O trabalho do contador está entre as atividades mais relevantes para o desenvolvimento de uma gestão estratégia e sustentável em uma empresa. Isso porque esse profissional é o responsável por cuidar com o devido rigor  atenção de toda a parte fiscal a qual o negócio é submetido, o que corresponde a um trabalho que exige muito rigor e profissionalismo.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como a tecnologia pode contribuir para facilitar o trabalho do contador, a fim de que ele consiga desempenhar suas atividades com muito mais produtividade, sem abrir mão do padrão de qualidade e atenção que a profissão exige. Se quiser saber mais sobre o assunto e se manter bem informado, continue a leitura.

A importância da tecnologia para o trabalho do contador

Há algum tempo, a tecnologia vem mudando o perfil de algumas profissões, desde as ligadas à inovação até aquelas que são consideradas mais tradicionais, como advogados, engenheiros e contadores. Desde que os computadores começaram a ficar mais comuns nas empresas, há cerca de 20 anos, esses profissionais também começaram a se modernizar.

Essa evolução não foi só no sentido de entender e usar as novas ferramentas, mas de desenvolver novas habilidades e agregar valor ao trabalho prestado por conseguir usar a tecnologia ao seu favor. Esse é um caso típico dos contadores.

Eles deixaram de ser “os caras dos impostos”, que ficavam mergulhados em papéis e gastavam um tempo enorme registrando e organizando tudo para agregarem a função de consultores dos empresários em seu currículo. Com a tecnologia, eles conseguiram tempo para olhar os negócios de seus clientes mais detalhadamente, observando os processos com calma e podendo, dessa forma, opinar com mais eficiência e até se tornarem bons conselheiros.

No entanto, os contadores não perderam o foco da sua atividade-fim: a contabilidade. Eles estão, cada vez mais, apropriando-se das soluções tecnológicas disponíveis no mercado para tornar o trabalho do dia a dia mais rápido e fácil. Assim, conseguem fazer o próprio trabalho de forma consistente, atendendo à demanda dos clientes ao mesmo tempo em que fazem tudo dentro da legislação vigente.

A tecnologia é importante no trabalho do contador, pois a partir dela é possível melhorar o desempenho e se manter sempre atualizado diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Entre as principais atividades no trabalho do contador que podem ser beneficiadas pela tecnologia estão:

  • armazenamento de dados e documentos;
  • controle de datas importantes e compromissos;
  • gestão de talentos;
  • desenvolvimento de relatórios;
  • controle financeiro.

Empresa ou contador: saiba de quem é a  responsabilidade

A tecnologia facilitou, inclusive, o relacionamento entre o contador e seus clientes no que diz respeito à responsabilidade de cada um. Com a automatização de vários processos, como a custódia dos documentos fiscais, praticamente acaba aquele jogo de empurra-empurra para saber quem guarda os arquivos XML referentes às notas fiscais, por exemplo. Agora, tudo fica agrupado em um só lugar — um sistema online no qual as duas partes, contador e empresa, têm acesso — e pode ser buscado de forma fácil e rápida.

O sistema perfeito para gestão fiscal é o da ConexãoNF-e. Conheça!

Um outro caso é a cobrança de informações para o fechamento dos relatórios contábeis mensais. Com um sistema que guarda todas essas informações de maneira organizada e que podem ser acessadas a qualquer hora em qualquer lugar, o contador faz as consultas necessárias sem precisar passar por uma maratona de e-mails e telefonemas. Isso torna todo o processo mais leve e dinâmico.

Benefícios da tecnologia para a rotina de trabalho do contador

Melhor relacionamento e segurança nos processos

Esse acesso às soluções que facilitam a rotina e contribuem para um bom relacionamento entre os profissionais e seus clientes também vem ao encontro do Código Civil que entrou em vigor em janeiro de 2003. O documento diz que os dois lados são corresponsáveis por quaisquer erros ou informações enviadas incorretamente para os órgãos de fiscalização.

Por isso, é importante para o empresário ter ao seu lado um contador competente e de extrema confiança, afinal, ele lidará com dados que devem ser precisos. E por que não contar com um sistema para fazer a gestão da informação contábil de forma clara e correta, inclusive alinhada com a legislação? Com um profissional e um sistema eficiente, a produtividade e a segurança ficam garantidas.

Aumento na produtividade

Um sistema de gerenciamento contribui significativamente para o aumento da produtividade de um profissional da contabilidade, já que várias tarefas que antes demandavam tempo e dedicação exclusiva, podem passar a ser executadas pelo sistema de forma automática. Com esse ganho de tempo, o profissional pode se dedicar a outras atividades e, a partir disso, melhorar cada vez mais seu desempenho.

Redução de custos

A redução de custos também é um ponto de destaque, visto que com o uso de ferramentas tecnológicas elimina a necessidade de sistemas diversos, além dos custos com armazenamento de arquivos, manutenção de máquinas etc. Com um software específico, todos esses procedimentos são realizados e arquivados com muito mais segurança e eficiência.

Otimização de processos

A otimização de processos ocorre naturalmente a partir do uso da tecnologia na rotina de trabalho do contador, visto que uma vez que várias atividades que antes eram manualmente desenvolvidas passam a ser feitas automaticamente, de acordo com a programação estabelecida. Com isso, há um ganho significativo que ultrapassa a questão de tempo e também proporciona mais qualidade na rotina de trabalho do profissional.

O resultado da otimização de processos é uma maior eficiência operacional e consequentemente dos resultados alcançados. Com conhecimento, estratégia e um trabalho consistente é possível melhorar o desempenho e oferecer soluções diferenciadas para seus clientes.

Gostou do conteúdo? Neste artigo falamos sobre a relevância da tecnologia para a rotina de trabalho do contador, que a partir de bons sistemas podem realizar suas atividades com mais eficiência e rapidez. Essas vantagens fazem com que não só haja um aumento da produtividade, mas também promove a expansão do leque de produtos oferecidos.

Para saber mais sobre nossas soluções e ter acesso a conteúdos relevantes sobre o tema, curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e