Em 2021 o ERP Protheus, líder no mercado brasileiro, está passando por mais uma atualização importante: chegou o novo binário Harpia TOTVS.

Este novo servidor de aplicação traz ainda mais melhorias em performance e também em acessibilidade de idiomas, e pode ser utilizado já a partir da release 12.1.33.

O Protheus Harpia veio para substituir o Lobo-Guará, lançado em 2019. A seguir, você verá todos os detalhes deste novo binário, acompanhe!

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Assista agora mesmo:

O que é um servidor de aplicação e binário

Um servidor de aplicação, ou AppServer, é uma plataforma onde é possível fazer o desenvolvimento de aplicações e regras de negócio sem se preocupar com a infraestrutura do sistema.

O AppServer é responsável por garantir a segurança, disponibilidade e outros pontos em comuns a todas as aplicações que estão dentro deste servidor.

Já o binário, que fica dentro da pasta BIN, é composto pelo AppServer e pelo Smartclient, sendo que este último é responsável pela conexão entre a máquina do usuário e o SmartERP Protheus.

Ou seja, o AppServer e o Smartclient estão dentro do binário, sendo que o Harpia é o novo binário e o Lobo-Guará é o anterior.

Importe XML de forma automática com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

Qual é a diferença entre binário e release

Enquanto o binário é composto por AppServer e Smartclient, as releases são atualizações e melhorias nos módulos do sistema.

A Linha Protheus trabalha com mais de uma release ativa, e após 18 meses da expedição de uma release, ela para de receber suporte da fornecedora (a empresa TOTVS).

Portanto, as atualizações de release são importantes para manter o bom funcionamento do sistema ERP.

Além disso, para utilizar o binário Harpia, é necessário que o seu Protheus esteja atualizado para a versão 12.1.33, assim como a versão 12.1.24 foi indispensável para o Lobo-Guará.

Diferença entre binário e release

O que é o Protheus Harpia?

O Harpia é o novo binário e AppServer que traz melhorias em performance para o ERP Protheus da TOTVS.

Diferente do que acontece nas releases, que trazem melhorias por versão, a atualização para o AppServer Harpia garante mudanças significativas para todas as versões do Protheus a partir da 12.1.33.

O novo servidor de aplicação foi lançado com o objetivo de oferecer mais velocidade, estabilidade e robustez à Linha Protheus, graças ao fortalecimento da arquitetura dos sistemas.

Uma das grandes novidades nesse sentido são os dois arquivos de repositórios de objetos, criando uma divisão entre códigos padrão do sistema e códigos customizados.

Além disso, a divisão dos repositórios permite mais facilidade na instalação e manutenção dos sistemas.

Leia também: Ainda lança notas manualmente no Protheus? Saiba como otimizar esse processo!

Novidades do novo AppServer Harpia

Agora que você já sabe o que é o servidor de aplicação Harpia, confira em detalhes todas as novidades!

Repositório Segregado

O AppServer Harpia trouxe como principal novidade a segregação dos Repositórios de Objetos (RPOs), em que um é específico para códigos padrão do sistema, e outro para códigos customizados.

Os códigos padrão do sistema ficam no RPO Padrão, enquanto os códigos customizados do usuário são armazenados no RPO Custom.

Na prática, isso promove não só a melhoria da organização, como também facilita a atualização para as próximas releases.

Multi-Idiomas

Diferente dos binários anteriores, o Harpia possui um Repositório Padrão multi-idiomas, sendo que os códigos padrão estão disponíveis em Português, Inglês e Espanhol.

Isso facilita a rotina de empresas que trabalham com mais de um idioma, como por exemplo, as empresas que possuem operações no exterior.

Para simplificar ainda mais, a função de multi-idiomas está disponível na tela de login do sistema.

Tipagem de dados em TL++

O TL++ é a evolução do ADVPL, e é mais próximo de linguagens como Type Script e Java. No Harpia, o TL++ é a linguagem de programação utilizada.

