Aquela frase clássica, segundo a qual, os funcionários são o maior bem de qualquer empresa nunca fez tanto sentido. Por mais bonito que seja o prédio e melhor que seja a infraestrutura de uma organização, ela não se sustenta sem seu capital humano. Logo, a tarefa de motivar funcionários deve se tornar um hábito.

Mas aí surgem várias dúvidas sobre a verdadeira efetividade desse processo motivacional. Afinal, há muitas formas de se fazer isso. Então, quais seriam as maneiras mais eficazes de se motivar um funcionário?

Continue a leitura e saiba, de vez, como motivar sua equipe e manter a empresa alinhada com o sucesso!

Incentive atividades de interação fora da empresa

As pessoas trabalham melhor e produzem mais quando se tornam mais próximas dos colegas de trabalho. Isso não significa que todos se tornarão grandes amigos, embora isso seja possível. Mas ao passo que se conhecem e se identificam, as pessoas se sentem mais à vontade. Com isso, o ambiente de trabalho se torna um lugar agradável e acolhedor, pois cada funcionário sabe quem vai encontrar.

Uma das maneiras mais divertidas de promover essa interação é por meio da realização de happy hours. Para que o evento realmente cause o efeito esperado, é recomendável deixá-lo regular. Assim, vale a pena reservar um dia da semana para o encontro. Evidentemente, a frequência também pode ser quinzenal ou mensal.

Estimule os colaboradores a desenvolver treinamentos

Neste caso, o interessante é investir em treinamentos concedidos por colaboradores da própria empresa. Além de contribuir para a interatividade entre departamentos, essa estratégia também é vantajosa por valorizar cada “funcionário/professor”. Ao ser escolhido para apresentar uma palestra, por exemplo, sobre uma dada especialidade, o funcionário se sentirá muito mais prestigiado e motivado.

Vale ainda citar os benefícios práticos obtidos pela empresa mediante a realização de treinamentos constantes. Com isso, as equipes sempre estarão alinhadas às metas e aos objetivos da empresa. Afinal, a busca pela excelência deve ser premissa de qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Tenha uma sala reservada ao descanso

A existência de uma sala reservada ao descanso já é prática em grandes corporações ao redor do mundo. E por que não adotar a mesma ideia na sua empresa? Não é preciso ter em mãos uma multinacional para demonstrar consideração e preocupação com os funcionários.

Ao perceber que a empresa possui um local dedicado a alguns momentos de relaxamento, o funcionário a enxergará com outros olhos. E nem é preciso luxo. Desde que o espaço tenha alguns sofás e pufs confortáveis, ele já cumprirá seu propósito. Uma decoração agradável e clean também será muito bem-vinda.

Pense na possibilidade de introduzir o home office

O home office já é uma realidade e, com o passar do tempo, a tendência é que a prática fique bem mais comum. Os gestores não precisam alimentar dúvidas a respeito da manutenção ou ampliação da produtividade do funcionário que trabalha pelo modelo home office. Atualmente, é perfeitamente possível controlar isso por meio de determinados programas.

Na prática, é notável que o colaborador que trabalha alguns dias da semana na sua própria residência se sente mais disposto. Como consequência, a medida também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Em outras palavras: o funcionário se sente mais motivado e menos vulnerável a sofrer um processo de estafa mental.

Leia também: Como manter a rotina fiscal eficiente, mesmo em Home Office?

Valorize a opinião dos funcionários

Outra forma eficaz de aumentar a motivação dos funcionários consiste em valorizar o que eles têm a dizer. Isso significa que a participação em reuniões deliberativas deve ser constante e contínua. Ao perceber que os chefes lhe dão ouvidos, o colaborador se transforma em uma importante engrenagem de todo aquele processo.

Além disso, os funcionários que estão nas linhas de frente da empresa são as pessoas mais indicadas para apontar os problemas cotidianos. Por meio desse tipo de depoimento, os gestores terão uma visão mais clara do andamento do negócio. Então, essa participação mais ampla ajuda a evitar tomadas de decisão equivocadas.

Esses espaços também são ótimos para que os funcionários exponham ideias relacionadas a possíveis melhorias. Enquanto o colaborador é prestigiado por ver sua ideia ganhar vida, a empresa recebe em troca um trabalhador mais dedicado e feliz onde está.

Invista na automatização de processos

O trabalho puramente operacional já é coisa do passado. Em plena era da informação, todos nós vivenciamos uma verdadeira revolução tecnológica — ainda em andamento. A depender do setor de atuação, as empresas podem realizar diversas melhorias tecnológicas, como introduzir dispositivos eletrônicos, aplicativos ou máquinas computadorizadas.

Todos esses mecanismos visam não só aumentar a capacidade produtiva de cada funcionário, mas igualmente aprimorar a qualidade das tarefas. Ao mesmo tempo em que ficam mais rápidos, os procedimentos também se tornam menos cansativos para o funcionário.

Dessa forma, o investimento em tecnologia deve ser algo permanente em qualquer organização. A manutenção de máquinas e aparelhos antiquados só deixa os funcionários mais cansados e desmotivados. Como primeira consequência, a produtividade e qualidade do trabalho caem. Em seguida, a empresa começa a perder clientes, amargar prejuízos, etc.

Ofereça um programa de bem-estar

A empresa também precisa proporcionar ambientes destinados a desenvolver o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Isso pode ser feito por meio da adoção de um programa composto de sessões de ioga, massagens terapêuticas e acupuntura, por exemplo.

Essas atividades promovem um bem-estar geral, diminuindo a probabilidade de eventos associados a lesões musculares, problemas psicológicos, estresse, etc. Na prática, a empresa pode reservar dias e horários específicos para a realização dessas sessões.

Vale também destacar a ginástica laboral, que também está aliada a essa prevenção de problemas físicos. Esse tipo de ginástica pode ser conduzido em alguns dias da semana. O método é bem eficaz para equipes que passam muitas horas na frente de um computador, digitando o tempo todo.

Para que o ato de motivar funcionários vire um hábito, os gestores devem seguir essas dicas e aplicá-las regularmente. Desde que sejam observadas as particularidades do negócio, basta implantar as mudanças necessárias. Com isso, será possível desenvolver uma cultura organizacional harmônica e benéfica, tanto para os funcionários como para a empresa!

Não deixe de manter seus amigos bem informados sobre as melhores práticas de gestão empresarial! Compartilhe essas preciosas dicas nas redes sociais!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e