Não importa se você lidera uma grande ou uma pequena empresa: é sempre desafiador lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo e não deixar o trabalho se tornar caótico.

É por isso que faz sentido investir e começar a usar um sistema de gestão.

Mas qual o principal objetivo de um sistema integrado de gestão? Por que utilizar esses softwares? Quais são os tipos de sistemas de gestão? As respostas para estas questões, entre outras, você encontra neste post!

O que é sistema de gestão?

Os sistemas de gestão são estruturas projetadas para gerenciar as políticas, procedimentos e processos de uma organização e promover a melhoria contínua. O termo é amplo, abrangente e usado para se referir a todo e qualquer tipo de software projetado para gerenciar algum tipo de área, atividade, projeto ou tarefa.

Qual é o principal objetivo de um sistema de gestão empresarial?

O principal objetivo de um sistema de gestão é proporcionar mais eficiência para a empresa.

Ele ajuda a simplificar a complexidade de grandes projetos, facilitando a colaboração em equipe, inclusive a organizar recursos, colaboradores, cronogramas, tarefas, orçamentos e riscos.

Existem diferentes tipos de sistemas de gestão empresarial disponíveis no mercado, que incluem aplicações on-premise e baseadas em nuvem.

Tipos de sistema de gestão

Pessoa usando um sistema de gestão

Um bom sistema de gestão é específico. Ele captura os processos de negócios e permite que a organização seja mais eficaz. Na verdade, um sistema de gestão empresarial é uma solução que mantém tanto gestores como usuários informados, não importa o que aconteça.

Conheça três tipos de sistemas de gestão.

ERP

A sigla ERP quer dizer Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais em português.

A tecnologia foi projetada nos anos 80 para atender o setor de manufatura, e desde então se expandiu para atender a todos os tipos de empresas.

Ele gerencia operações de negócios do dia a dia, e é uma aplicação crítica para as organizações porque integra todos os processos em um único sistema.

Pode ser um software de gestão gratuito ou pago, e possuir módulos específicos de recursos humanos, finanças, vendas, marketing, estoque, entre outras funções.

Ao atuar como um hub central de negócios, sua função é similar a do cérebro. Coleta dados transacionais compartilhados, elimina a duplicação de informações e fornece integridade de dados em uma única fonte.

Hoje, os sistemas de gestão ERP são essenciais para gerenciar empresas de todos os tamanhos e em todos os setores. Para essas organizações, o ERP é tão indispensável quanto a eletricidade.

Critérios de avaliação na escolha do ERP para sua empresa: veja o que deve se atentar!

CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente em português) é um sistema de gestão que ajuda indivíduos e equipes a maximizarem tanto a comunicação com o cliente como os esforços de vendas.

Ao contrário do que muitos pensam, um CRM não é simplesmente um catálogo de endereços. À medida que os clientes em potencial passam por diversos estágios do processo de compra, eles interagem com diferentes equipes da empresa.

Um software de CRM traz todas essas informações em um repositório único para as equipes de vendas e marketing. Também é a porta de entrada para maior produtividade, campanhas personalizadas ​​e melhor coordenação entre as equipes.

BPM

O BPM (Business Process Management) é um sistema de gestão focado na automação de processos de negócios. Ele ajuda a mapear os processos para identificar e eliminar gargalos, controlar custos, tornar o dia a dia o mais eficiente e garantir melhor produtividade.

A maioria desses sistemas de gestão para empresa são baseados em quatro metodologias básicas:

  1. Modelagem: mapeia o processo e mede o tempo e o custo necessários para executá-lo;
  2. Automatização: evolui o processo manual para eletrônico. Os dados são coletados em formulários da web e facilmente transferidos de/para outros sistemas;
  3. Gerenciamento: fornece informações sobre processos, dados de negócios e a eficácia dos participantes no processo;
  4. Otimização: torna as atividades diárias de negócios mais eficiente e econômica, além de controlar a entrada de dados e erros de aplicações.

Apenas um sistema de gestão para a empresa é suficiente?

Contador usando um sistema de gestão integrado e com função mobile

A resposta simples é: depende. Com seus diversos módulos, um sistema de gestão ERP organiza e centraliza as informações. Mas, por ser um software "generalista", acaba sendo limitado, contendo apenas as funções mais básicas.

Então, se a sua infraestrutura precisar de maior profundidade e excelência em atividades como marketing, fiscal e a automação de processos de negócios, o ideal é usar outros sistemas e softwares complementares.

A grande questão é que os dados e informações gerados precisam estar integrados ao ERP (e outros sistemas), formando uma grande teia conectada. É a única maneira de ter uma visão 100% real do que os departamentos fazem e, claro, adquirir insights únicos que desenvolvam a organização como um todo.

Benefícios da integração de sistemas

1. Tomada de decisão simplificada

Obter uma visão completa integrando seus sistemas de software simplifica o processo de tomada de decisão. Elimina a necessidade de alternar entre diferentes sistemas de gestão empresarial para obter dados que podem influenciar as estratégias.

2. Maior produtividade

Ter sistemas integrados de gestão melhora a produtividade das operações. Isso é relevante quando os mesmos dados são inseridos várias vezes em diferentes aplicações. Com apenas um ponto de entrada de dados o processamento é mais simples e rápido.

3. Dados mais confiáveis

Integrar e unificar os sistemas de gestão reduz o risco de usar dados imprecisos. Um único ponto de vista permitirá que sua empresa trabalhe em uma perspectiva e elimine o que é conflitante.

4. Melhor atendimento ao cliente

A capacidade de acessar as informações do cliente de forma rápida e fácil é vital para manter bons relacionamentos. Integrar o sistema de gestão CRM permitirá ajudar os clientes de forma mais eficaz.

5. Redução de custos

Com a automação de tarefas burocráticas e repetitivas através de softwares, é possível reduzir várias horas de trabalho.

Esse tempo é melhor aplicado em análises mais profundas do negócio, com os dados centralizados e obtidos de forma confiável, e a partir dessas análises podem ser descobertas oportunidades de redução de custos e eliminação de gargalos.

Conclusão

Imagem que representa um dashboard de um sistema de gestão

A mágica que mantém as empresas avançando são os sistemas de gestão que elas usam. Sem a sua adoção uma organização teria um trabalho desunido e ineficiente, demorando muito mais para atingir os objetivos de crescimento.

Mas, como deu para perceber, utilizar apenas um tipo de sistema de gestão pode ser pouco, já que cada um deles têm foco em uma atividade ou área específica:

  • ERP: o sistema de gestão ERP unifica processos e centraliza a gestão empresarial;
  • CRM: mostra a história do relacionamento do cliente com a empresa, facilitando o trabalho dos setores de marketing e vendas;
  • BPM: mapeia e automatiza os processos focados em negócios, contribuindo para decisões mais estratégicas.

Dessa maneira, utilizar sistemas integrados de gestão é a saída para ter tanto sucesso em processos que integrem os usuários como uma gestão mais estratégica e voltada aos objetivos do negócio.

Inclusive, um sistema de gestão ERP pode também se integrar com um software fiscal. Conheça 5 benefícios ao ler nosso post sobre esse assunto.

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