Reduzir os custos operacionais é um desafio constante para muitas empresas, independentemente do tamanho ou setor.

Isso porque buscar reduzir gastos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços prestados pode ser um caminho árduo, porém, é necessário para garantir a competitividade e a saúde financeira de um negócio.

Neste artigo, abordaremos maneiras práticas de reduzir os custos operacionais da sua organização, além de dicas valiosas para aumentar sua lucratividade. Acompanhe!

O que é custo operacional?

Os custos operacionais são o valor que uma empresa gasta para manter suas atividades funcionando. Inclui tudo o que é necessário para produzir e entregar o seu produto ou serviço, bem como gerir o negócio.

Os fatores envolvidos em seu cálculo abrangem, por exemplo:

  • Salários e custos trabalhistas;
  • Aluguel;
  • Manutenção da propriedade;
  • Compra de matérias-primas;
  • Custo com energia;
  • Custo com água;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Impostos;
  • Taxas, e muito mais.
Analista financeiro calculando os custos operacionais da empresa

Por que é importante reduzir os custos operacionais de uma empresa?

Há várias razões pelas quais é importante reduzir os custos operacionais de uma empresa. Abaixo, conheça as principais:

Aumento da rentabilidade: quando os custos operacionais são reduzidos, a empresa pode gerar mais lucro para si e seus investidores.

Maior competitividade: organizações com custos operacionais menores podem oferecer preços mais competitivos no mercado, atraindo mais clientes e aumentando sua participação de mercado.

Maior capacidade de investimento: é também possível investir em novos projetos e empreendimentos, aumentando o potencial de crescimento da empresa a longo prazo.

Proteção contra crises: as organizações têm mais chances de sobreviver a períodos de crise econômica, pois podem lidar melhor com quedas na demanda e com aumentos nos preços dos insumos.

6 métodos para reduzir o custo operacional da sua empresa

Conheça, abaixo, 6 maneiras de reduzir os custos operacionais da sua empresa:

1- Opção pela terceirização de processos

A terceirização de processos é uma prática cada vez mais comum no mundo dos negócios, pois permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, enquanto outras empresas especializadas cuidam de atividades secundárias.

Um exemplo é o BPO financeiro, que pode trazer muitos benefícios para as empresas que o adotam, como a redução significativa de custos, já que elas não precisam mais contratar e treinar pessoal interno para lidar com as tarefas financeiras e contábeis.

2- Planejamento de compras, produção e estoques

Esta é uma atividade crucial para o sucesso de qualquer empresa. Esses três elementos estão intimamente ligados e devem ser gerenciados de forma integrada para garantir que a empresa atenda à demanda do mercado, maximize seus lucros e minimize seus custos operacionais.

Com os processos alinhados a empresa evita vários problemas, como: desperdício de insumos, produção excessiva que gera mais custos de armazenagem, ou ainda, escassez de estoque e perda de oportunidades de venda.

O planejamento de compras, produção e estoque permite que as organizações controlem efetivamente as operações, o que pode possibilitar que os gestores não apenas tomem decisões bem informadas e corretas, mas também economizem dinheiro.

3- Planejamento de logística e entregas

O planejamento de logística e entregas é importante para as empresas que desejam entregar seus produtos ou realizar seus serviços de forma eficiente e econômica, e engloba desde a organização do estoque e do transporte para as entregas, até rotas com estradas melhores e que previnam danos nas cargas e no meio de transporte.

Uma boa estratégia de logística pode ajudar a empresa a reduzir custos, melhorar a eficiência da entrega, aumentar a satisfação do cliente e sua lucratividade.

4- Negociação com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma operação essencial para as organizações que querem obter vantagens competitivas no mercado.

É por meio dessa negociação que a empresa pode conseguir melhores preços, prazos de entrega mais adequados, maior qualidade nos produtos e serviços, e ainda garantir uma boa relação com seus fornecedores.

5- Adequação do regime tributário da empresa

A adequação do regime tributário é um assunto importante para instituições de todos os portes, uma vez que pode impactar diretamente no lucro e na saúde financeira do negócio.

O regime tributário se refere à forma como a empresa paga seus impostos, e existem três opções principais: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Conhecer cada um é fundamental para que uma organização selecione o ideal e, com base nisso, reduza custos.

6- Uso da tecnologia para aumentar a produtividade

A tecnologia é uma grande aliada na busca pela redução de custos operacionais e aumento da produtividade nas empresas.

Com a implementação de soluções tecnológicas adequadas, é possível automatizar processos, eliminar retrabalhos e reduzir gastos com impressão e armazenamento de documentos, por exemplo.

Outro benefício é a possibilidade de prevenir prejuízos com possíveis multas decorrentes de erros ou não conformidades fiscais.

Analista apresentando um plano de redução de custos operacionais para o gestor financeiro

Bônus: otimize a lucratividade da sua empresa com 6 dicas

Além das dicas já mencionadas, existem outras ações que podem ser tomadas para otimizar os resultados financeiros do seu negócio, desta voltadas especificamente para o aumento da lucratividade. Veja:

  1. Controle a inadimplência dos clientes: o não pagamento de contas em dia pelos clientes pode afetar significativamente a saúde financeira da empresa.
  2. Veja se há incentivos fiscais: podem ajudar a reduzir a carga tributária das empresas, melhorando sua saúde financeira.
  3. Reduza o pagamento de impostos: a análise cuidadosa dos impostos pagos pela empresa pode revelar oportunidades de redução de custos.
  4. Realize a revisão de processos internos e implante melhorias;
  5. Adote medidas preventivas: pode ajudar a evitar riscos financeiros, como fraudes e desvios de recursos, e a proteger o patrimônio da empresa.
  6. Automatize os processos de sua empresa: isso pode ser feito através do uso de novas tecnologias, como sistema ERP e softwares fiscais. Vale ressaltar que o uso de sistemas de gestão pode ajudar a melhorar o controle e a análise de informações financeiras e facilitar a tomada de decisão.

Como vimos, a redução dos custos operacionais é fundamental para garantir a competitividade, rentabilidade, eficiência e capacidade de investimento de uma empresa, bem como protegê-la de crises econômicas. Colocar em prática as dicas que oferecemos pode ajudar sua organização a conseguir isso.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de assinar a nossa Newsletter para se manter sempre bem informado sobre este e outros assuntos!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e