A vida de quem trabalha em uma empresa é sempre cheia de dados e informações. Entre os vários documentos que o setor fiscal e contábil precisa lidar, talvez a nota fiscal eletrônica (NFe) e o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) sejam os mais recorrentes.

Portanto, é muito importante entender o que realmente é o DANFE, quando ele é válido e a diferença entre o DANFE e o XML da nota fiscal. Acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas!

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Assista:

O que é DANFE de nota fiscal

DANFE significa “Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica”. É um documento em formato PDF que traz todas as informações da nota fiscal de forma simplificada e fácil de entender. Ele pode ser impresso e é obrigatório no transporte de mercadorias.

Porém, como o próprio nome diz, ele é um documento auxiliar, ou seja, não tem validade jurídica para as empresas — nesse caso, o documento a ser armazenado é o XML da NFe, que vamos apresentar a seguir.

O DANFE também serve como resumo e instrumento para consulta da nota fiscal eletrônica, já que contém a chave de acesso para ela. Assim, ele permite confirmar a efetiva existência do arquivo XML de NFe, por meio do site da SEFAZ.

Já as pessoas físicas não contribuintes do ICMS (não emite nota fiscal), podem e devem arquivar o DANFE como um comprovante de compra.

Exemplo de DANFE de nota fiscal

O que é arquivo XML

O arquivo XML de nota fiscal é o formato oficial da NFe. É o documento que contém a assinatura digital da empresa, e portanto, possui validade jurídica.

O XML da NFe deve, obrigatoriamente, ser armazenado por no mínimo 5 anos contados da data de emissão, tanto pelo emitente quanto pelo destinatário.

Para garantir o armazenamento das notas fiscais da empresa sem precisar consultar na SEFAZ de forma manual, é recomendado que se utilize o software da ConexãoNF-e, que faz a captura e guarda automática dos XMLs.

Saiba mais sobre o XML de nota fiscal.

Exemplo de XML de nota fiscal

Quando o DANFE é obrigatório?

Esse documento é obrigatório quando o destinatário do produto não é contribuinte credenciado para a emissão da NFe.

Ele também é devido em qualquer caso de transporte de mercadorias. Se a carga for inspecionada por fiscalizações em geral, o documento servirá para confirmar a existência da nota fiscal das mercadorias e descrever os itens, quantidade, valor, endereço de destino, etc.

Quem deve emitir o documento auxiliar da nota fiscal eletrônica?

Quem emite a nota fiscal é também responsável por fazer a impressão do DANFE ou enviar o DANFE online para quem irá receber a mercadoria. O formato oficial da NFe é em XML, logo, o documento auxiliar pode ser gerado sempre que for necessário (e claro, sempre a partir do XML da nota fiscal original).

Como gerar DANFE

O DANFE pode ser gerado junto ao XML da nota fiscal, quando o documento for emitido. Outro modo de gerar esse documento é usando um software que permite a consulta de notas fiscais emitidas e recebidas.

Na ConexãoNF-e, basta selecionar um ou mais documentos, e clicar no botão “baixar DANFE”, ou visualizar online nos detalhes da nota.

Consulta de DANFE na SEFAZ: como fazer

É possível fazer a consulta de DANFE na SEFAZ de duas formas: digitando a chave de acesso no Portal da NFe, ou de forma automática em uma plataforma, como a ConexãoNF-e.

Passo a passo da consulta de DANFE no Portal da NFe:

  1. Acesse o Portal da Nota Fiscal eletrônica;
  2. Digite a chave de acesso da nota fiscal;
  3. Resolva o captcha;
  4. Visualize as informações e gere o DANFE.
Portal da Nota Fiscal eletrônica, onde pode ser gerado o DANFE

Passo a passo da consulta de DANFE com ConexãoNF-e:

  1. Acesse seu Portal ConexãoNF-e ou inicie um teste grátis;
  2. Caso seja o primeiro acesso, vincule o certificado digital;
  3. Todas as notas irão aparecer em tela, basta selecionar uma ou várias, e clicar em “baixar DANFE”.
Tela da ConexãoNF-e onde é possível baixar DANFE em lote

Importante saber: a consulta no Portal da Nota Fiscal eletrônica só pode ser feito um documento por vez, ou seja, é preciso repetir o processo para cada DANFE que precisa consultar.

Além disso, se você está buscando DANFE de notas emitidas contra o CNPJ da sua empresa, não adianta gastar tempo, espaço e dinheiro imprimindo e arquivando PDFs em caixas, já que o arquivo válido para fiscalizações é o XML.

Para as empresas, o método mais seguro é usar o software da ConexãoNF-e, já que com ele é possível consultar as notas fiscais recebidas e emitidas, e gerar DANFE sempre que precisar.

Aplicativo para converter XML em DANFE: quais são os riscos?

Você provavelmente já ouviu falar deles: os aplicativos gratuitos de conversão de XML para DANFE (e vice-versa). Assim como seus similares (.docs para .pdf, MP4 para MP3, etc.) é um site em que você joga o arquivo XML e ele retorna um DANFE para baixar.

