A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é obrigatória para todas as empresas, e com ela, surgiu a necessidade de gerar e consultar DANFE online. Porém, muitas pessoas ainda pensam que o DANFE online e o arquivo XML são a mesma coisa, quando na verdade, eles tem funções bem distintas.

Acompanhe o artigo e confira passo a passo como e onde gerar e baixar o DANFE online, sua importância e a diferença entre ele e o arquivo XML de NFe.

O que é DANFE online?

DANFE é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica. Ele é a versão impressa e simplificada da NF-e, que acompanha as mercadorias no transporte. O DANFE online é este mesmo documento, com a mesma função, mas ainda em sua versão digital.

Não é obrigatório armazenar o DANFE, pois ele não possui validade jurídica, porém, é obrigatório gerar e imprimir o documento para ser enviado com o produto a ser vendido.

Já o arquivo XML, que é a versão oficial da Nota Fiscal eletrônica, deve ser armazenado por no mínimo 5 anos, conforme a lei, e o extravio do arquivo é passível de multa.

Passo a passo: como gerar e baixar o DANFE online?

É natural que na hora da emissão da Nota Fiscal, além da geração do XML, já se imprima também o DANFE, afinal, é obrigatório que o documento esteja com a mercadoria quando for realizado o transporte.

Porém, essa não é a única situação onde um DANFE online precisa ou possa ser gerado. Três situações bastante comuns são:

  • O arquivo foi extraviado durante o transporte e é necessário imprimir outro urgente;
  • A empresa emitente quer armazenar o DANFE online para controle próprio;
  • O destinatário quer consultar o documento, mas o perdeu ou ainda não recebeu.

Confira a seguir o passo a passo de como gerar e baixar DANFE online em qualquer uma destas situações, inclusive quando você não possui mais a chave de acesso.

Baixar DANFE online com chave de acesso

Com a chave de acesso em mãos, você pode baixar o DANFE online e de graça na SEFAZ, informando os 44 dígitos no Portal da Nota Fiscal eletrônica e resolvendo o captcha. A nota irá carregar e é preciso informar o Certificado Digital da sua empresa para fazer o download do arquivo. O processo em lote só pode ser feito com um software como o ConexãoNF-e.

O mais indicado é usar um software de gestão de documentos fiscais. Um que se destaca no mercado é o da ConexãoNF-e, pois além de fazer a consulta e baixa de DANFE online, ele também realiza este processo em lote. Confira o passo a passo nesse caso:

Baixar um documento apenas:

  1. Faça login na sua conta da ConexãoNF-e, se você ainda não tiver uma, inicie um teste gratuito;
  2. Informe seu Certificado Digital para obter comunicação com a SEFAZ;
  3. Em “NF-e Recebidas”, filtre pela chave de acesso ou alguma outra informação da nota para encontrá-la com mais agilidade;
  4. Selecione a nota e baixe o DANFE.

Baixar DANFE online em lote:

  1. Faça login na sua conta da ConexãoNF-e, se você ainda não tiver uma, inicie um teste gratuito;
  2. Informe seu Certificado Digital para obter comunicação com a SEFAZ;
  3. Na aba “Ações em Lote” você encontra a opção de baixar DANFE online;
  4. Cole todas as chaves desejadas e faça o download.

Note que a ação em lote não é possível no site da SEFAZ, sendo necessário recorrer ao software caso precise dessa função. Para baixar DANFE em lote agora, clique aqui.

Baixar DANFE online sem a chave de acesso

Digamos que você tenha perdido o DANFE que havia impresso ou ainda não recebeu o documento, então, você não tem a chave de acesso. Sem a chave de acesso não é possível consultar o arquivo direto na SEFAZ, mas ainda existe a opção de utilizar ConexãoNF-e para resolver o seu problema, veja:

  1. Faça login na sua conta da ConexãoNF-e ou inicie um teste gratuito;
  2. Informe seu Certificado Digital para obter comunicação com a SEFAZ;
  3. Em “NF-e recebidas” consulte a nota fiscal desejada (pode usar os filtros para agilizar o processo caso tenha um grande volume de notas);
  4. Selecione a nota e baixe o DANFE online.

