O sistema RM é um ERP da empresa TOTVS, a maior fabricante do país no ramo de softwares de gestão empresarial. Ele é um sistema conhecido por ser simples e fácil de entender e utilizar, por ser muito intuitivo.

O RM também é integrável com vários outros softwares via API, o que garante flexibilidade na hora de centralizar as informações.

Porém, com tantas soluções diferentes no mercado e preços que variam de modo expressivo, fica difícil saber qual é o melhor ERP para sua empresa. Para ajudar você, vamos apresentar sobre o sistema RM e para quais organizações ele é indicado. Boa leitura!

O que é sistema RM TOTVS?

A história da RM Sistemas começou em 1986, em Belo Horizonte, e se tratava de uma empresa de software voltada para o controle contábil e de folha de pagamento. Em poucos anos, as soluções da companhia já eram utilizadas no país inteiro.

Quando soluções mais simples, como as planilhas, começaram a ser substituídas por plataformas integradas mais completas, a empresa passou a investir ainda mais em sistemas de gestão empresarial. Neste período foi lançado o ERP Corpore RM, que viria a se tornar o que conhecemos hoje.

O grande crescimento e popularidade levou a empresa a se internacionalizar, assim como a competitividade ficou cada vez mais acirrada.

Em 2006 a RM Sistemas foi vendida pelo valor de R$ 206 milhões. Desde então, o ERP RM que conhecemos hoje é uma marca registrada da TOTVS, considerada a maior empresa brasileira de softwares.

Importe XML de forma automática com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Para quais empresas é indicada a Linha RM?

Desde que o ERP surgiu, ele é um destaque para a área de Gestão de Pessoas. Porém, apesar de já ter sido o principal foco da RM Sistemas no passado, a linha de RH é apenas uma de muitas soluções para várias empresas de diferentes segmentos de mercado.

Além disso, o RM também é reconhecido por ser um sistema fácil de entender, que traz informações de uma forma intuitiva e sem dificuldades, e por ser robusto e conseguir processar um grande volume de dados sem lentidão ou travamentos.

A seguir, trouxemos a lista que a própria fabricante do RM disponibilizou, sobre alguns dos setores atendidos pelo TOTVS RM:

  • Agronegócio
  • Atacado
  • Construção
  • Distribuição
  • Educacional
  • Finanças
  • Indústria
  • Jurídico
  • Logística
  • Saúde
  • Serviços
  • Varejo

Antes de escolher uma solução empresarial é preciso ver as necessidades da sua empresa e entender os cenários projetados no futuro. Portanto, estude algumas soluções e compare seus pontos fortes e fracos, além de entrar em contato com as próprias fabricantes para informações mais aprofundadas.

Aqui na ConexãoNF-e já escrevemos sobre isso, confira: critérios de avaliação na escolha do ERP para sua empresa: veja o que deve se atentar!

Quais são as soluções disponíveis no sistema RM?

O ERP possui 6 tipos diferentes de soluções, cada uma com seus próprios módulos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da empresa. Veja a seguir quais são!

RM Backoffice

O TOTVS Backoffice Linha RM permite centralizar dados e agilizar o controle de informações administrativas, seguindo a legislação fiscal e contábil nos processos. Ele é integrável a todas as outras soluções da linha RM, as quais você verá mais à frente.

Conheça os módulos do RM Backoffice:

Gestão de Estoque, Compras e Faturamento: dentro deste módulo estão várias funcionalidades para os setores citados. De forma simplificada, este módulo permite o controle desde as receitas e despesas, até questões de compras, vendas e estocagem. Veja sobre quais atividades este módulo faz a gestão:

  • Estoque e Custos
  • Compras e Suprimentos
  • Vendas e Faturamento
  • Contratos
  • Controle Orçamentário

Gestão Financeira: gerencia de forma automatizada o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, impostos e contribuições, entre outros. Também permite o controle de contas bancárias por meio de integrações, além de outras funcionalidades acerca do setor financeiro.

Gestão Fiscal: atende a geração das obrigações fiscais e documentos fiscais eletrônicos, podendo ser parametrizado de acordo com o enquadramento da empresa. Além disso, ele é aderente ao Sped Fiscal e tem atualizações sempre que uma nova Nota Técnica da SEFAZ é lançada.

Gestão Contábil: este módulo é capaz de capturar dados de outros módulos (além das próprias informações inseridas nele), para fazer a geração do Sped Contábil. Além disso, ele é personalizável para a criação de regras e bloqueios, e tudo que é feito fica registrado, ou seja, é possível rastrear as ações dos colaboradores.

