O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é o documento fiscal responsável por registrar prestações de serviço de carga, nos modais rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário e dutoviário. Portanto, o CTe faz parte da rotina de várias empresas que lidam com a operação de transporte.

Este documento, assim como acontece com a NFe, é em arquivo XML, que garante sua validade fiscal e deve ser armazenado por 5 anos, conforme a lei.

Para cumprir a legislação, algumas empresas optam por baixar o XML do CTe na SEFAZ. No entanto, esse processo é demorado pois não pode ser feito em lote.

Confira a seguir como baixar CTe em lote direto da SEFAZ, em conformidade fiscal e com segurança para a sua empresa!

Software de consulta e baixa de CTe: como funciona?

Para baixar o conhecimento de transporte na SEFAZ, é necessário digitar a chave de acesso contida no DACTE e resolver um captcha. Este processo só pode ser feito um a um, portanto, é necessário recorrer à outra alternativa quando o volume de documentos é grande.

Felizmente, já existem softwares que operam de acordo com a Secretaria da Fazenda, capturando todos os CTes de forma automatizada da própria SEFAZ, com agilidade e segurança garantida.

O software da ConexãoNF-e é uma solução que vem se destacando no mercado quando o assunto é captura de documentos fiscais, por ser rápido e intuitivo, e contando com clientes que possuem volume mensal de mais de 30 mil conhecimentos de transporte por mês.

Passo a passo: como baixar CTe em lote com ConexãoNF-e

  1. Entre no site da ConexãoNF-e e inicie um teste gratuito da ferramenta (não é necessário cartão de crédito);
  2. Dentro do Portal, é necessário vincular o seu Certificado Digital para ocorrer a comunicação entre software e SEFAZ;
  3. Suas notas fiscais e conhecimentos de transporte dos últimos 30 dias irão aparecer automaticamente, em ordem de chegada.

Agora que você já tem acesso à todos os CTes da sua empresa e suas devidas informações, é hora de baixar os XMLs em lote. O processo leva apenas alguns segundos, veja:

  1. Vá em “Fechamento” no Portal da ConexãoNF-e;
  2. Selecione o período desejado para baixar os XMLs e o tipo de documento (neste caso, CTe Recebidos);
  3. Clique em “Iniciar fechamento”. Em menos de um minuto seus XMLs serão baixados em lote.

“Já tenho todas as chaves de acesso que preciso, como proceder neste caso?”

Essa era a dúvida de muitas empresas, e para suprir a necessidade de baixar XMLs com chave de acesso a ConexãoNF-e criou o “Ações em Lote”. Nesta aba da solução, é possível escolher entre baixar XML, DANFE ou DACTE em lote, apenas colando as chaves de acesso e clicando em “Executar”.

aba ações em lote conexaonfe

ações em lote conexaonfe

Em ações em lote também é possível realizar o Desacordo do CTe e o Manifesto do Destinatário em NFe, além de ter a possibilidade de baixar os documentos utilizando CNPJ do emissor, número e série da NFe, NFSe, NFCe ou CTe.

Comparativo: baixar CTe na SEFAZ ou na ConexãoNF-e? Qual é a diferença?

Um ponto muito importante que você deve considerar é que a ConexãoNF-e é integrada à SEFAZ, ou seja, todas as notas fiscais e conhecimentos de transporte capturados são validados e apresentam o status do arquivo em tempo real.

Isso assegura sua empresa contra as notas frias, já que você terá acesso a 100% dos CTes emitidos contra seu CNPJ, e pode informar a SEFAZ sobre qualquer irregularidade na hora, em poucos segundos e sem burocracias.

A seguir, você pode ver a diferença tabelada entre continuar consultando na SEFAZ, ou migrar para a ConexãoNF-e.

Função Site da SEFAZ ConexãoNF-e
Precisa digitar a chave de acesso Sim Não
Precisa de Certificado Digital Sim Sim
Consulta e baixa NFe e CTe Sim Sim
Faz download de NFe e CTe em lote Não Sim
Faz download de DANFE e DACTE em lote Não Sim
Armazena os arquivos XML Apenas por 90 dias Por 5 anos mais o ano vigente, conforme a lei
Informa o status do documento Sim Sim
É possível fazer o Desacordo de CTe Sim Sim

Ainda, quando o volume de documentos fiscais é muito alto, como em distribuidoras e transportadoras, fazer a consulta manual na SEFAZ se torna inviável.

Quais são as principais vantagens de contar com uma solução especialista?

A tecnologia chegou para facilitar os processos fiscais e agilizar a rotina das empresas, mas na prática, o que muda no dia a dia dos profissionais que lidam com uma solução de consulta e download automático de CTes? Confira a seguir!

Segurança fiscal garantida

Uma das principais preocupações de qualquer negócio é com a segurança das informações, portanto, é preciso que tudo esteja às claras e que nenhuma inconsistência passe despercebida.

Quando falamos em captura total de CTes, é para levar ao pé da letra: se alguém emitir um conhecimento de transporte contra a sua empresa de forma indevida, você ficará sabendo. Também é possível fazer outras conferências antes mesmo da mercadoria chegar ao seu estabelecimento, como por exemplo:

  • Código NCM;
  • quantidade;
  • unidade de medida;
  • impostos;
  • entre outros.

Evento de desacordo da operação em poucos segundos

Com o conhecimento de transporte em mãos, é possível fazer o desacordo do CTe em menos de um minuto, dentro do próprio software de recebimento, inclusive em lote. Veja como funciona na prática:

Geração de relatórios para apuração de impostos e fechamento mensal

Sua equipe ainda precisa procurar as informações de forma manual para gerar relatórios à gerência ou fechar o mês? Com ConexãoNF-e os relatórios podem ser feitos de forma automatizada, escolhendo entre opções mais básicas ou avançadas:

relatorio de cte

Usando o sistema da ConexãoNF-e sua empresa ganha além de produtividade, várias opções adicionais de gestão e controle de CTe, CTe OS, NFe, NFSe e NFCe.

Veja como funciona na prática fazendo um teste grátis da ferramenta. Acesse www.conexaonfe.com.br agora mesmo!

Bônus para Transportadoras

Sua empresa é uma Transportadora? Temos um bônus para você! A ConexãoNF-e tem a funcionalidade NF-e Transportadas, onde você consegue consultar automaticamente NFe dos produtos que vai transportar, sem depender do e-mail de seus clientes, para fazer um despacho de frete mais ágil.

Entre em contato conosco e solicite um teste grátis!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Receba, armazene, e gerencie documentos fiscais eletrônicos com agilidade e segurança

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e