O processo manual de lançamento de XML no Datasul gera problemas para várias empresas brasileiras, independente do porte ou segmento.

A digitação das informações e pouco controle dos processos resultam em perda de tempo e retrabalhos, como alegam a maioria das empresas que chegam até nós.

Ainda, outro problema apontado é a incerteza sobre a integridade de todos os documentos, e dificuldade da conferência e manutenção nota a nota.

Importe XML de forma automática com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Por isso, hoje vamos explicar para você como receber, baixar e importar XML no Datasul de forma automatizada. Continue a leitura e entenda!

Como automatizar o download e importação de XML no Datasul

O processo manual é lento e repetitivo, e também tem o risco de erros com digitações e posteriores retrabalhos. Por isso, você verá agora como automatizar a importação de XML no Datasul passo a passo.

1. Baixar os XMLs de forma automática

O primeiro passo é receber todos os documentos fiscais de forma automática, sem depender de e-mails ou consulta com chave de acesso no site da SEFAZ.

Assim, você garante a validade jurídica de NFe, NFSe e CTes que são emitidos contra o CNPJ da empresa ou CPF de Produtor Rural.

Além disso, ao baixar XML no Datasul de forma automática, você elimina os processos repetitivos de digitação, graças à tecnologia RPA, poupando tempo e esforços da equipe.

Para receber tudo de forma automática e conseguir importar no Datasul (passo 2), você precisa contar com a solução da ConexãoNF-e, pois ela é uma plataforma 2 em 1, ou seja, é conectada tanto com a SEFAZ e prefeituras no recebimento, quanto ao próprio ERP Datasul na importação.

  • Entre no site da ConexãoNF-e e inicie o teste gratuito
  • Vincule o Certificado Digital, e os documentos fiscais começarão a aparecer na tela.

2. Integrar o recebimento automatizado no ERP

Agora que você já tem a plataforma de recebimento pronta para uso, basta configurar com o ERP Datasul na importação automática de XML, e você pode inclusive optar por um lançamento 100% automático, com regras predefinidas.

Funciona assim: o Portal ConexãoNF-e recebe NFe, NFSe e CTe direto da SEFAZ e prefeituras, e importa direto no ERP.

Ou seja, quando você entrar na tela do seu ERP Datasul, todos os documentos já estarão lá prontos para serem lançados, e com todas as informações do XML já preenchidas.

Integrar o Importador de XML da ConexãoNF-e ao Datasul é muito fácil e rápido, para isso, basta entrar em contato com um especialista, e ele irá auxiliar na instalação.

Como gerar DANFE do XML no Datasul de forma prática

Homem gerando DANFE do XML no Datasul

Para gerar o DANFE do XML dentro do Datasul, ou seja, sem precisar sair do ERP, é preciso utilizar uma API como a da ConexãoNF-e.

A API Geração de DANFE permite que o PDF da nota fiscal seja visualizado dentro do ERP sem precisar sair da tela, garantindo agilidade no processo.

Além disso, existem outras APIs que podem ser integradas em ERPs e Sistemas Contábeis, como:

  • API Extração de Dados e XML: extração de todos os XMLs da sua conta ConexãoNF-e para utilização no seu sistema BI.
  • API Emissão de Manifestos: emissão automática de manifestos de NFe e CTe através do sistema de gestão (ERP).
  • API Consulta no cadastro Sintegra (CNPJ, Inscrições estaduais ativas) com sistemas de alertas: atualização dos cadastros de fornecedores/clientes através da Consulta Sintegra, evitando problemas no faturamento e recebimento.

Existem várias outras APIs que a sua empresa pode utilizar, inclusive customizáveis sob demanda. Para saber mais entre em contato e solicite informações sobre o assunto.

Passo a passo: auditoria em lote e alteração de dados da NFe

Você ainda faz a auditoria e alterações em notas fiscais da sua empresa uma a uma? Saiba que é possível realizar o processo em lote!

