A organização de uma empresa é um elemento chave para o perfeito funcionamento dela, e se for negligenciado, pode incorrer em vários gargalos. Neste sentido, a utilização de ERPs é indicada na centralização e controle das informações.

Um dos ERPs mais utilizados no Brasil é o Datasul, que atualmente faz parte da linha de produtos da TOTVS. É um ERP completo e robusto, capaz de atender altas demandas com maestria.

Para tirar as dúvidas e levar mais conhecimento sobre esse sistema de gestão, escrevemos este artigo. Confira!

O que é Datasul?

O Datasul é um ERP criado no Brasil, mas que já alcança diversos outros países. Conhecido pela robustez e por ser completo, o sistema de gestão é indicado para as médias e grandes empresas.

A história dele começa em 1978, quando foi criada a empresa Datasul em Joinville (SC). Era uma empresa de consultoria na implementação de sistemas de processamento de dados, que lançou seu primeiro software de gestão em 1986 ao ver as novas oportunidades de mercado.

Em pouco tempo o novo ERP evoluiu e alcançou outros países no mundo (Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Paraguai), entregando além da proposta original que era um software voltado à Manufatura, e agregando também diversos outros módulos que funcionam para variados segmentos de mercado.

Em 2008, a TOTVS (pioneira na indústria de ERPs no Brasil) comprou a Datasul por cerca de R$700 milhões. Por isso, hoje quando falamos em "Datasul" o que vem em mente é o próprio ERP, que agora é um produto da TOTVS, assim como o Protheus e o RM.

Importe XML de forma automática com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Como funciona o sistema Datasul

O Datasul é um ERP muito completo, e portanto, focado para médias e grandes empresas. Assim como outros sistemas de gestão, ele opera em módulos que podem ser combinados conforme a necessidade da empresa.

São vários módulos que compõem as soluções da Linha Datasul, e eles são responsáveis por armazenar os dados e integrá-los, para que todas as informações estejam disponibilizadas de forma correta aos setores interessados.

Por exemplo: quando uma matéria-prima é recebida e lançada no sistema, os setores de estoque e gerenciamento da produção já estarão com os dados atualizados, assim é possível fazer um plano produtivo sem gargalos.

Quais são as soluções da Linha Datasul?

Existem várias soluções que podem ser contratadas de acordo com o segmento da sua empresa. A seguir, vamos detalhar quais são as soluções, e alguns dos módulos encontrados nelas.

Datasul Backoffice

Este ERP é ideal para centralizar e fazer a gestão de dados e processos administrativos de empresas de médio e grande porte, atendendo os setores fiscal, financeiro, entre outros. É mais utilizado nos segmentos de mercado padrões do Datasul, que são Manufatura, Saúde e Logística.

Alguns módulos são:

● Suprimentos: processos de compras e aprovação de processos logísticos;

Comex: operações de Comércio Exterior;

Financeiro: módulo com várias rotinas que atendem o setor financeiro, desde contas a pagar e a receber, aprovações financeiras de documentos, fluxo de caixa, controle de inadimplência, entre outros.

Controladoria: dá suporte ao compliance da empresa, a partir do controle de movimentações contábeis como execução orçamentária, contabilidade fiscal e gerencial, entre outros.

Fiscal: garante o compliance no setor fiscal da empresa, ao atender obrigações com livros fiscais, apuração de impostos, escriturações digitais, entre outros.

Faturamento: cuida da parte de pedidos de venda, desde a emissão de nota fiscal até as estatísticas de volumes vendidos.

● Internacionalização: como já comentamos, o sistema de gestão consegue se integrar de forma facilitada às legislações contábeis e fiscais de outros países, são eles: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, México e Estados Unidos.

● Administração de Vendas: permite o controle total de processos de vendas e relacionamento com o cliente, ao conter soluções de CRM e Vendas.

● Administração de Materiais: é responsável pelos dados de recebimento físicos de materiais na empresa, controle de estoque, entre outros, além de possuir um módulo específico para aquisição de produtos rurais.

Clique aqui para informações específicas dos módulos do TOTVS Backoffice – Linha Datasul.

Datasul GPS - Gestão de Planos de Saúde

Este sistema garante o controle e agilidade na gestão de planos e seguros de saúde. Conta com diversos módulos que se integram para gerar mais eficiência dentro da empresa. Alguns deles são:

HCG - Cadastros Gerais

HCM - Manutenção de Cadastros

HVP - Venda de Planos

HRC - Revisão de Contas Médicas

HFP - Faturamento Planos de Saúde

HMR - Gestão de Relacionamentos

HAF - Emissão de Arquivos Fiscais

HPR - Estrutura do Produto

HAC - Automação de Consultórios

Para conhecer mais ambientes e suas especificidades, acesse essa página da TOTVS que contém todas as informações.

Datasul RH

A solução Datasul RH é focada no gerenciamento de Recursos Humanos, permitindo automatização de processos, facilidade em cadastros, redução de custos e demais atividades que envolvem a gestão de pessoas. A solução atende diversos setores, como: atacado e distribuição, manufatura, varejo, serviços, saúde, agronegócio, construção, logística, entre outros.