Porém, é preciso tomar muito cuidado ao utilizar soluções assim, afinal, quando algo é de graça, o produto é você (no caso, seus dados).

O XML contém informações importantes da sua empresa, e por isso é importante garantir a segurança destes dados. Um dos principais riscos com relação à sites duvidosos é com relação a vírus e outros malwares, que podem roubar e danificar dados do computador e do sistema interno da empresa.

Claro, isso não é uma totalidade. Existem também os testes gratuitos de softwares pagos, que são uma forma de experimentar a solução antes de adquirir, e portanto, não se tratam de sites ou aplicativos maliciosos.

O que deve constar no DANFE?

Mulher fazendo a consulta de DANFE

O Manual de Orientação do Contribuinte disponível no site da Receita Federal traz as informações que devem obrigatoriamente constar do documento. Vamos destacar as principais.

Chave de Acesso

A chave de acesso deve ser impressa em onze blocos de quatro dígitos, assim: 9999 9999 9999 9999 9999 9999 9999 9999 9999 9999 9999

Dados do Emitente

Este campo tem as informações de quem emitiu a nota, sendo obrigatórios, no mínimo:

  • nome ou razão social;
  • endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro, município, UF, CEP);
  • telefone.

Esta parte pode conter outras informações e logotipo ou marca da empresa, desde que não prejudiquem a exibição das informações obrigatórias.

Dados do Produto/Serviços

É a tabela com o código dos Produtos/Serviços, descrição e NCM. As seguintes outras informações também são obrigatórias:

  • CST;
  • CFOP;
  • unidade;
  • quantidade;
  • valor Unitário;
  • valor Total;
  • base de Cálculo do ICMS próprio;
  • valor do ICMS próprio;
  • alíquota do ICMS.

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Reservado ao Fisco

Um espaço vazio de preenchimento exclusivo da autoridade tributária.

Quadro do Transportador ("Frete por Conta")

O campo "identificação da Modalidade do Frete" deverá ser preenchido com um código, de acordo com esta especificação:

  • 0 – Emitente;
  • 1 – Dest/Rem;
  • 2 –Terceiros;
  • 9 – Sem frete.

Essa informação facilita o trabalho da fiscalização tributária sobre o transporte da mercadoria.

Quadro “Fatura/Duplicatas”

Este quadro é opcional se a sua empresa não utiliza tais documentos. Ele também pode ser reduzido, desde que contenha todos os dados das TAGs respectivas.

O valor obtido com a eliminação ou redução dele deverá ser acrescido na altura do quadro “Dados dos Produtos/Serviços”. Ambas as alterações poderão ser feitas tanto nos formatos retrato (vertical) quanto paisagem (horizontal).

Quadro “Cálculo do ISSQN”

O emitente pode suprimir este campo, se for o caso, aplicando os seguintes ajustes:

  • aumentar a altura do quadro “Dados dos Produtos/Serviços” no mesmo valor da redução obtida com a eliminação dos campos do bloco de ISSQN;
  • aumentar a altura do campo “Informações Complementares” e do quadro “Reservado ao Fisco”, também no mesmo valor.

Verso do DANFE

Até 50% do verso de qualquer folha do DANFE pode ser utilizado para continuação dos dados do quadro “Dados dos Produtos/Serviços”, do campo “Informações Complementares” ou para uma combinação dos dois.

O restante do verso deve ser deixado sem qualquer tipo de impressão.

Elementos adicionais

O Manual de Padrões permite a impressão de itens como logomarcas da empresa, dados da transportadora e outros elementos, desde que não interfiram na visualização das informações obrigatórias.

Papel e tipografia do DANFE

O DANFE pode ser impresso em papel comum, exceto papel jornal, de tamanho mínimo A4 (210 x 297 mm) e máximo Ofício II (230  x  330 mm). O Manual de Orientação do Contribuinte ressalta na página 141 que o importante é garantir o contraste para a leitura do código de barras.

As regras da Receita deixam claro que "os caracteres deverão estar impressos na fonte Times New Roman ou na fonte Courier New". Além disso, a impressão dos dados variáveis feitas por impressoras matriciais e de linha devem estar entre 10 e 17 CPP (caracteres por polegada).

Conclusão

Homem segurando um DANFE impresso

O DANFE não é apenas um documento obrigatório em muitos casos, mas bastante útil, por isso, é preciso saber distinguir bem a diferença entre o Documento Auxiliar de Nota Fiscal e o XML, para armazenar os dados de forma correta e sem riscos.

Os setores contábil, financeiro e de estoque de uma empresa podem usar suas informações para melhorar a gestão da empresa e tomar decisões melhores a respeito de compras, preços, clientes, fornecedores, transportadores, fluxos de caixa e muito mais.

Aproveite a visita ao blog e confira também como consultar DANFE sem chave de acesso!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e