresa de problemas. Além disso, armazenar os documentos recebidos e emitidos com segurança irá garantir que, em caso de fiscalização, sua empresa terá tudo em mãos para evitar multas e autuações.

Se você tem interesse em melhorar a rotina fiscal da sua empresa e se preparar para a Black Friday, aproveite e conheça a ConexãoNF-e! Também estamos com uma promoção especial que você confere aqui.


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