Se você está aqui, certamente já sabe que precisa automatizar seus processos com notas fiscais, não é? No mercado existem alguns softwares que realizam este trabalho, um dos mais completos é o da ConexãoNF-e.
Neste artigo vamos mostrar para você os diferenciais da ConexãoNF-e frente a outros softwares, passo a passo de como é o fluxo de documentos fiscais eletrônicos na plataforma ConexãoNF-e e tirar suas principais dúvidas sobre a solução. Acompanhe!
Diferenciais da ConexãoNF-e sobre as outras soluções do mercado
Ao escolher um software de gestão de documentos fiscais, é preciso estar atento a todos os detalhes para escolher o que é melhor na sua empresa. Alguns pontos importantes na avaliação são:
Facilidade e intuitividade
Um bom design é feito para solucionar problemas, e não criá-los. Um software complexo e difícil de lidar pode ser uma complicação na hora de treinar funcionários e até usar a ferramenta no dia a dia. Um exemplo prático são aqueles sistemas com "100" funções, mas que você só acaba usando 2 ou 3, por não entender o restante.
O software da ConexãoNF-e é um dos mais completos atualmente, portanto, engloba sim diversas funções. Contudo, ele foi estudado e desenvolvido para atender necessidades, ou seja, todas as soluções foram pensadas para serem intuitivas e de fato relevantes na rotina. Além disso, com planos flexíveis você tem autonomia para saber o que precisa ou não.
Custo-benefício
Quem nunca comprou algo por que na etiqueta parecia melhor, mas não leu as letras miúdas e acabou levando algo inferior ao esperado? Isso também acontece no mundo dos softwares!
Na ConexãoNF-e você pode testar tudo gratuitamente, para saber o que faz sentido para sua empresa, e na hora de fechar o contrato, nossos especialistas vão entrar em contato para saber qual plano é o ideal, sem enrolação e com transparência.
Leve em consideração também o crescimento da sua empresa, afinal, é um objetivo em comum de todos os negócios. Quanto maior a empresa, maior o volume de documentos fiscais. E quanto custa comprar um pacote adicional de XMLs? Um CNPJ a mais para ser consultado? Colocando tudo na ponta do lápis, você irá entender porque 8.000 organizações escolheram a ConexãoNF-e.
Versatilidade e inovação
Já existem na ConexãoNF-e várias funções para facilitar a rotina fiscal (que você verá mais à frente), e o recurso de Importação de XML no ERP, o que torna a solução muito completa e eficaz, por ser 2 em 1.
Para grandes ERPs do mercado, a automatização tem um nível ainda maior, pois a integração nativa permite que parte do software (o Importador de XML) funcione dentro do ERP, com funções muito além de uma simples API.
Por fim, o time de desenvolvimento de produto da ConexãoNF-e não para: através de feedbacks de clientes são desenvolvidas com frequência novas soluções que automatizam a rotina fiscal e contábil.
Fluxo completo de documentos fiscais na ConexãoNF-e
A ConexãoNF-e faz a gestão automatizada de NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e e CT-e OS, portanto, como exemplo vamos mostrar o fluxo de uma nota fiscal dentro do sistema, porém, você pode fazer um teste gratuito do sistema para entender como funciona aos outros documentos recebidos (o processo é quase o mesmo).
Quanto à NF-e e NFC-e emitidas pela sua empresa, o procedimento é um pouco diferente, pois a ConexãoNF-e não faz a emissão, então converse com um especialista para entender melhor este caso.
Sem mais demora, acompanhe o passo a passo:
1. Recebimento da nota fiscal
Se você um dia já se preocupou em pegar a chave de acesso e procurar na SEFAZ, saiba que isso não é mais necessário com ConexãoNF-e.
Todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ ou CPF são capturadas direto da SEFAZ, ou seja, validadas. Isso é muito importante para a prevenção de erros ou fraudes, pois você saberá sempre que alguém emitir uma nota contra a sua empresa.
