Se você está aqui, provavelmente precisa fazer o download de XML de NFe, mas não sabe qual é a forma mais rápida e segura de fazer isso, certo?

É fato, toda empresa precisa prestar contas ao Fisco, por isso, é importante estar em dia com todas as obrigações e armazenar documentos importantes como a nota fiscal eletrônica (NF-e).

Neste artigo, vamos apresentar para você duas alternativas: fazer o download do XML da nota fiscal de forma manual ou automatizada. Assim, você poderá extrair e armazenar os documentos. Acompanhe!

Como fazer o download de XML de forma automática?

Para fazer o download de XML da NFe da forma mais segura e automática, você pode utilizar um software fiscal como o da ConexãoNF-e, que se comunica direto com a SEFAZ e extrai as informações sem precisar digitar nenhuma chave de acesso. Veja como consultar:

  1. Entre no site da ConexãoNF-e e inicie um teste grátis;
  2. Insira seu Certificado Digital;
  3. As notas fiscais já começarão a aparecer na plataforma, de forma automatizada;
  4. Selecione uma ou mais notas e clique em "Baixar XML" na aba superior e faça o download de XML das NFes que você selecionou .

A partir do Certificado Digital, o software consegue se conectar à SEFAZ e capturar todos os CTes e NFes que foram emitidos contra o CNPJ da sua empresa.

Dessa forma, os XMLs são armazenados na nuvem pelo tempo previsto em lei, que é de 5 anos. É possível também baixar XML, DANFE, fazer o manifesto do destinatário, entre outras ações.

O destaque da plataforma é que ela possibilita fazer o download de XML em lote, tanto agrupado por períodos quanto de notas específicas. Assim, você não precisa fazer o download de NF-e por NF-e, economizando um precioso tempo que poderá ser direcionado para outras atividades.

Como fazer o download de XML de NFe da SEFAZ manualmente?

A segunda opção é fazer o download de XML da NF-e diretamente no Portal Nacional da NFe. Lá você consegue baixar notas fiscais de forma manual, ou seja, escolhendo um documento por vez. Para isso, é preciso possuir um Certificado Digital.

Até o fim de julho, era possível fazer a consulta da NF-e completa sem o Certificado Digital, entretanto, após a Portaria nº 519, essa opção não está mais disponível.

Veja como fazer o download de XML pelo site da SEFAZ:

  1. Acesse o Portal Nacional da NFe;
  2. Selecione "Consultar NFe completa";
  3. Digite a chave de acesso da nota fiscal;
  4. Resolva o captcha e clique em "continuar";
  5. Após carregar as informações, insira o certificado digital e faça o download de XML;

OU

  1. Receba tudo automaticamente na ConexãoNF-e.

O processo manual de consulta e download de NFe e CTe é demorado e torna-se inviável quando o volume de notas é grande, afinal, é preciso seguir todos os procedimentos para o download de cada XML.

Por isso, a melhor opção é utilizar um programa adequado para capturar as CTes e NFes de forma automática. Com o software da ConexãoNF-e, é possível não só capturar, mas também consultar e baixar vários arquivos em formato XML de uma só vez e em poucos segundos.

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

É possível consultar NFe sem Certificado Digital?

Não. O serviço para baixar notas fiscais de terceiros sem o Certificado Digital foi descontinuado, ou seja, plataformas seguras de NFe sempre precisarão de certificação para extrair informações da SEFAZ.

Alguns sites prometem converter PDF para XML, porém, o aplicativo pode gerar uma nota fiscal sem os campos de validação necessários. Na prática, o documento é inválido para uma possível fiscalização. Por isso, o ideal é utilizar um software adequado e que já tenha conexão com a SEFAZ.

Analista fiscal fazendo o download de XML de forma automática

Leia também:
Onde consultar NFes emitidas para o meu CNPJ?
Guia da Nota Fiscal eletrônica: tudo sobre NFe
Como a ConexãoNF-e pode evitar problemas fiscais na sua empresa

Vantagens do download automático de NFe, NFSe e CTe

Se você ainda não está convencido de que ter um software para fazer o download de XML da NFe é o melhor caminho, confira algumas das principais vantagens:

Agilidade

A consulta em uma plataforma automática é muito mais rápida e simples, já que basta logar na conta e todos os documentos fiscais estarão listados por ordem de recebimento.

Ainda, utilizando os filtros e marcadores você encontrará qualquer nota em poucos segundos, mesmo depois de anos. Muito mais produtividade para a equipe fiscal.

Segurança

A partir do Certificado Digital, há a garantia de que todos os XMLs são validados na SEFAZ. Além disso, os documentos são armazenados de forma segura em nuvem, prevenindo sua empresa de problemas com queimas de HD ou sinistros que podem comprometer os dados de notas fiscais.

Também é possível fazer o manifesto do destinatário em NFe e desacordo do CTe, salvaguardando a empresa de problemas fiscais caso ocorra emissão indevida contra o seu CNPJ.

Lembre-se: caso o Fisco solicite os documentos para a conferência e você não os possua, a sua empresa poderá receber multas. Fique atento!

Download de nota fiscal de serviço (NFSe)

Apesar de já existir um padrão nacional da nota fiscal de serviços, ele não é obrigatório. Na prática, milhares de municípios ainda utilizam modelos diferentes de NFSe.

Isso acaba sendo um grande problema nas empresas, já que é preciso pedir o envio do XML para cada prestador de serviços.

O software da ConexãoNF-e já é integrado a mais de 5 mil prefeituras no Brasil, com a tecnologia RPA! Além disso, a solução transforma as notas fiscais de serviço em padrão SEFAZ para a importação automática no ERP.

Baixar XML, DANFE e DACTE em lote

A consulta manual na SEFAZ precisa ser feita nota a nota, o que leva muito tempo. Para baixar vários documentos XML, DANFE e DACTE, é preciso utilizar uma solução como a da ConexãoNF-e, e o processo todo dura apenas alguns segundos.

Agora que você entendeu os dois caminhos seguros para fazer download de XML, cabe à sua empresa escolher qual é a opção mais adequada.

Com a ConexãoNF-e, você não precisa atrelar o seu cartão de crédito para fazer a comparação. Teste ConexãoNF-e na prática e compare!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
Receba, armazene, e gerencie documentos fiscais eletrônicos com agilidade e segurança
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e