Por ser integrado de forma nativa com o sistema Backoffice, é uma solução flexível para médias e grandes empresas. Confira mais sobre seus módulos:

● Folha de pagamento: automatiza cálculos e agiliza os processos que envolvem a folha de pagamento de funcionários, evitando erros e garantindo eficiência.

● Férias e Rescisões: calcula de forma automática as férias e rescisões de colaboradores, e permite o cadastro de regras específicas.

● Controle de Frequência: faz o controle das horas trabalhadas dos funcionários, e permite o gerenciamento de horas extras com agilidade.

● Benefícios Sociais: gestão de benefícios dos colaboradores, desde a aquisição até a distribuição.

● Cargos e Salários: é responsável pelas regras e parametrizações de salários e cargos dos colaboradores, e demais ações acerca do assunto.

● Administração de Treinamento: gerencia atividades de treinamento na empresa, desde o planejamento até os resultados obtidos.

● Recrutamento e Seleção: auxilia nas atividades de recrutamento, tornando a tarefa mais rápida e assertiva.

Ainda, o Datasul RH é integrado ao App Meu RH da TOTVS, que permite uma rotina mais flexível dos profissionais de Recursos Humanos.

Saiba mais sobre o sistema e seus módulos clicando aqui.

Datasul Manufatura

O Datasul Manufatura foi desenvolvido para atender as demandas de indústrias de médio e grande porte, garantindo controle e centralização de informações de todas as etapas do processo produtivo. É uma solução robusta e completa, que ainda pode ser integrada com outras soluções, como por exemplo o Datasul Backoffice.

São vários módulos que garantem eficiência na rotina da empresa, a seguir vamos mostrar alguns deles, mas você pode conferir a lista completa no site da TOTVS.

● APS - Planejamento Avançado de Produção: faz processos de MRP, carga máquina e sequenciamento de produção, para garantir a disponibilidade de máquinas e materiais, para não ter problemas com prazo de produção.

● Chão de Fábrica: controla os centros de trabalho nas máquinas, de modo a saber a programação de produção (quais produtos entrarão em quais máquinas, materiais utilizados, entre outros), e ainda permite o controle de refugos e retrabalhos.

● Coleta de Dados: facilita a coleta de dados e evita erros no apontamento de produtos e insumos. Assim, os processos que envolvem a produção, estoque, entrada e saída, entre outros, são mais confiáveis.

● Controle da Qualidade: além de auxiliar nas boas práticas e exigências da certificação ISO 9000, é possível também fazer o controle interno da qualidade dos produtos, assim como a ocorrência de não conformidades.

● Controle de Produção: gerencia o desempenho da produção, como volume de produtos fabricados, insumos consumidos, e se as metas de produção estão sendo atingidas, dando suporte ao planejamento.

● Custos Industriais: acompanha os custos de produção, desde a aquisição de matéria-prima, mão-de-obra, gastos com os processos de fabricação, entre outros.

● Engenharia de Produtos: módulo onde acontece a engenharia do produto e dos processos, com controle de insumos necessários, produção, especificações técnicas, entre outros.

● MRP - Planejamento de Materiais: a partir das informações de vendas, pedidos e plano de produção, o módulo MRP consegue calcular de forma automática as necessidades de materiais, para gerar ordens de produção e solicitações de compra.

Além da integração nativa com todos os módulos do Backoffice.

Integrações com o sistema de gestão

A tecnologia do Datasul está sempre evoluindo, e é previsto que cada vez mais o ERP seja integrável com Apps mobile, produtos TOTVS e também softwares terceiros.

Por mais sofisticado que seja, qualquer ERP sozinho não é capaz de automatizar 100% todos os processos, afinal estamos falando aqui de todos os setores de diversas empresas e inúmeros segmentos diferentes, com demandas e linhas de processos personalizadas.

Para conseguir extrair tudo o que um ERP pode oferecer, o ideal é contar com outros softwares integrados, eliminando de vez os processos manuais e repetitivos que podem incorrer em erros.

Um exemplo prático disso é no lançamento de notas fiscais no sistema: de nada adianta um ERP robusto e completo, se seus colaboradores digitam as informações dos XMLs de forma manual, com o risco de erros e retrabalhos.

Um software que automatiza a importação de XML no Datasul é o da ConexãoNF-e, veja como funciona:

Conclusão

Como você pode ver, o TOTVS Datasul é muito completo e indicado para empresas com um grande volume de informações.

Naturalmente, quanto mais módulos contratados e mais personalizações, mais alto será o investimento. Lembre-se também que o ERP é um bem de longo prazo, portanto, planeje bem e alinhe com os gestores da empresa antes de fazer uma contratação.

Esperamos que todas as informações tenham ajudado você a entender mais sobre o sistema de gestão. Se você está avaliando a compra de um sistema de gestão, confira também os critérios a serem avaliados na escolha de um ERP na sua empresa!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e