Com isso, é possível mitigar erros de type mismatch, pois agora é possível identificar os problemas durante o desenvolvimento, compilação ou expedição, e não apenas na execução das funções.

Rest 2.0 em substituição do REST ADVPL

O REST ADVPL foi substituido pelo REST 2.0 no novo binário Harpia, e segundo a desenvolvedora, alguns dos benefícios da mudança são:

Retorno em HTML de página "404 not found", ao invés de retorno em Json;
Barras extras no endereço das requisições não são mais desconsideradas;
Versão 2 do SSL (Chave SSL2) descontinuada;
Alguns cabeçalhos informativos não serão mais enviados;
O mecanismo da amada de accept agora é executado a cada ciclo de refresh rate do [ONSTART] do AppServer;
O header Content-Type é devolvido com o valor do encode utf-8.

Fonte: TOTVS.

Lobo-Guará x Harpia: diferenças entre os AppServer da Linha Protheus

O binário Lobo-Guará, que foi a atualização anterior ao Harpia, trouxe uma série de inovações para a Linha Protheus, melhorando a performance do produto em até 30%.

Outro grande destaque do Protheus Lobo-Guará foi a centralização do dicionário de dados no banco de dados.

O Harpia tem como premissa melhorar ainda mais o sistema a partir da segregação de RPOs e o repositório unificado de idiomas, pois deste modo é possível utilizar os recursos do servidor com mais eficiência.

Ou seja, além de todas as inovações do Lobo-Guará, o Harpia traz ainda mais recursos para entregar mais agilidade e facilidade no uso do sistema.

Diferenças entre o Protheus Lobo-Guará e o novo binário Harpia.

Destaques da release 12.1.33

A partir da release 12.1.33 do Protheus já é possível utilizar o novo servidor de aplicação Harpia.

A própria atualização, que foi expedida em outubro de 2021, já entrega por si só vários benefícios para quase todos os segmentos de mercado.

Para utilizar a versão 12.1.33 é obrigatório atualizar alguns artefatos da Linha Protheus, são eles:

  • Application Server;
  • SmartClient;
  • DBAccess;
  • WebApp;
  • RPO.

Para garantir a melhoria contínua da tecnologia, é recomendado sempre manter o ERP atualizado. Ainda, 18 meses após a data de lançamento, a release para de receber suporte da fabricante.

Leia também: Os 9 tipos de condição de pagamento Protheus e como cadastrar

Conclusão

O novo binário Harpia agrega ainda mais performance ao ERP Protheus, graças à divisão entre RPO Padrão e RPO Custom, para segregar códigos padrão e códigos customizados.

Empresas com operações internacionais também se beneficiam muito com a atualização, já que o repositório unificado multi-idiomas garante facilidade na escolha.

Para conseguir todos os benefícios do AppServer Harpia é preciso atualizar a versão do Protheus para a 12.1.33, e para isso, o ideal é contar com uma consultoria TOTVS Protheus.

Gostou do conteúdo? Visite o blog da ConexãoNF-e e veja ainda mais conteúdos sobre tecnologia e ERPs!


Sobre a ConexãoNF-e

A ConexãoNF-e é uma empresa especialista em gestão de documentos fiscais eletrônicos, desde o recebimento na SEFAZ e prefeituras, até a importação e lançamento no ERP.

Com mais de 10.000 clientes de todo o Brasil, a ConexãoNF-e oferece uma das plataformas mais completas de gestão de XMLs, e tem como diferencial a integração nativa com os ERPs Protheus e Datasul, o que promove alto nível de automação.

Quer saber mais sobre como a ConexãoNF-e pode ajudar a sua empresa? Veja todas as soluções em nosso site: conexaonfe.com.br!

Autor Felipe Machado de Oliveira
Analista Protheus na ConexãoNF-e Graduado em Análise de Sistemas de Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, técnico em tecnologia da informação pelo SENAI, técnico em sistemas da informação pela Universidade Católica de Santa Catarina, e especialista no ERP Protheus. Escreve sobre integração de sistemas, ERP Protheus e segurança de dados.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e