Softwares de contabilidade servem para os profissionais da área como recursos para tornar as suas rotinas mais ágeis. Elas podem dar suporte na execução de tarefas que exigem a realização de cálculos e o cotejo de dados e datas, além de conferência fiscal. Assim, ajudam contadores a garantir precisão em seus relatórios e balanços.

Preparamos este artigo para você conhecer mais sobre as funcionalidades de algumas ferramentas disponibilizadas para escritórios contábeis, além dos aspectos que deve ter em mente na hora de contratar um software. Acompanhe!

Atividades desempenhadas por softwares de contabilidade

As principais ferramentas de contabilidade são ambientadas online, de forma que podem se atualizar de forma constante sobre novas mudanças de regras fiscais ou desenvolvimento da tecnologia.

Assim, podemos apontar com mais assertividade que tipos de atividades podem ser desempenhadas por algumas ferramentas, considerando que elas se aplicam às rotinas de escritórios contábeis. Confira:

  • recebimento e controle de notas fiscais eletrônicas;
  • apuração de impostos e encargos;
  • realização de parte da escrituração;
  • fornecimento de insights para tomada de decisão;
  • apoio às atividades de consultoria contábil;
  • integração com outras ferramentas e sistemas.

Com tantos processos relevantes, a escolha de softwares adequados pode se tornar complexa quando não se tem informação suficiente. Afinal, ferramentas desse tipo exercem enorme impacto nas atividades da empresa. Implementá-las significa percorrer um caminho cuja volta pode ser penosa demais.

Imagine o tempo, os recursos e a energia desperdiçados para descobrir só depois que o software não serve? É por isso que a decisão precisa ser pautada em critérios sólidos. Alguns dos mais importantes você conhecerá a partir de agora.

Aspectos a serem considerados na hora da escolha

Antes de escolher quais softwares ajudarão o escritório contábil, é preciso entender quais são as dificuldades atuais e o que ele precisa para se organizar melhor. Afinal, existem diversas ferramentas com funcionalidades e custos diferentes, não adianta pagar uma ferramenta sem estudar seu caso antes, e ela acabar não agregando ao seu ambiente.

Nos casos em que tudo parece caminhar mal, ajuda bastante elencar as demandas por ordem de prioridade. Portanto, o ideal é definir quais são os desafios mais urgentes até chegar àquele problema que acontece com menos frequência.

A recorrência do problema em si já é um critério. Por exemplo, pode ser que sua contabilidade esteja com dificuldades para receber os arquivos XML ou reunir essas informações em apenas um local, para efetuar o Balanço Patrimonial de seus clientes.

Identificar as suas demandas, portanto, é parte do seu dever de casa. Assim, será possível especificar os obstáculos a serem superados pela sua próxima ferramenta contábil. Mas não para por aí.

Vantagens de contar com softwares especializados

Após identificar o que você precisa, é ideal saber quais são os benefícios que os softwares que você procura disponibilizam. Além disso, as tecnologias presentes no mercado e a automatização de processos contábeis já apresentam vantagens em relação ao modo tradicional de lidar com questões burocráticas e que demandam muito tempo.

A contabilidade digital é estratégica porque é capaz de automatizar processos repetitivos. Ora, se a sua empresa está com problemas justamente por não contar com ferramentas de automação, significa que ocupa pessoas nesse tipo de tarefa, certo?

Portanto, ao liberar profissionais que antes se dedicavam a conferir no olho a correção de documentos e processos contábeis, espera-se que eles ganhem tempo livre. E isso, nos negócios, equivale a mais produtividade.

O escritório contábil pode aumentar ainda mais sua cartela de clientes sem aumento de equipe ou sobrecarga para os contadores, e ainda, com serviço de qualidade e que agregam mais valor ao seu escritório em relação à concorrência.

Com diferentes softwares que atendam suas demandas e que se integrem entre si, é possível obter todas estas vantagens e ainda outras específicas, de acordo com sua necessidade.

Alguns softwares para escritórios contábeis

Preparamos para você uma lista de diferentes softwares que podem ajudar seu escritório contábil em vários aspectos. Veja agora quais ferramentas mais se adequam ao seu negócio.

ConexãoNF-e

E se o seu negócio contasse com uma solução que permitisse a baixa automática dos documentos fiscais do seu cliente direto da Sefaz?

Essa é uma função que o ConexãoNF-e traz para a sua empresa. Afinal, uma coisa é depender dos clientes para ter as notas e fazer a gestão contábil no final do mês; outra é contar com um software que vai direto ao ponto, traz garantia das informações e elimina o risco de faltar algum documento.

É a melhor ferramenta do mercado para fazer a gestão das notas fiscais emitidas contra o CNPJ, tendo várias funções para administrar NF-es, NFC-es e CT-es, possibilitando fazer manifesto do destinatário, armazenamento em nuvem com backup automático, retirando relatórios de fechamento para apuração de impostos e obtendo o XML dos documentos prontos para serem importados para outros sistemas contábeis ou ERPs.

Conta Azul

O software da Conta Azul é um dos mais populares ERPs online do mercado por ser, de fato, bastante completo. Integração ao sistema de vendas, emissão de notas, controle de fluxo de caixa e muitas outras funções fazem parte do seu dashboard.

Domínio Sistemas

Ferramenta de contabilidade digital por excelência, o Domínio Web permite acessar o banco de dados contábil online. Trata-se de uma solução baseada na nuvem; portanto, segura e acessível remotamente de qualquer lugar.

G-Click

O slogan do G-Click é: "feito por contadores para contadores". Sendo assim, essa é uma ferramenta contábil extremamente fácil de configurar.

Conta com diversos serviços para contabilidades, como acompanhamento da contabilização, controle de obrigações, envio de declarações, atividades pré-definidas para propostas comerciais e outras solicitações avulsas, entre outros.

Nuubes

Profissionais de contabilidade sabem melhor do que qualquer um que há compromissos que são recorrentes e exigem respeito aos prazos. Pensando nisso, o Nuubes foi projetado como um sistema que permite a calendarização de tarefas recorrentes sobre Gare, Darf e boletos, além da possibilidade de organizar arquivos de acordo com seus respectivos assuntos.

MasterDoc

Essa ferramenta dispõe de guarda de documentos de gestão contábil online. Com o MasterDoc, você não só consegue entregar documentos online de forma automática, como pode rastreá-los e saber se foram visualizados.

Infogram

Já na parte da gestão e análise de resultados, o Infogram é uma ferramenta muito útil. Como destaque, ele oferece gráficos e relatórios visualmente atraentes o que, convenhamos, facilita bastante a tarefas de analisá-los, certo?

Trata-se de uma solução bastante abrangente e pode ser utilizada não só pela contabilidade, como por profissionais de marketing e entidades sem fins lucrativos. Vale a pena testar, até porque na versão gratuita são oferecidos mais de 30 tipos de gráficos interativos.

QUIZ-contabilidade-no-futuro

Neste artigo você conheceu algumas ferramentas de contabilidade que podem auxiliar suas tarefas cotidianas como contador ou gestor contábil. Quer saber ainda mais sobre o assunto? Não deixe de conferir sobre como evitar gargalos na contabilidade!


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e