A burocracia envolvida nas questões contábeis e tributárias no Brasil é bastante complexa e é muito provável que você já tenha passado por algum tipo de situação em que tal dificuldade foi percebida. É nesse cenário que surge um novo ramo no setor: a contabilidade estratégica.

Banner sobre a ConexãoNF-e para escritórios contábeis, clique para testar grátis

Para entender melhor sobre como ela pode ajudar no sucesso da sua empresa, confira as 7 maiores vantagens que a aplicação desse conceito traz!

O que é contabilidade estratégica

A contabilidade estratégica é o setor contábil ativo dentro da empresa, interferindo de forma positiva nos processos de gestão do negócio, compartilhando seu conhecimento com todos os setores e promovendo melhoria de todo o ambiente empresarial.

Ela permite ter um bom controle dos processos contábeis, o que se torna fundamental para evitar maiores problemas relacionados à burocracia, além de trazer mais organização, lucratividade e desenvolvimento para as empresas em geral.

É possível implementá-la tanto dentro da organização, quando existe um setor contábil fixo na empresa, quanto de fora para dentro, nos casos em que a empresa é atendida por um escritório contábil terceirizado e BPO financeiro. Neste sentido, todo contador pode ser estratégico, o que qualifica à ele um diferencial.

Qual o objetivo da contabilidade estratégica?

O objetivo da contabilidade estratégica é adicionar processos de gestão empresarial para melhorar o controle de todos os departamentos da empresa em questão, destacando-a no mercado por meio de seu desenvolvimento.

Para tanto, ela influencia nos planos econômicos da organização, nos processos de cada etapa de planejamento, na comunicação entre todos os setores da organização etc.

De forma resumida, a contabilidade estratégica busca um maior alinhamento entre os diversos departamentos da empresa, tornando, assim, mais fácil alcançar as metas de forma cada vez mais eficiente. Mas, afinal, quais são os benefícios reais que esse ramo traz aos negócios? Confira a seguir!

Leia também: Entenda o conceito da contabilidade gerencial e suas ferramentas

Quais são as vantagens da contabilidade estratégica?

1. Comunicação entre os setores

Possuir um sistema de gestão integrado ou ERP pode até unificar os dados, mas não é garantia que a troca de informações entre as equipes seja fluida e ágil.

O princípio da contabilidade estratégica é permitir a comunicação entre os diversos setores da companhia, agregando de forma relevante nas análises do negócio. A busca por melhores resultados por meio desse conceito parte de informações precisas e detalhadas sobre o funcionamento da empresa.

Quanto maior a noção a respeito dos objetivos de cada setor, mais fáceis se tornam as tomadas de decisão.

2. Acompanhamento dos resultados

Um contador estratégico não fica só no planejamento, mas também ajuda em todas as partes da gestão de projetos, estando presente na implementação e no acompanhamento dos resultados.

Quanto mais cedo se souber a respeito dos bons e maus resultados de determinada ação, mais fácil se torna excluir problemas ou replicar vantagens.

Além disso, a expertise nas áreas contábil e fiscal é muito importante na criação de cenários, e exatidão para distinguir sobre o que é realizável e o que pode ser considerado uma ação fraudulenta.

Leia também: Gestão por resultados.

3. Visão ampla do negócio

Como a contabilidade estratégica busca maior comunicação entre os diversos setores da organização, sua aplicação permite um conhecimento amplo sobre o fluxo de caixa, capital a ser investido, segmentos de mercado em potencial, além de outros processos em andamento na empresa.

Portanto, ela se mostra fundamental nesse sentido. Além de impulsionar metas em conjunto com todos os setores da companhia, uma visão ampla do negócio proporciona análise precisa e real das atividades e dados financeiros, de forma que os objetivos em longo prazo sejam mais facilmente alcançados.

4. Melhor gestão financeira

Contadores estratégicos ajudam na redução de gastos, lançando mão de um diagnóstico de despesas e análise de possíveis desperdícios. O foco deixa de ser apenas os gastos em geral e passa a considerar, também, fatores externos, como a inflação.

Além dos gastos, a contabilidade estratégica se utiliza de informações sobre a tesouraria, cruzando dados e informações úteis sobre receitas e despesas, bem como captação de investimentos ou recursos. Dessa forma, existe uma relação direta entre os setores financeiro, administrativo e de vendas, por exemplo.

5. Suporte para tomada de decisões

O ato da tomada de decisões nem sempre é simples e qualquer engano pode trazer as mais variadas consequências. A contabilidade passa, então, a ser uma aliada nesse processo.

Com a amplitude das informações obtidas, é possível que a gestão desenvolva planos de maneira mais efetiva e racional munindo-se de parâmetros específicos. Dessa forma, os gestores se sentirão mais seguros ao agir, pois conhecerão as necessidades reais da empresa e o que fazer para fugir de infortúnios.

Faz-se importante, ainda, traçar objetivos claros e específicos para que se defina os caminhos a serem seguidos. Somente assim o gestor será capaz de lançar mão corretamente das ferramentas disponíveis para atingir as metas.

6. Vantagem competitiva

Para se destacar no mercado, é importante conhecer a concorrência a fim de estabelecer ações que visam superá-la. A contabilidade estratégica ajuda sua empresa a identificar seus pontos fracos e criar caminhos para vencê-los.

Com o devido planejamento, pode-se conquistar a preferência dos clientes bem como otimizar o crescimento da empresa como um todo.

Nesse ponto, é importante lembrar que o método influencia, inclusive, na precificação. Com as informações de contabilidade interligadas a outros setores, as empresas estão cada vez mais capazes de competir com mercados mais avançados tecnologicamente e que detêm melhores isenções fiscais.

7. Expansão do negócio

Como mencionamos, o gerenciamento do cenário competitivo pode resultar no crescimento da empresa. A execução correta de coleta, o registro e a análise de informações buscados pela contabilidade estratégica levam a um bom funcionamento e desenvolvimento das atividades empresariais.

Munida de tais dados, a empresa consegue manter a competitividade, bater as metas e conseguir novos clientes. O crescimento, portanto, se dá de forma natural e eficiente.

Como implementar a contabilidade estratégica?

Conhecendo as vantagens que o conceito pode agregar ao seu negócio, passemos às formas de empregar esse conceito de maneira efetiva.

Tratando-se de um conceito que traz processos inovadores à empresa, deve-se investir na formação do pessoal, para que ele comece a fazer parte do dia a dia de cada um. Pelo mesmo motivo, pode ser necessário reestruturar a organização para poder receber a nova metodologia, de forma que seja possível aplicar as novas práticas envolvidas.

Além disso, deve-se considerar o uso de ferramentas tecnológicas que podem ser úteis para a comunicação interna para integrar todos os setores do empreendimento.

Outra forma de começar a implantar a contabilidade estratégica é por meio da gestão estratégica de pessoas, que é fundamental para atingir as metas da organização. Com ela, o Recursos Humanos pode criar projetos de contratação, custos, encargos e redução de riscos trabalhistas, por exemplo.

Ações de incentivo por meio de bonificações, aumento salarial, planos de carreira e promoções são formas de aumentar a satisfação dos colaboradores, levando a uma maior produtividade na empresa.

A contabilidade é um setor que está intimamente ligado ao desempenho da empresa e, com essas informações, você pode perceber que suas funções vão além do entendimento das leis e da verificação de riscos referentes a impostos, taxas e tarifas. Ela também representa um importante papel na organização e no gerenciamento da empresa como um todo.

Agora que você já sabe as vantagens que este conceito pode agregar à organização, aprofunde os seus conhecimentos e saiba como fazer o balanço patrimonial de sua empresa!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e