Baixar e armazenar as notas fiscais de entrada é muito importante, inclusive para o Produtor Rural, pois o extravio desses documentos podem resultar em multas pesadas.

Sabendo disso, é importante entender como e onde consultar o documento de forma válida e de acordo com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Alguns sites prometem converter de forma rápida um PDF em XML, mas atenção: isso é muito arriscado para o negócio, e o XML gerado pode ser inválido!

Acompanhe o conteúdo e entenda como fazer a consulta e download de NFe pelo CPF de forma rápida e segura, para ficar livre de preocupações com o Fisco.

Consulta de NFe pelo CPF na SEFAZ

Existem dois métodos para abrir uma nota fiscal pelo CPF de acordo com os parâmetros da SEFAZ: a consulta manual com chave de acesso, ou a consulta automatizada com um software como o ConexãoNF-e.

Como consultar nota fiscal com CPF de Produtor Rural passo a passo:

  1. acesse o site do Portal da Nota Fiscal eletrônica em “Serviços → Consultar NFe”;
  2. insira os 44 dígitos da chave de acesso e resolva o Captcha;
  3. visualize a NFe e baixe utilizando o Certificado Digital; ou
  4. consulte e baixe de forma automática com ConexãoNF-e.

Como fazer a consulta automática de NFe com CPF

  1. acesse o site da ConexãoNF-e e comece um teste grátis, ou preencha nosso formulário incorporado ao blog:

  1. dentro da plataforma, insira o Certificado Digital de Produtor Rural;
  2. as notas fiscais começam a carregar em tela em instantes, sem precisar digitar chave de acesso e em lote.
Consulta automática de NF-e pelo CPF de Produtor Rural

O processo de consultar a NFe com CPF agora é muito mais simples e segue o mesmo procedimento da consulta com CNPJ, porém, note que é preciso possuir um Certificado Digital, caso contrário, a SEFAZ não irá liberar o XML para o download.

O que é e onde conseguir um Certificado Digital?

Se você ainda não tem um Certificado Digital, saiba que o processo para adquirir um é simples, e este é um dispositivo importante ao Produtor Rural que quer estar em dia com suas obrigações.

Primeiro, você deve saber que existem dois tipos de certificado, o A1 e o A3, veja as principais diferenças:

  • Certificado A1: ele não possui mídia física, ou seja, pode ser utilizado em vários computadores ao mesmo tempo. É muito indicado pela facilidade e rapidez no acesso às informações em comparação com o A3.
  • Certificado A3: se trata de um token ou cartão que pode ser levado para qualquer lugar, porém, para que funcione ele precisa obrigatoriamente estar ligado a um computador.

Para adquirir a ferramenta é preciso escolher uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP Brasil. Existem várias na internet, como por exemplo a Certisign, Serasa, Valid Certificadora e Serpro.

Como consultar NFe em lote com o CPF

Produtor Rural, se você recebe muitas notas fiscais contra o seu CPF não perca seu tempo em consultas manuais: além de improdutivo e cansativo, este processo pode ser até mesmo perigoso!

O ideal é contar com um software como o da ConexãoNF-e, nele, você recebe todas as NFes emitidas contra seu CPF de forma automática, e pode:

Confira o passo a passo sobre como consultar NFe em lote com CPF:

  1. acesse sua plataforma da ConexãoNF-e (ou inicie um teste grátis);
  2. a partir do Certificado Digital as NFes serão disponibilizadas em lista;
  3. acesse a aba "Fechamento" no menu lateral e escolha o período que quer baixar em lote; OU
  4. acesse a aba "NF-e Recebidas" dê um check nas NFes que deseja baixar; OU
  5. acesse a aba "Ações em Lote" para baixar apenas notas fiscais específicas.

Como você viu, são três formas diferentes sobre como baixar seus documentos em lote em poucos segundos, além disso é possível aplicar filtros e marcadores que agilizam ainda mais a gestão.

Por que não é recomendado usar sites que convertem PDF em XML?

Quando a Secretaria da Fazenda gera um XML, existem campos específicos que garantem a validade jurídica da nota fiscal eletrônica.

Se você simplesmente "jogar" um DANFE em um site e esperar uma conversão, existem grandes chances do XML gerado não ser íntegro.

Além disso, no documento estão informações importantes da sua empresa e de outras envolvidas na operação, portanto, é mais seguro contar com um monitor de NFe confiável e integrado à SEFAZ, que tem rígidos padrões de segurança, como a ConexãoNF-e.

Quais são as vantagens de baixar NFe automaticamente

Vantagens de baixar NFe de forma automática

Ao optar pela consulta manual no site nacional da nota fiscal eletrônica, você precisa estar ciente de que vai precisar sempre inserir todos os dígitos da chave de acesso e resolver um captcha, nota a nota.

Na consulta automática com ConexãoNF-e basta configurar as informações da sua empresa para que seja conectada com a SEFAZ, e pronto! Você não precisará digitar nada e consegue fazer a consulta de vários documentos de uma só vez.

Mas as vantagens não param por aí, veja:

Agilidade no processo

Além de consultar e baixar documentos fiscais em lote, o armazenamento é automático e em nuvem, e com os filtros inteligentes você pode encontrar qualquer documento em segundos, mesmo após anos da emissão.

Segurança para o negócio

As notas fiscais são recebidas direto da SEFAZ, os XMLs são portanto válidos e íntegros, e não existe risco de extravios em caixas de e-mail, spam, Whatsapp, entre outros.

O recebimento é total, ou seja, se alguém emitir uma nota indevida na SEFAZ usando o seu CPF como remetente, você saberá na hora e pode recusar a nota fiscal pelo software, livrando o seu negócio de multas.

Integração com ERP

Não adianta automatizar apenas metade do caminho: na ConexãoNF-e você consegue receber notas fiscais no ERP de forma automática e sem digitar a chave de acesso.

Já é comprovado que a solução consegue diminuir o tempo de lançamento de NFes em mais de 80%!

Conclusão

Existem duas formas de consultar uma NFe pelo CPF de Produtor Rural: manual nota a nota, ou automatizado e em lote.

Em qualquer caso, para conseguir o XML completo na SEFAZ é preciso possuir um Certificado Digital A1 ou A3, portanto é muito importante ter um para o seu negócio.

A consulta automática reduz processos, diminui erros e agiliza a rotina, além de possibilitar integração direta com o ERP.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e comece um teste grátis e sem compromisso na ConexãoNF-e! São 3 dias de funcionalidades ilimitadas para você aproveitar e consultar suas notas fiscais.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e