Veja o passo a passo com o Facilitador Fiscal Datasul:

  1. Exportar XML do Datasul: com apenas 2 cliques, exporte os XMLs do Datasul em formato Excel;
  2. Conferência das informações: uma vez com os dados importados, é possível conferir todas as informações das NFes e fazer todas as alterações necessárias (se houver);
  3. Reenviar a NFe para o ERP: o Facilitador Fiscal possui a função de importar todos os XMLs conferidos de volta ao ERP em lote, utilizando o mesmo Excel que você já auditou.

A economia de tempo é muito perceptível, pois elimina o processo de conferir todas as informações de cada nota fiscal dentro do ERP, e possibilita fazer as devidas alterações com importação em lote.

Os ganhos em compliance também são significativos, pois, com um processo bem delineado e informações claras é possível auditar todos os documentos, mitigando riscos fiscais.

Desacordo do CTe no Datasul TOTVS

Fazer o Desacordo do CTe na SEFAZ pode ser complicado, burocrático e ainda depende da disponibilidade do Portal da NFe.

Por isso, vamos apresentar duas soluções muito mais rápidas para fazer o Desacordo do CTe no TOTVS Datasul:

  • Usar a plataforma ConexãoNF-e, onde o processo é realizado em poucos segundos, com a opção de Desacordo do CTe em lote.
  • Utilizar a API Emissão de Manifestos para realizar o processo na hora e sem sair do ERP Datasul.

Manifesto do Destinatário em Nota Fiscal

Assim como funciona no Desacordo de CTe, é possível realizar a Manifestação do Destinatário em NFe pelo Portal ConexãoNF-e ou através da API Emissão de Manifestos.

É claro que a sua empresa pode optar por se manifestar no site da Secretaria da Fazenda, porém, é um processo demorado e moroso, além de ter que ser feito nota a nota.

As soluções da ConexãoNF-e são conectadas à SEFAZ via Certificado Digital, ou seja, há total segurança no envio automático dos manifestos feitos (seja pelo Portal ou via API).

Benefícios da automatização na rotina fiscal

Um homem apresenta para outro os benefícios da automatização, usando notebook

Automatizar a rotina fiscal da empresa garante vários benefícios, inclusive em competitividade e redução de custos, com a eliminação de trabalhos manuais e suscetíveis a erros.

A seguir, você confere algumas das principais vantagens de automatizar processos com NFe, NFSe e CTe.

Segurança

A segurança das informações está diretamente ligada à validade fiscal garantida de todos os documentos, que são recebidos da SEFAZ e das prefeituras.

Além disso, é possível consultar tudo o que é emitido contra o CNPJ da empresa e o status dos documentos na SEFAZ, sendo que é possível realizar processos como Manifestação do Destinatário e Desacordo do CTe em poucos segundos.

Compliance

O processo automatizado garante a validação de dados de forma eficaz, além de manter um fluxo de trabalho muito mais prático e sem erros.

Um dos grandes ganhos em compliance para a empresa é o armazenamento digital dos documentos recebidos e emitidos, pelo tempo determinado em lei.

Ou seja, em caso de auditorias é possível consultar os XMLs solicitados em poucos segundos, com o uso de filtros inteligentes.

Além disso, o Facilitador Fiscal para o Datasul permite a auditoria facilitada dos dados de XMLs, prevenindo sua empresa de multas e autuações.

Produtividade

A rotina fiscal automatizada e integrada elimina vários trabalhos manuais e repetitivos, como digitação de chaves de acesso e validação de XML.

Com isso, há um aumento de produtividade no setor, que pode lidar com informações mais complexas e que trazem valor ao negócio.

Por fim, a tecnologia RPA integrada com APIs promove, além de um alto nível de segurança, economia de tempo em todas as fases com documentos fiscais, desde o recebimento até o lançamento no ERP.

Conclusão

Importar XML no Datasul de forma automatizada é importante para substituir processos manuais e melhorar o compliance fiscal do negócio.

Para isso, é possível utilizar a solução de automação da ConexãoNF-e, que cuida de todo o processo desde o recebimento dos XMLs da SEFAZ e prefeituras, até a importação e lançamento no ERP.

Tem interesse na plataforma? Você pode testar todas as funcionalidades por 3 dias grátis, inclusive na sua base Datasul! Entre em contato com nossos especialistas e comece agora mesmo!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e