Também é possível fazer o download em lote nesta modalidade, indo em “Ações em lote” > “baixar DANFE” > escolher a opção de baixar por “CNPJ do emissor, número e série”.

Fazer o download de DANFE de terceiros

Não é mais possível baixar XML e DANFE de terceiros na SEFAZ ou no Serpro sem Certificado Digital, o que tornou o uso deste instrumento fundamental para qualquer empresa.

Sendo assim, ao possuir o Certificado Digital do envolvido na operação, ou ser citado na nota, é possível baixar o DANFE online na ConexãoNF-e, uma solução muito útil para Escritórios Contábeis. Você pode seguir qualquer um dos passos anteriores para realizar a ação.

receba nfe e cte

Qual é o prazo para fazer a consulta?

Na SEFAZ, o prazo para consultar e baixar Documentos Fiscais é de 30 dias para o arquivo completo, e até 90 dias para consultar o cabeçalho da nota. Em geral, os softwares confiáveis possuem o mesmo padrão, por usar da comunicação com a Secretaria da Fazenda, por isso é tão importante contar com a tecnologia o quanto antes na sua empresa.

Ao optar por um software em nuvem de recebimento e gestão de documentos fiscais, seus arquivos ficam armazenados pelo tempo previsto em lei, evitando autuações e multas. Confira o que diz o AJUSTE SINIEF 07/05:

Cláusula décima O emitente e o destinatário deverão manter a NFe em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

Caso as empresas não guardem os devidos arquivos estarão passíveis de autuações, pois a fiscalização vai exigir o arquivo em caso de fiscalizações.

Prazo para guardar é 5 anos de calendários fechados mais o ano corrente.

“Tenho o XML da nota, tem como converter para PDF?”

Sim, mas existe um porém: muito cuidado com aplicativos e sites gratuitos que oferecem essa conversão online, como acontece com outras categorias como “gif para png”, “avi para mp4” e até mesmo “doc para pdf”.

No XML estão informações importantes da sua empresa, que não devem ser compartilhadas em qualquer lugar da internet. Lembramos que ainda que a LGPD está aí, logo, vale confiar apenas em empresas que estão dentro das normas.

Existem como solução gratuita e segura a própria SEFAZ, em que você deve colar o XML em um bloco de notas e procurar a chave de acesso da NFe e utilizá-la, ou fazer o teste grátis em software de uma empresa confiável, como a ConexãoNF-e. Nestes casos não há bem uma “conversão de XML para PDF”, mas sim receber o arquivo completo e sem erros.

Conclusão

Como você pôde ver, baixar DANFE online é mais rápido e fácil do que parece.

Você pode optar pela ação manual, com a consulta na SEFAZ, quando o volume de NF-es é muito baixo, ou optar por um software como o da ConexãoNF-e caso receba um volume maior de documentos por mês.

Uma grande vantagem no uso da tecnologia é também a facilidade que ela traz. A solução da ConexãoNF-e, por exemplo, não faz apenas a baixa de XML e DANFE, na verdade, ela tem um leque extenso de ferramentas por um preço acessível, que se adapta com as necessidades da sua empresa. Confira algumas funcionalidades:

  • Recebimento de NF-e, NFS-e e CT-e direto da SEFAZ e prefeituras;
  • Armazenamento de documentos fiscais recebidos e emitidos;
  • Baixar XML, DANFE, DANFSE e DACTE, inclusive em lote;
  • Geração de relatórios personalizados para apurar impostos;
  • Realização do Manifesto do Destinatário e do Desacordo de CT-e;
  • Importação de XML no ERP sem digitar a chave de acesso;
  • e muito mais.

Se você quer baixar o DANFE online e ter acesso a todas as funcionalidades da ConexãoNF-e gratuitamente, faça um teste por 3 dias! Você poderá ver a diferença na produtividade e na segurança dos seus documentos fiscais na prática.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Receba, armazene, e gerencie documentos fiscais eletrônicos com agilidade e segurança

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e