
A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFCe) já é realidade em quase todos os estados brasileiros. Porém, ainda hoje existe a dificuldade por parte das empresas em consultar a NFCe emitida, principalmente quando o processo de armazenamento falha.
No artigo de hoje você verá um tutorial de como e onde consultar NFCe emitida pela sua empresa, contato das principais SEFAZ para consulta manual, e quais são os melhores meios para armazenar o documento, inclusive de forma automática. Confira!
Por que é importante armazenar a NFCe?
A NFCe é um documento fiscal que comprova a compra de mercadorias. Seu formato de arquivo é em XML, assim como acontece com a NFe, e portanto, a nota fiscal do consumidor eletrônica também precisa ser armazenada conforme a lei.
Por ser um documento emitido pela sua empresa, a melhor forma de guardar e consultar uma NFCe é automatizando os processos, deste modo, assim que a nota for emitida ela será automaticamente armazenada no seu sistema ou software especializado.
Quando o documento entrou em vigor em Santa Catarina, lançamos um eBook especial sobre o assunto, que pode ajudar empresas de todas as regiões. Baixe o ebook agora mesmo, é grátis!
Tutorial: como consultar uma NFCe emitida pela sua empresa de forma manual

1. Acesse o site da SEFAZ do seu estado
Se você não utiliza nenhum meio de armazenamento da NFCe, precisará fazer a consulta na Secretaria da Fazenda. Você pode conferir o site dos estados logo abaixo:
- AC — Acre
- AL — Alagoas
- AP — Amapá
- AM — Amazonas
- BA — Bahia
- CE — Ceará
- DF — Distrito Federal (é necessário efetuar login)
- ES — Espírito Santo
- GO — Goiás
- MA — Maranhão
- MT — Mato Grosso
- MS — Mato Grosso do Sul
- MG — Minas Gerais
- PA — Pará
- PB — Paraíba
- PR — Paraná
- PE — Pernambuco
- PI — Piauí
- RJ — Rio de Janeiro
- RN — Rio Grande do Norte
- RS — Rio Grande do Sul
- RO — Rondônia
- RR — Roraima
- SC — Santa Catarina
- SP — São Paulo
- SE — Sergipe
- TO — Tocantins
O site de algumas regiões pode apresentar instabilidades. Por isso, o mais recomendado é contar com um software de armazenamento como o da ConexãoNF-e, para não depender da disponibilidade da SEFAZ.
2. Preencha os campos necessários
Na grande maioria dos estados, basta digitar a chave de acesso do documento, e resolver um captcha. Porém, há situações como no Distrito Federal, em que é preciso primeiro fazer um cadastro e efetuar login na plataforma, para só então ter acesso ao serviço de consulta.
3. Consulte a NFCe
Depois destes passos, a nota fiscal do consumidor estará disponível para visualização. Alguns estados só permitem o acesso ao documento simplificado, isso acontece porque a SEFAZ entende que como foi você quem emitiu o documento, já deve ter armazenado no momento de emissão.
Como consultar NFCe de forma automatizada
É possível, sim, consultar a NFCe de forma automatizada na sua empresa, sem precisar da chave de acesso e com toda a listagem de notas emitidas em uma única tela. Porém, isso deve ser preparado com antecedência, ou seja, a guarda é feita na hora da emissão.
Um software que faz o armazenamento automatizado de NFCe é o da ConexãoNF-e, veja como funciona o processo:
- a NFCe é emitida pela sua empresa;
- o software da ConexãoNF-e captura a nota do seu sistema emissor ou ERP, via integrador;
- a NFCe será armazenada automaticamente no Portal da ConexãoNF-e, onde ficará disponível para consulta por no mínimo 5 anos, com todas as informações em segurança na nuvem.
Portanto, após contratar ConexãoNF-e e integrar ao seu sistema, basta acessar a solução para ter acesso à todos os documentos de forma centralizada, e ainda poderá gerar relatórios personalizados das notas fiscais de consumidor emitidas.
Mais vantagens de automatizar a rotina fiscal com ConexãoNF-e
Além de fazer a guarda de NFCe, o software da ConexãoNF-e também recebe NFe, NFSe e CTe emitidos contra a sua empresa, direto da SEFAZ e prefeituras, e armazena estes documentos.
Isso proporciona muito mais agilidade e produtividade nos processos fiscais, pois não é preciso depender da consulta manual com chave de acesso, e a tela de documentos recebidos e emitidos é amigável e intuitiva:

Ainda, a solução conta com diversas funcionalidades que garantem uma gestão segura e eficiente de documentos fiscais eletrônicos. No portal é possível:
- Fazer o Manifesto do Destinatário e Desacordo do CTe, inclusive em lote;
- Download XML, DANFE e DACTE, com opção de lote de documentos;
- Gerar relatórios personalizados para apurar impostos;
- Utilizar filtros e marcadores inteligentes, criando um fluxo de gestão;
- Gerenciar diversos usuários e CNPJs em uma só conta;
- Importar XML no ERP automaticamente, até 80% mais rápido.
Ficou interessado na solução? Comece agora mesmo um teste gratuito e sem compromisso. Importante: a solução é conectada à Secretaria da Fazenda, portanto, só funciona com o uso de um Certificado Digital.