A rotina das empresas tem se tornado cada dia mais agitadas e tudo precisa ser feito rapidamente, certo? Pensando nisso, processos manuais e repetitivos devem ser automatizados, para que os colaboradores gastem seu tempo com atividades produtivas.

Entre as atividades que podem ser automatizadas no meio fiscal, estão o recebimento e armazenamento de documentos fiscais, o lançamento de NFe, NFSe e CTe no ERP da empresa, geração de relatórios personalizados para apuração de impostos, entre muitas outras tarefas.

Porém, há uma dificuldade quanto à realização de ações em lote por parte das empresas, isso porque pode haver necessidade de fazer o mesmo tipo de manifesto do destinatário ou cancelamento do CTe em vários arquivos XML, e nem sempre eles são do mesmo período de tempo ou fornecedor.

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Pensando nisso e ouvindo relatos de vários clientes nossos, a ConexãoNF-e desenvolveu uma nova solução especial para estes casos: a possibilidade de realizar ações e manifestos em lote! Veja a seguir como funciona!

Ações em lote no portal da ConexãoNF-e

A opção de baixar os arquivos XML em lote, agrupados por períodos, já faz parte da solução da ConexãoNF-e há muito tempo. Mas e quando a empresa possui as chaves de acesso, mas tem que se manifestar uma de cada vez? É aí que entra a nova funcionalidade: Ações em Lote!

O funcionamento é bem simples: você informa as chaves de acesso que precisa se manifestar ou fazer o desacordo da operação em CTe, seleciona a ação que deseja executar e confirma. Depois, você consegue baixar um relatório mostrando o progresso de todos os XMLs informados, que acusará caso tenha ocorrido algum erro durante a ação.

A ferramenta está em início de funcionamento, então novos tipos de ações em lote serão adicionados nos próximos meses. Você pode conferir nesse post se a ação que deseja já está disponível ou mandar um feedback para nós informando qual ação em lote você precisa!

Usando a nova funcionalidade: passo a passo

Na barra lateral, onde você tem acesso à todas as funcionalidades da ferramenta, você pode ver a última aba: “Ações em Lote”, representada por 3 cubos.

Ao clicar, a seguinte janela será aberta:

tela ações em lote

Para utilizar a nova funcionalidade, basta seguir as instruções:

Manifesto do Destinatário em lote

Logo abaixo da sessão descrita em azul “Chave de Acesso dos Documentos”, você pode ver um campo branco, onde pede que “Informe as Chaves”. Basta copiar e colar as chaves de acesso dos arquivos XML que precisa realizar o manifesto, separadas por vírgula, espaço ou linhas.

Agora, na parte superior, selecione “Manifesto do Destinatário”, na ação que deseja executar, e escolha o tipo de manifesto que irá realizar. É preciso ter em mente que o tipo de manifesto escolhido será aplicado a todos os documentos citados no passo anterior.

Depois disso, é só clicar no botão verde, no canto inferior direito da tela, escrito “Executar”. Após a realização do manifesto do destinatário em lote para a SEFAZ, você precisa transferir o arquivo gerado para seu computador, e conferir se todos os arquivos foram devidamente manifestados, por questão de segurança, pois pode acontecer de alguma chave ser inválida ou já ter sido manifestada.

Desacordo da operação do CTe em lote

Similar ao manifesto do destinatário, você deve informar as chaves de acesso separadas por vírgulas, espaços ou linhas. No entanto, na parte superior é preciso selecionar para “Desacordo do CT-e” e preencher a justificativa da operação, no campo “Justificativa do Desacordo”.

Ressaltamos aqui que a justificativa informada será aplicada a todos os arquivos XML de CT-e que foram preenchidos no passo anterior.

Após informar a justificativa, basta clicar no botão verde no canto inferior direito da tela, escrito “Executar”, e depois transferir o arquivo gerado para o computador, para garantir total segurança e avaliar possíveis erros no processo.

Vantagens de usar ações em lote

Contar com uma solução que permite realizar ações em lote poupa muito tempo de trabalho, que pode ser gasto em ações mais produtivas. Pense que sua empresa precisa fazer a confirmação da operação em 60 arquivos XML. Fazer o manifesto um a um, apesar de ser possível, pode ser trabalhoso e demorado. Na prática, o volume de documentos pode ser bem maior e a situação se agrava.

O mesmo ocorre com o Desacordo de CTe: imagine que sua empresa passou por um erro inesperado e precisa fazer o desacordo de 60 arquivos XML de CTe. Aqui, a situação é ainda pior, pois será preciso informar a justificativa de desacordo para cada arquivo informado, levando no mínimo 30 segundos para fazer o processo em cada um deles (isso se o responsável pela tarefa for rápido), e no fim, é meia hora de trabalho repetitivo e improdutivo. Nem é preciso fazer contas se o volume de arquivos for maior, não é?

Além disso, muitas vezes os documentos em que é preciso realizar essas ações não são do mesmo período de tempo, outras vezes são de fornecedores diferentes, e tudo isso atrasa o processo.

Usando a opção de ações em lote da ConexãoNF-e, manifestos e desacordos podem ser feitos em menos de 15 segundos!

Se você já é nosso cliente, não deixe de usar a nova funcionalidade e nos dar um feedback sobre como está sendo a sua experiência com ConexãoNF-e, sua opinião é muito importante para nós!

Se ainda não é cliente ou não conhece a ConexãoNF-e, veja nosso vídeo de apenas 2 minutos com as principais soluções da ferramenta, como:

  • Recebimento automático de NFe e CTe direto da SEFAZ;
  • Captura de NFSe de mais de 5000 prefeituras conectadas;
  • Guarda dos arquivos XML por 5 anos conforme a lei;
  • Geração de relatórios personalizados;
  • Baixa de arquivos XML em lote;
  • Integração com ERPs, para um lançamento automático de documentos fiscais que dispensa a digitação da chave de acesso.

Confira:

Viu como as ações em lote podem facilitar a sua vida e melhorar o desempenho das atividades da sua empresa? Para ver a ferramenta da ConexãoNF-e funcionando na prática, entre em contato conosco e faça um teste grátis!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e