Gestão Patrimonial: controle e gestão de ativo imobilizado, com acompanhamento da depreciação nos cenários contábil, fiscal e gerencial. Conta com diversas funcionalidades que permitem uma visão completa do patrimônio da empresa.

RM Educacional

O TOTVS Educacional é flexível para atender diferentes demandas de acordo com o tamanho e setor da instituição de ensino. Assim, o ERP abrange desde a educação básica até o ensino superior, e engloba também os cursos profissionalizantes, de idiomas, entre outros.

Além disso, existe ainda o App Meu eduCONNECT, onde os estudantes conseguem consultar notas, horários e entrar em contato. Professores também conseguem usar o aplicativo para lançar notas das provas, organizar atividades, entre outros.

Conheça os módulos do RM Educacional:

Educacional: é o principal módulo da solução, pois ele cuida de toda a parte de cadastros, matrículas, atividades, e controle dos demais dados da instituição de ensino. Ele também cuida da parte de registros financeiros e contábeis. Veja as funcionalidades:

  • Currículo e Oferta: cadastros de alunos, professores, horários, grade de cursos, disciplinas, entre outros.
  • Matrícula e Avaliação: gerenciamento de matrículas e rematrículas, criação de provas, avaliações e trabalhos.
  • Atividades Acadêmicas: gestão de palestras, oficinas, tarefas de enturmação e transferência de turmas, controle de TCC e estágio obrigatório.
  • Financeiro e Contábil: controle de registros financeiros e contábeis.

Processo Seletivo: cuida da parte de seleção dos alunos para a instituição, desde a inscrição. Organiza de forma automática os dados como dia, hora, local de provas para seleção, de acordo com parâmetros definidos pela empresa.

Gestão Bibliotecária: faz o cadastro e gestão de periódicos e exemplares da biblioteca, além de gerenciar os empréstimos, prazos e multas por atraso na devolução.

Avaliação e pesquisa: neste módulo ficam armazenadas questões para testes, provas, simulados, entre outros, sendo possível separar questões por áreas de conhecimento ou disciplinas. Também há um portal para realizar os testes de forma eletrônica, sendo que a correção pode ser automatizada.

Portal de Alunos e Professores: portal web que conecta alunos e professores, sendo que é possível visualizar o desempenho, boletim online, realizar processos como rematrícula e solicitações, visualizar o andamento dos pagamentos de mensalidades, e ainda, os professores podem controlar notas, faltas, planos de aula, entre outros.

A solução TOTVS Backoffice é integrada ao RM Educacional, sendo possível fazer o controle e gestão de dados fiscais, financeiros e contábeis da instituição de ensino.

RM Incorporadoras

O RM Incorporadoras reúne diversas funções de gestão imobiliária, para oferecer um suporte completo na gestão de ativos imobiliários em qualquer fase do negócio. Dentro do site da fabricante, é possível acompanhar as releases do sistema.

Conheça os módulos do RM Incorporadoras:

Vendas: permite o controle e gestão das vendas de imóveis próprios ou de terceiros. São várias soluções que compõe este módulo:

  • Pré-vendas: organização e controle de disponibilidade das unidades e dos contratos.
  • Gestão de Contratos e Recebíveis: geração de boletos de cobrança, reajustes automatizados nos contratos, renegociação de valores, entre outras funções.
  • Autoatendimento: é um portal onde os clientes podem visualizar informações dos contratos e dos financiamentos, como os boletos em aberto, lançamentos futuros, acompanhamento das obras, entre outros.
  • Atendimento a Garantia: gerenciamento de processos de atendimento e execução de manutenções, de acordo com as leis.
  • Controle de Despesas: acompanhamento de gastos com condomínio, manutenção, IPTU, entre outros.

Aluguel: faz a gestão de imóveis para alugar, a partir de várias soluções:

  • Controle de Imóveis: faz cálculos referentes às porcentagens devidas para cada proprietário do imóvel, gerencia a cobrança de taxas, entre outros.
  • Gestão de Contrato de Locação e Recebíveis: controle de contratos, que podem ser criados e configurados dentro do próprio módulo do ERP.
  • Controle de Despesas: geração automática de contas a pagar sobre as despesas com manutenção, condomínio, IPTU, entre outros.
  • Controle de Seguros: gerenciamento de apólices, repasse de cobranças, pagamento de prêmios, entre outros.
  • Controle de Documentos: faz a gestão e armazenagem de documentos referentes ao imóvel, como de fiscalizações, laudos de vistoria, entre outros. Ele pode ser utilizado apenas com a plataforma de integração Fluig.

