O CTe é o Conhecimento de Transporte Eletrônico, um documento fundamental para regularizar as atividades de transporte em uma empresa, abrangendo todos os seus modais.

Para acessar esse documento são necessários determinados procedimentos, os quais, se realizados manualmente, consomem tempo e podem levar os empreendedores a enfrentar dificuldades na consulta.

Isso ocorre, principalmente, devido à natureza burocrática e à baixa eficiência do sistema da SEFAZ nessa função.

Se a sua necessidade é fazer a consulta de CTe completo por meio do portal da SEFAZ, neste post você encontrará um guia passo a passo. Além disso, apresentaremos uma solução digital totalmente automatizada que permite consultar e armazenar esses dados tão importantes com total segurança da informação.

Confira agora mesmo uma comparação entre os dois métodos e compreenda por que é muito vantajoso automatizar essa operação em sua empresa.

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Passo a passo: como consultar CTe completo

O padrão para a consulta CTe completo é por meio do Portal Nacional do CTe. Segue um detalhamento de como pesquisar no Portal da SEFAZ:

  • Passo 1: acesse o Portal Nacional do CTe;
  • Passo 2: acesse o serviço “Consultar CTe”;
  • Passo 3: digite a chave de acesso de 44 dígitos do CTe e conclua a verificação do captcha;
  • Passo 4: as informações do CTe irão aparecer em tela, e para baixar o documento completo é necessário inserir o certificado digital.

Como visto, há quatro etapas para consultar o CTe no portal da SEFAZ, e cada consulta deve ser realizada individualmente.

Como alternativa você pode consultar CTe completo na plataforma da ConexãoNF-e de forma automática. Basta vincular o certificado digital apenas uma vez, e a solução começa a capturar e trazer os CTes para consulta e download.

Como baixar CTe emitido para meu CNPJ?

É possível baixar o CTe pelo site da SEFAZ. No entanto, para ter controle total sobre todos os documentos emitidos contra o CNPJ da empresa, é preciso usar um software como o da ConexãoNF-e, que faz esse monitoramento na SEFAZ.

Com o ConexãoNF-e, você consulta facilmente todos os documentos fiscais e baixa os XMLs com segurança jurídica em apenas 10 segundos. Além disso, o processo de tratamento de divergências é integrado em tempo real com o Governo.

Como automatizar a consulta de CTe de forma segura?

A ConexãoNF-e é uma plataforma automatizada que agiliza consultar CTe, NFe e NFSe, aumentando a eficiência do processo e garantindo total proteção dos dados. Para fazer essa consulta basta seguir os seguintes passos:

  • Faça login na sua conta ConexãoNF-e;
  • Navegue até a guia "CTe Recebidos" na seção "Consulta";
  • Todos os CTes emitidos para sua empresa serão exibidos em ordem cronológica;
  • Para visualizar os detalhes de um documento específico, clique no número correspondente.

Tela de consulta e gestão de CTe:

Como consultar CTe

Detalhes do conhecimento de transporte ao clicar no número do documento:

Tela de detalhes do CTe na plataforma ConexãoNF-e

Essa abordagem é bem mais rápida em comparação com o portal da SEFAZ, pois elimina a necessidade de inserir manualmente as chaves de acesso uma a uma.

Em 10 segundos você consulta todos os documentos fiscais e baixa os XMLs para ter segurança jurídica, por isso a plataforma de gestão de XML da ConexãoNF-e é a solução ideal para sua empresa.

Ainda não utiliza ConexãoNF-e? Comece um teste grátis agora mesmo:

Como consultar XML de CTe: dúvidas frequentes

Quando se trata de capturar e armazenar CTe, surgem inúmeras dúvidas. Confira, a seguir, as principais preocupações e como resolvê-las:

Por quanto tempo é possível consultar CTe na SEFAZ?

A consulta do CT-e completo pode ser realizada durante aproximadamente 180 dias após seu recebimento pela SEFAZ.

O que é importante você saber é que esse documento é disponibilizado apenas durante esse período para consulta e download, mas o armazenamento deve ser feito pelo emitente e pelo destinatário.

Como corrigir erros no CT-e?

Caso ocorram erros durante o processo de emissão, há algumas medidas possíveis a serem tomadas. A mais comum delas é o cancelamento do CTe, que deve ser feito antes do início do serviço de transporte.

Agora, se o erro for de valor inferior ao correto, é possível gerar um CTe complementar que explique as divergências. A SEFAZ adicionará as informações complementares e o documento procederá normalmente.

Erros não proibidos por lei podem ser corrigidos por meio de Carta de Correção Eletrônica (CCe). É imprescindível que o CCe inclua uma assinatura digital.

É obrigatório possuir um certificado digital?

Sim, a utilização de certificado digital é obrigatória no acesso tanto para CTes como NFes. Sem ele não é possível obter o XML. A sua exigência é prevista no Ajuste Sinief 09/2007, que determina que o acesso exclusivo ao CTe completo é concedido apenas aos envolvidos na operação comercial.

O objetivo principal é aumentar a segurança operacional e proteger os dados confidenciais das organizações envolvidas. Para os empreendedores que já utilizam um certificado digital, houve mudanças práticas mínimas em suas operações.

Posso consultar e baixar CTe em lote?

O Portal Nacional do CTe não disponibiliza a função de download em lote, é preciso baixar uma por uma. Se essa é a sua necessidade, será necessário utilizar um software como o da ConexãoNF-e, que permite tanto a consulta como baixar XML em lote.

Como a ConexãoNF-e pode ajudar a sua empresa

A ConexãoNF-e é uma empresa especializada em soluções digitais que visa agilizar a captura e armazenamento de documentos fiscais como CTe, NFe e NFSe, integrando-os perfeitamente com ERPs e sistemas contábeis.

Nossa solução é capaz de automatizar o recebimento desses documentos cruciais para as operações do seu negócio, extraindo os dados diretamente da SEFAZ e de mais de 5.000 prefeituras.

O resultado? Economia de um tempo valioso ao superar processos burocráticos, o que garante o cumprimento de suas obrigações legais e dá a liberdade de focar no que realmente importa: o desenvolvimento do seu negócio.

A solução da ConexãoNF-e engloba:

  1. Captura e consulta de NFe, NFSe, CTe e CTe OS;
  2. Arquivamento dos XMLs recebidos e emitidos;
  3. Download em lote de XML, DANFE e DACTE;
  4. Manifesto do destinatário e desacordo do CTe;
  5. Importação automática de documentos para o seu ERP e sistemas de contabilidade; e muito mais.

Conclusão

Ficou claro que consultar o CTe é importante, porém, no dia a dia, sobra pouco tempo para ir atrás dessas e outras burocracias fiscais.

Justamente por isso que automatizar o processo de consulta e armazenagem do CTe e outros documentos fiscais vai ser uma mão na roda para otimizar o seu tempo.

Portanto, conheça as soluções fiscais da ConexãoNF-e e ganhe tempo para focar no que importa, sem perder a segurança do armazenamento de seus documentos!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e