O CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) é o documento fiscal responsável por registrar prestações de serviço de carga, seja rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário. Contudo, o arquivo digital da operação de transporte precisa ser guardado pelo período de 5 anos.

Para cumprir a lei, é comum que as empresas optem por baixar o arquivo XML do CTe pelo site da SEFAZ. No entanto, o processo não pode ser feito em lotes. Para cada documento que quiser baixar é necessário digitar manualmente a chave de acesso do DACTe correspondente e um código captcha.

Uma solução viável é contar com um sistema especializado no recebimento e armazenamento de documentos fiscais como a ConexãoNF-e. Confira no texto abaixo como o sistema funciona.

ConexãoNF-e: Sistema de consulta de CTe

A ConexãoNF-e captura direto da SEFAZ todos os Conhecimentos de transporte que sua empresa está envolvida e disponibiliza em um portal para sua consulta logo que são emitidos.

A captura acontece instantaneamente da SEFAZ e você pode ter acesso ao documento antes mesmo que a mercadoria chegue ao seu estabelecimento.

A partir do vinculo do seu Certificado digital com a plataforma, você tem acesso aos documentos em formato XML e pode gerar DACTe a qualquer hora. O arquivo digital também é armazenado em nuvem pelo tempo determinado pela lei, anulando o risco de multas pela falta de XML em fiscalizações.

Caso deseje ter os arquivos armazenados em seu computador, você pode baixa-los em lote.

O Portal de consulta também traz os detalhes dos documentos em tela e permite algumas ações, como por exemplo o evento de desacordo de operação de CTe.

Faça o evento de desacordo de operação

Recentemente a SEFAZ disponibilizou o primeiro evento de CTe, o evento de Prestação de Serviço em Desacordo. Uma ação semelhante ao Manifesto de destinatário (MDe) em relação a NFe.

CLIQUE PARA SABER MAIS!

Imagem3

Gere relatórios dos CTes Recebidos

Além dos benefícios mencionados, através da ConexãoNF-e você pode gerar relatórios personalizados dos documentos em que sua empresa é tomadora.

Configure a data, filtros e as informações que deseja ter no relatório:

Imagem3

Contudo, usando o sistema da ConexãoNF-e sua empresa ganha além de produtividade, várias opções adicionais de gestão e controle de documentos fiscais. Seja de CTe, NFe ou NFCe.

Conheça como funciona na prática fazendo um teste grátis da ferramenta. Acesse www.conexaonfe.com.br agora mesmo!

Bônus para Transportadoras!

Sua empresa é uma Transportadora? Temos uma novidade para você! A ConexãoNF-e agora tem a funcionalidade NF-e Transportadas, onde você consegue baixar CTe em lote e consultar automaticamente NFe dos produtos que vai transportar, sem depender do e-mail de seus clientes, para fazer um despacho de frete mais ágil.

Experimente nossa ferramenta com o teste grátis por 7 dias! Ou entre em contato conosco.

transportadora


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e