Condomínio: gestão de condomínios de propriedades próprias ou de terceiros, a partir de soluções integradas:

  • Gestão de Condomínio: controle de taxas e de áreas comuns de forma automática.
  • Controle de Ocupação: acompanhamento dos responsáveis pelas unidades ocupadas.
  • Gestão de Medidores: controle de medidores de gás, luz e água, tanto de cada unidade quanto das áreas comuns.
  • Gestão de Cobrança: gerenciamento automático dos valores a serem cobrados aos moradores do condomínio, tais como: IPTU, limpeza, manutenção, seguros, entre outros.

Além disso, é possível contratar o App Meu Imóvel, que notifica clientes sobre prazos de pagamento e fornece acesso aos administradores do app sobre o pagamento de boletos, Imposto de Renda, fichas de contrato, entre outras taxas, cobranças e obrigações.

RM Obras e Projetos

A solução TOTVS Construção Obras e Projetos atende as demandas de construção civil, construção pesada e engenharia de projetos. A partir da automatização e integração de módulos, é possível controlar o orçamento das obras e sua execução.

Conheça os módulos do RM Obras e Projetos:

Integração BIM: o Building Information Model possibilita a importação de modelos 3D de projetos com extensão IFC, os transformando em tarefas e desenho em EAP. Ou seja, a partir do modelo é feito o controle de atividades e também de orçamentos (com OrceCerto ou TOTVS Backoffice).

Orçamento: permite a parametrização de diversas variáveis para calcular o orçamento de obras, automatizando o processo.

Integração OrceCerto: o OrceCerto fornece informações tabeladas sobre Base de Insumos, Composições e Preços das capitais de 26 estados e Distrito Federal. Os valores são obtidos das tabelas Sinapi e Base OrceCerto para construção civil, e tabela Sicro para construção pesada. Integrando este módulo ao de Orçamento, é possível garantir mais assertividade em valores.

Planejamento: controla todas as atividades, de acordo com linhas do tempo e cronogramas. Também gera uma curva ABC para facilitar o monitoramento de insumos e suas compras.

Controle: faz a gestão de contratos de obras, seja pela própria empresa ou de terceiros. É integrável ao módulo de Compras do Backoffice, e permite apontamentos de medição da execução das tarefas, avanço da obra, necessidades da equipe, entre muitas outras funções.

Conforme as atualizações da fabricante, podem haver mais módulos não citados, portanto, se faz importante entrar em contato com a TOTVS ou seus consultores caso tenha interesse nas soluções da empresa.

Ainda, o RM Obras e Projetos é integrável ao BI da TOTVS, o sistema Fast Analytics, para consultar indicadores de forma mais precisa e estratégica, com KPIs e dashboards. Também é disponível o Portal da Obra, que permite um monitoramento mais fácil e rápido dos projetos.

RM RH

A solução de Recursos Humanos da linha RM é bem completa para os processos de recrutamento e seleção, gestão de ponto, segurança do trabalho, avaliações, treinamentos, entre outras funções e atividades.

Conheça os módulos da solução RM RH:

Automação de ponto: controle automatizado de ponto, de acordo com as leis trabalhistas. É possível fazer tarefas referentes ao assunto, como por exemplo, a compensação de banco de horas.

Folha de pagamento: faz o processamento das informações de pagamento com agilidade, podendo ser personalizado de acordo com as regras internas da empresa. Inclui também o lançamento de benefícios e obrigações como vale transporte, empréstimos, salário maternidade, entre outros, além do processamento de férias, rescisão e encargos sociais.

Gestão de Pessoas: neste módulo é feito grande parte das tarefas importantes no setor de Recursos Humanos. Dentre elas estão: gerenciamento do recrutamento e seleção, controle e estrutura dos cargos e salários, planejamento de treinamentos, análise das avaliações de desempenho, planejamento de metas e controle de benefícios.

Portal RH: ele pode ser hospedado na intranet ou internet, de acordo com a realidade da sua empresa, além de poder ser disponibilizado em versão mobile, no app Meu RH. No Portal RH os colaboradores podem fazer consultas de suas avaliações, inscrições em treinamentos e eventos, solicitar férias, entre outras funções.

RM Saúde

O RM Saúde Hospitais e Clínicas oferece uma gama de soluções para a administração e execução de tarefas relativas às instituições de saúde, para promover um atendimento mais ágil e maior controle sobre os dados (além de estar conforme com a LGPD).

