
Para gerenciar as atividades e integrar os setores de um negócio, muitas empresas fazem uso do ERP. Ele é um sistema de gestão empresarial que centraliza as informações e organiza os processos da empresa.
Porém, grande parte dos empreendedores só conhecem ou ouvem falar de sistemas famosos, e também caros, que são robustos e utilizados por médias e grandes empresas.
Uma solução eficiente para empresas que não pretendem gastar muito são os ERPs gratuitos. Eles existem, e se dividem entre plataformas pagas com versão gratuita ou soluções Open Source.
A seguir, vamos detalhar tudo isso para você, e mostrar 7 alternativas de sistemas de gestão gratuitos. Confira!
Como funciona um ERP grátis
Um sistema ERP gratuito não se diferencia muito de ERPs pagos quando o assunto é funcionalidade, isso porque os módulos de uma solução dependem muito da empresa fabricante.
A grande diferença é que geralmente os ERPs pagos são mais completos e suportam uma carga maior de informações e dados, além de contar com suporte especializado e entregar a solução pronta ao cliente.
Podemos dividir as soluções gratuitas em dois tipos principais:
ERP gratuito: é um ERP desenvolvido por uma empresa que já vem com seus módulos completos. O mais comum é encontrar empresas que já tem outros sistemas pagos, sendo a versão grátis uma forma de demonstrar o produto ao oferecê-lo com uma quantidade limitada de funcionalidades.
ERP Open Source: é um software de código aberto, ou seja, é possível modificá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa. Para lidar com um ERP Open Source e configurá-lo, é preciso contar com uma equipe de TI que entenda do assunto, e ficar sempre atento aos fóruns da solução escolhida, já que geralmente este será o único suporte à ferramenta.
O que considerar na escolha do ERP?
Antes de contratar uma solução, seja ela paga ou gratuita, é preciso saber quais são as prioridades da sua empresa. Um ERP ser gratuito não é motivo para sair utilizando tudo sem analisar antes, afinal, ainda há custos com tempo e treinamento da equipe, para se adaptar ao novo sistema de gestão.
Outro ponto muito importante é sobre a integração com outros softwares da sua empresa, tanto os que você já possui, quanto os que pretende contratar. Um ERP deve centralizar as informações, logo, é recomendável que ele se conecte com facilidade a outros sistemas.
Já abordamos este assunto de forma mais completa em nosso blog, confira: critérios de avaliação na escolha do ERP para sua empresa: veja o que deve se atentar!
Lista: 7 sistemas ERP gratuitos e suas funcionalidades
Agora que você já entendeu os tipos de ERPs que pode adquirir gratuitamente na sua empresa, separamos uma lista com alguns nomes do mercado e seus módulos. Além disso, incluímos opções Open Source que também podem ser interessantes.
1. Bling ERP
O Bling é um ERP online, que conta com diversas funcionalidades para atender demandas sobre: emissão de notas fiscais, integração com e-commerce, gestão de estoque, vendas, logística, entre outros.
Ele é um ERP pago que tem 6 planos disponíveis, entre eles, um plano gratuito que recebe o nome de "Níquel". Todas as informações sobre os planos podem ser encontradas na página de planos e preços da Bling.
Funções disponíveis no Bling Níquel:
- Armazenamento de até 3Mb;
- Controle de contas a receber;
- Controle de caixa e bancos;
- Fluxo de caixa;
- Balancete;
- Emissão de boletos registrados através da Bling Conta.
2. FoxManager
O FoxManager é um software de gestão em nuvem para empresas de comércio, serviço, indústria, aluguel, logística e alimentação. Ele possui diversos módulos para vendas, estoque, finanças, contabilidade, entre outros.
Para até 2 usuários, o ERP é grátis, e conta com as funcionalidades:
- 100 lançamentos financeiros por mês
- 10 CRM ALFA (leads/contatos)
- Alguns módulos (para mais informações é preciso entrar em contato com eles);
- 10Mb de espaço em disco.
3. ERP Lite Free Plus
Este sistema é gratuito e conta com diversas funcionalidades para gerenciar as informações de uma empresa. O software é oferecido pela WK Sistemas, que possui soluções gratuitas ou pagas para empresas de todos os portes e segmentos.
Módulos do ERP Lite Free Plus:
- Pedidos;
- Inventário;
- Fluxo de Caixa;
- Contas a Pagar/Receber;
- Faturamento com NF-e;
- Integração PagueVeloz;
- Integração com Contador.
4. Bitrix24
O Bitrix24 é um ERP online e gratuito focado em gestão e logística, sendo que há uma versão de código-fonte aberto que pode ser instalada no servidor da empresa. O ERP conta com um vasto número de funções disponíveis.
Confira alguns dos módulos a seguir:
- RH;
- Vendas;
- Comunicação;
- Planejamento/Projetos;
- Documentos;
- Colaboração;
- CRM Móvel;
- API e App Marketplace;
- Intranet.
5. MarketUP
O sistema de gestão grátis MarketUP é voltado para micro e pequenas empresas de diversos segmentos de negócio. Ele conta com vários módulos para controlar informações sobre vendas, finanças, estoque, entre outros.
Módulos do ERP:
- Loja Virtual;
- PDV;
- Financeiro;
- Relatórios;
- Compras;
- Fiscal;
- Estoque;
- Mobile.
6. Apache OFBiz (Open Source)
O Apache OFBiz é flexível e gratuito, e pode ser utilizado por empresas de diversos segmentos. É um Open Source personalizável e que possui módulos escaláveis. Veja quais são eles:
- Contabilidade (GL, AR, AP, FA);
- CRM, gerenciamento de pedidos e comércio eletrônico;
- Armazenamento e Estoque;
- Fabricação e MRP.
O site e o vídeo da Apache OFBiz estão em inglês.
7. Dolibarr (Open Source)
O Dolibarr é um Open Source ERP e CRM para pequenas e médias empresas, grandes empresas, freelancers e fundações. É possível escolher quais módulos deseja habilitar, e seu modelo é personalizável e extensível, sendo que ele aceita complementos externos.
Os módulos do Dolibarr são:
- CRM e Vendas;
- Gerenciamento de RH;
- CMS, site, comércio eletrônico, PDV;
- Produto e Estoque;
- Finanças e Faturamento;
- Marketing;
- Produtividade;
- Integração, Desenvolvimento.
Gostou do conteúdo? Sistemas de gestão, contabilidade e temas fiscais são assuntos muito discutidos aqui em nosso blog! Para não perder nada, assine nossa Newsletter mensal e receba os conteúdos em destaque do mês.