2. Armazenamento em nuvem
Todos os documentos recebidos e emitidos ficam armazenados em nuvem, por no mínimo 5 anos, conforme a lei. Dentro deste período, você pode consultar e baixar XML e PDF sempre que quiser. Além disso, é possível acompanhar o status das notas na SEFAZ em tempo real.
3. Manifesto do destinatário em NF-e (ou Desacordo de CT-e)
Ao receber um documento, automaticamente o sistema faz o manifesto de ciência da emissão, para que você possa ver os detalhes da nota. A partir disso, você consegue realizar qualquer outro manifesto do destinatário (inclusive em lote), informando se:
- a transação foi feita;
- não recebeu a mercadoria; ou
- nunca fez aquela compra.
Para saber mais sobre o Manifesto do Destinatário clique aqui. Fazemos também a Prestação de Serviço em Desacordo no CT-e.
4. Fechamento de mês
Com todas as notas centralizadas, fechar o mês fica fácil. Você pode baixar XML em lote sempre que precisar, e também gerar relatórios personalizados que ajudam na apuração de impostos.
5. Outras funções que podem ser necessárias
Nem sempre o seu mês fiscal sai perfeito, e às vezes é preciso fazer alguns ajustes por conta dessas exceções. Por isso, na ConexãoNF-e você conta com funções extras como:
- Filtros inteligentes para encontrar as notas;
- Marcadores personalizados;
- Ações em lote (baixar XML, DANFE ou DACTE, e realizar manifesto do destinatário ou desacordo do CT-e);
- Monitoramento de e-mails;
- Diferentes níveis de relatórios.
Processo ilustrado: Portal de Gestão de XML
Por enquanto, você viu como funciona a gestão de notas no Portal Cloud da ConexãoNF-e. Antes de prosseguir até o lançamento no ERP, confira o fluxo simples do documento até você:
6. Importação de XML no ERP
Para entender o processo de Importação da nota fiscal no ERP, vamos usar como exemplo o ERP Protheus, utilizado por grande parte de nossos clientes. Porém, se você utiliza outro ERP, é imprescindível entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.
Primeiro, é preciso configurar uma pasta dentro do servidor da sua empresa, que será um integrador entre software e ERP. O Portal Cloud irá enviar seus XMLs de forma automatizada para essa pasta.
7. Recebimento dos documentos no ERP
Dentro do ERP, a solução da ConexãoNF-e implantada em conjunto com nossos especialistas fará a captura dos XMLs de forma automatizada, de dentro da pasta integradora.
8. Organização
A tela de recebimento do ERP é intuitiva e conta com a separação entre os tipos de documentos fiscais. Nela, você terá acesso à todas as notas que ainda não foram lançadas, e uma legenda informando o status da nota.
Qualquer imprevisto pode ser resolvido em tela, ou seja, não precisará ficar voltando às abas do ERP e perder tempo com processos.
9. Informações da nota e validações de segurança
Uma vez selecionada para lançar, você terá a maioria das informações do XML já preenchidas, sendo necessário apenas vincular com os dados de fornecedor do seu ERP (lembre-se: para cadastrar um novo fornecedor ou produto, não é preciso parar o processo).
Uma vez pronta para lançar, é necessário fazer apenas algumas validações de segurança se forem encontradas divergências entre XML e ERP, e pronto: o documento foi lançado.
10. Outras funções do Importador de XML
Assim como no Portal Cloud, o Importador de XML possui algumas funções extras, como:
- Lançamento como pré-nota ou classificado;
- Importação de Carta de Correção eletrônica;
- Associação facilitada entre NFe e CTe;
- Alerta quando um documento é lançado ou cancelado;
- Vinculação entre XML e pedido de compras.
Processo ilustrado: Gestão completa da Nota Fiscal
Conclusão
O processo quando visto em forma de artigo, pode até parecer um pouco longo, mas tenha em mente que explicamos até as ações automatizadas, portanto, em poucos minutos você faz toda a gestão de vários documentos.
Agora que você já conhece o fluxo completo de documentos fiscais no ConexãoNF-e na teoria, aproveite um teste gratuito e sem compromisso para ver na prática como irá funcionar na sua empresa!