O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que auxilia as empresas a medir e monitorar seu desempenho. 

Com o BSC, é possível sair da tradicional abordagem focada apenas em indicadores financeiros e adotar uma visão mais ampla, considerando 4 perspectivas essenciais: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Para ajudar você a implementar o BSC, preparamos este artigo, onde vamos explorar em detalhes o conceito do Balanced Scorecard, entender como ele funciona e como pode ser aplicado na sua empresa.

Então, se quer aprender tudo sobre o Balanced Scorecard e sua importância para os negócios, é só continuar a leitura!

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard ou Indicadores Balanceados de Desempenho é um modelo de gestão estratégica que foi desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan, professores da Universidade Harvard. Esse conceito foi apresentado pela primeira vez em um artigo publicado na Harvard Business Review em 1992.

Ele estabelece metas de longo prazo e aponta indicadores que permitem avaliar se a empresa está no caminho certo para alcançar os objetivos traçados. O BSC ganhou bastante notoriedade desde sua criação, sendo amplamente adotado por organizações de todo o mundo.

Qual é a ideia central do BSC?

A ideia central do BSC é ir além dos indicadores financeiros, utilizando métricas mais abrangentes para medir o progresso real de uma empresa como um todo. 

Enquanto os indicadores financeiros fornecem informações sobre o desempenho atual da empresa, o Balanced Scorecard busca ser mais amplo. Ele ajuda a empresa a crescer de forma sustentável e manter-se relevante no mercado.

Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard?

Para o sucesso na implementação do BSC, é importante que as estratégias definidas sejam pautadas nos pilares do Balanced Scorecard, que são: 

  • Objetivos: o que a empresa pretende alcançar nas estratégias de cada uma de suas áreas;
  • Indicadores: quais métricas de desempenho serão utilizadas para medir o desempenho das estratégias;
  • Metas: definição da performance esperada para cada um dos indicadores escolhidos;
  • Iniciativas: o que será feito para assegurar o atingimento das metas estabelecidas.

Quais são as 4 perspectivas do Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard considera 4 perspectivas em sua abordagem, sendo que a financeira é apenas uma delas. Confira a lista completa.

1. Financeira

Essa perspectiva é a base do Balanced Scorecard, pois reflete a saúde financeira da empresa e a criação de valor para os acionistas. Aqui, são definidos os objetivos e indicadores relacionados à rentabilidade, lucratividade, crescimento das receitas e eficiência operacional.

Um exemplo de objetivo financeiro pode ser aumentar o faturamento em 20% ou reduzir os custos em 10%. Os indicadores financeiros utilizados para medir esses objetivos podem incluir o lucro líquido, a margem de lucro, o retorno sobre o investimento, entre outros. 

2. Clientes

A perspectiva dos clientes se concentra em entender e atender às necessidades e expectativas dos consumidores. Ela é fundamental para as empresas conquistarem e manterem a satisfação dos clientes, garantindo a fidelização do seu público.

Alguns dos indicadores mais usados são: Net Promoter Score (NPS), taxa de retenção de clientes e tempo médio de resposta ao cliente.

3. Processos Internos

A perspectiva dos processos internos envolve a análise e melhoria dos processos de negócios que impulsionam o desempenho da empresa, concentrando-se no aprimoramento dos processos críticos para a organização.

Nessa perspectiva, são definidos os objetivos e indicadores relacionados à eficiência operacional, inovação e qualidade dos produtos ou serviços, como tempo médio de entrega e taxa de retrabalho.

4. Aprendizado e Crescimento

Nessa perspectiva, são definidos os objetivos e indicadores relacionados ao aprendizado e crescimento, focando no desenvolvimento dos colaboradores e clima organizacional.

Indicadores como taxa de retenção de talentos e satisfação dos colaboradores estão entre os mais relevantes para essa abordagem.

Como colocar o Balanced Scorecard em prática?

A implementação do Balanced Scorecard na prática não é complexa, mesmo envolvendo algumas etapas primordiais para garantir o sucesso da metodologia, conforme vemos abaixo:

  • Estabelecer a visão estratégica: definir a visão de longo prazo da empresa e os objetivos estratégicos a serem alcançados;
  • Identificar os fatores críticos de sucesso: reconhecer os elementos-chave que desempenham um papel crucial para o sucesso da empresa e, portanto, devem ser monitorados;
  • Selecionar os indicadores de desempenho: escolher os indicadores de desempenho que serão utilizados para medir o progresso em relação aos objetivos estratégicos;
  • Definir metas e planos de ação: estabelecer metas claras para cada indicador e definir os planos de ação necessários para alcançá-las;
  • Acompanhar de perto: monitorar regularmente os indicadores e fazer ajustes quando necessário para garantir o sucesso na implementação da estratégia.

Exemplo de BSC

Para ilustrar melhor a aplicação do Balanced Scorecard, veja um exemplo prático de um uma estratégia BSC de uma empresa, voltada para a perspectiva de processos internos.

Objetivo

  • Reduzir o tempo de entrega em 20%;
  • Melhorar a qualidade dos produtos em 15%.

Estratégia:

  • Automatizando processos por meio de um sistema de gestão;
  • Implementando vistorias de qualidade regulares; 
  • Alcançando a excelência no controle de qualidade.

Indicadores de desempenho a serem analisados:

  • Taxa de retrabalho;
  • Número de devoluções;
  • Tempo médio de entrega (TME);
  • Taxa de reclamações;
  • Tempo médio entre falhas (MTBF);
  • Taxa de cumprimento de prazos.

Conclusão

O BSC é uma metodologia poderosa que permite às empresas medir e aperfeiçoar seu desempenho ao considerar diferentes perspectivas e métricas. Ao adotá-la, as empresas podem alinhar suas atividades com seus objetivos estratégicos, impulsionando seu crescimento de forma realista e sustentável.

Para isso, é essencial conhecer as aplicações do Balanced Scorecard e buscar sempre ter o equilíbrio entre as 4 perspectivas. Dessa forma, a empresa pode alcançar resultados notáveis, e o melhor, duradouros. Como resultado, a organização é capaz de manter sua relevância no mercado e garantir que suas atividades perdurem durante os anos. 

Gostou do conteúdo? Continue por aqui e entenda como gerir os tributos do seu negócio de forma eficiente!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e