Importação XML No RM: Como Fazer De Forma Automatizada? | Arquivei
Imagem do post sobre como importar XML no TOTVS RM
Publicado em

janeiro, 2024

Escrito por

Arquivei

Importação XML No RM: Como Fazer De Forma Automatizada?

Já é possível importar XML no RM de forma automatizada, sem precisar digitar a chave de acesso de NFe, NFSe e CTe. Confira o artigo e saiba como!

Fiscal



Nota Fiscal

Nota Fiscal de Serviço

RM

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Uma das ferramentas usadas para transformar a gestão de processos nas empresas é o ERP. O sistema integrado conecta os setores da companhia e permite uma comunicação fluida, que agiliza o fluxo de trabalho, tornando-o mais produtivo. Atualmente, o ERP RM é um dos sistemas de gestão mais usados do mercado.

Porém, apesar de sua robustez, nenhum ERP consegue sozinho abraçar todas as funcionalidades que uma empresa necessita, isso porque existem muitos setores e muitas tarefas específicas.

No setor fiscal, uma das atividades nesse sentido é a importação de XML no RM. É uma tarefa que, se feita de forma manual, é burocrática, demorada e repetitiva.

Graças ao uso da tecnologia essa realidade pode mudar. Isso porque, uma das alternativas mais práticas é importar XML no RM automaticamente, usando o software da Arquivei. Entenda como esse processo funciona. Acompanhe o artigo!

Como importar XML no RM de forma automatizada?

Se você faz a gestão do XML de forma manual, sabe bem como esse processo costuma ser demorado e passível de erros, que geram retrabalhos e dores de cabeça. Para ganhar agilidade e consistência nessa atividade, a melhor alternativa é automatizar a importação de XML no RM com a Arquivei.

Importador de XML da Arquivei pode ser integrado a todos os ERPs que utilizam o padrão SEFAZ para NFe e CTe, e ABRASF para NFSe.

Na prática, ao importar no RM com a Arquivei, você não precisa digitar a chave de acesso. Além disso, a solução permite preencher de forma automática várias informações que já estão presentes no documento fiscal. Muito mais praticidade e agilidade na hora de importar XML no RM.

A plataforma de recebimento automático de documentos fiscais integrada ao ERP garante um lançamento 85% mais rápido.

Imagem ilustrando a diferença entre o processo de recebimento automático e o manual de notas fiscais

Como funciona a importação de XML no TOTVS RM?

Importar XML no RM é mais simples do que você imagina. A Arquivei tem todos os recursos que sua empresa precisa para automatizar esse processo. O resultado: mais eficiência, produtividade e conformidade fiscal.

Entenda como funciona a importação de XML no TOTVS RM:

  1. O software da Arquivei captura os documentos na SEFAZ e prefeituras;
  2. A partir de uma API, o sistema importa no RM as notas fiscais, notas fiscais de serviço e conhecimentos de transporte;
  3. Não é preciso digitar a chave de acesso, já que a Arquivei importa os XML de forma automática;
  4. A única responsabilidade do usuário é checar as informações de segurança para lançar os documentos.

Assim que o lançamento é concluído, os documentos recebem uma flag dentro do Arquivei informando que ele já foi lançado no ERP. O recurso facilita a gestão fiscal e cria fluxos de trabalho, em conjunto com os marcadores personalizados e filtros inteligentes.

Em resumo, a plataforma oferece todos os recursos para importar XML no RM de forma automática, fazendo todo o recebimento automático de NFe, NFSe e CTe direto no ERP.

Com o suporte da solução, você não precisa mais baixar a nota no portal da SEFAZ ou das prefeituras, nem mesmo depender de e-mails para conseguir lançar seus documentos recebidos.

Como começar a utilizar o importador de XML para RM do Arquivei?

Se você quer começar a importar XML no RM de forma automática, saiba que é simples, fácil e prático. Veja o passo a passo:

  1. Solicite uma demonstração do Importador de XML da Arquivei no site;
  2. Um especialista entrará em contato para apresentar os recursos do Importador de XML para RM;
  3. Em paralelo, você já pode utilizar o Arquivei e explorar as funcionalidades do sistema.

A instalação do Importador XML no ERP é simples e rápida, podendo ser feita em poucos passos.

Importar XML no ERP RM: benefícios da automatização

Quando o setor fiscal mantém o processo manual, a tendência é se deparar com vários problemas, como erros recorrentes, retrabalhos, perda de tempo e queda de produtividade.

Ao automatizar o processo e importar XML no ERP RM, a empresa garante um fluxo eficiente dos documentos fiscais e uma série de outros benefícios.

Agilidade em processos que gera aumento de produtividade

Importar XML no ERP RM de forma automatizada é usar a tecnologia a favor da eficiência e conformidade fiscal.

Como o sistema da Arquivei recebe as notas e importa no ERP, a equipe ganha agilidade em várias etapas do processo. Isso porque muitas etapas são absorvidas pelo software:

  • Dispensa a busca de XMLs em e-mails ou na SEFAZ e prefeituras e a consulta do status da nota no Portal da NFe;
  • É possível baixar XML em lote para o fechamento de mês, além de fazer manifesto do destinatário, desacordo do CTe, entre outras funções;
  • Não precisa digitar chave de acesso e a maioria das informações já vêm preenchidas no ERP.

Com o uso da Arquivei para importar XML no RM, é possível economizar mais de 85% do tempo gasto com lançamento de documentos fiscais.

Segurança e compliance

Com uma ferramenta como a Arquivei, você tem acesso a uma série de recursos que tornam o processo mais ágil, seguro e consistente:

  • Notifica o setor fiscal sobre tudo o que é emitido contra o CNPJ;
  • Permite que a empresa se manifeste na SEFAZ em poucos minutos;
  • Permite o controle total sobre as permissões de usuários;
  • Elimina erros de digitação;
  • Garante o armazenamento dos XMLs em nuvem por 5 anos, conforme determina a lei;
  • Exibe todo o histórico da nota (quem fez marcadores, quem manifestou, quem lançou no ERP).

Como todos os documentos ficam armazenados no Arquivei, em caso de auditoria, basta usar os filtros inteligentes para achar qualquer nota em segundos.

E é claro que todos esses recursos colaboram com o compliance fiscal da empresa.

Conclusão

A gestão fiscal é um assunto sério, que demanda tempo, energia e recursos dos profissionais e da empresa.

Para manter a conformidade fiscal, a Arquivei ajuda você. A melhor forma de importar XML no RM é usando o nosso sistema, uma plataforma completa e especialista em gestão de documentos fiscais eletrônicos.

Conheça, na prática, todos os recursos da Arquivei!

Pular para a barra de ferramentas