O sistema é integrável também aos ERPs Datasul e Protheus, além do RM, o que é muito útil principalmente na gestão de Backoffice.

Conheça os módulos da solução RM Saúde:

Processos Assistenciais: é responsável pelo agendamento de consultas, exames e cirurgias, tanto por telefone, teleconsulta ou pronto-atendimento. A partir dos dados inseridos é possível gerar senhas de acordo com o nível de prioridade do paciente.

Assistência Clínica (Prontuário Eletrônico, Farmácia, Centro Cirúrgico): os dados recebidos pelo módulo de Processos Assistenciais fornecem a base para o atendimento do médico ao paciente, e as demais informações são registradas no Assistência Clínica.

CME - Central de Material Esterilizado: gestão das áreas de recepção, limpeza, esterilização, distribuição, entre outros processos que envolvem materiais esterilizados, para evitar possíveis contaminações.

CIH - Controle de Infecções Hospitalares: gerenciamento de dados dos pacientes e áreas de contaminação, para reduzir a incidência de infecções hospitalares na instituição de saúde.

Unidade de Diagnóstico: controle de exames a partir de fluxos de trabalhos, permitindo por exemplo que ao solicitar um exame, seja realizado um pedido de autorização ao plano de saúde do paciente.

Central de Laudos: permite criar, emitir, fazer a gestão e guarda de laudos de exames, que podem ter seu layout personalizado.

Faturamento: gera faturas e notas fiscais a partir dos dados anteriormente coletados por outros módulos da solução, para ser integrado ao backoffice do hospital ou clínica. Inclui também procedimentos, taxas de serviços, entre outras cobranças, levando em consideração os planos de saúde e atendimento via SUS.

Controle de Documentos: gestão de laudos, contratos, prontuários, entre outros documentos importantes da instituição de saúde.

Gestão de Custos: este é um módulo que pode ser contratado à parte, para um maior controle de dados sobre custos por paciente, procedimento e convênio.

Analytics: realiza a análise de informações acerca de atendimento de pacientes como ticket médio e tempo em processos. Para facilitar a visualização dos dados, inclusive financeiros, é possível contratar o Analytics e utilizar dashboards interativos.

Todas as soluções e módulos foram apresentados de forma breve, sendo que é possível encontrar estas e mais informações no próprio site da empresa fornecedora da Linha RM.

Como saber se o RM é indicado para a minha empresa?

Agora que você já tem todas estas informações, pode ter uma base se contempla ou não as necessidades do seu negócio. O mais indicado para saber com exatidão qual é a melhor solução ERP na empresa, é contar com uma consultoria especializada.

Aqui na ConexãoNF-e temos alguns parceiros confiáveis espalhados por todo o Brasil, que prestam consultorias. Veja quais são nossos parceiros que tratam do ERP RM:

Ressaltamos que a ConexãoNF-e não tem nenhum vínculo com a empresa TOTVS ou suas marcas registradas, sendo que este conteúdo tem apenas cunho informativo.

Integrações com o Sistema de Gestão RM

Por mais completo que seja o RM, assim como todo ERP ele pode ser aperfeiçoado com outros softwares integrados, que garantem mais produtividade e segurança a partir da automatização de dados.

A exemplo disso, está o lançamento de documentos fiscais eletrônicos: em vez de digitar de forma manual os dados, é possível contar com um software externo integrado como o da ConexãoNF-e, que irá capturar NF-e, NFS-e e CT-e direto da SEFAZ e prefeituras e importar no ERP RM automaticamente.

Confira nosso artigo: como importar XML no RM de forma automatizada.

Do mesmo modo, outras integrações também funcionam e podem facilitar a rotina do seu negócio. Porém, antes de contratar qualquer sistema externo é importante que você se certifique sempre se ele é integrado ao RM.

Conclusão

Você viu que o ERP RM tem várias soluções e módulos para diversos tipos de empresas, muito além da lista básica que trouxemos no início deste artigo. Portanto, nada melhor do que uma consultoria especializada para ajudar a entender o cenário da sua empresa e se o RM é de fato a melhor solução.

Além disso, nenhum sistema de gestão consegue garantir sozinho 100% de automatização, mas a partir de softwares integrados e API, é visível o aumento na produtividade da empresa, já que os processos serão automáticos, centralizados e muito mais seguros.

Gostou do conteúdo? Se ERP é um assunto do seu interesse, aproveite para saber também sobre como funciona o sistema de gestão Datasul e quais são seus módulos e benefícios!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e