Líder no mercado de ERPs brasileiros, o sistema Protheus da TOTVS está passando por uma das mais importantes mudanças de versão no ano de 2019.

Se sua empresa usa o ERP Protheus você deve se preparar e saber que a versão 12.1.17 se torna obsoleta até o fim deste ano e não ganhará mais suporte, portanto a atualização para a versão 12.1.23 ou 12.1.25 é necessária.

Contudo, muitas dúvidas estão surgindo na comunidade sobre a atualização e o novo binário chamado “Lobo-Guará”, indispensável para a versão. Por isso, preparamos esse artigo e um infográfico para que você fique por dentro de tudo e entenda como seu negócio será impactado. Confira!

O que é a versão Lobo-Guará e por que ela é importante?

A versão Lobo-Guará é um novo binário (também chamado de AppServer) que foi lançado em conjunto com a atualização 12.1.23 do Protheus, sendo que esta atualização e as posteriores necessitam do binário Lobo-Guará para funcionar.

O AppServer é um aplicativo responsável por conectar o Protheus, dentre outros ERP da TOTVS, com algum banco de dados. Este em específico foi desenvolvido para substituir os binários já existentes, garantindo uma performance até 30% mais rápida às próximas atualizações do Protheus, dentre outras funcionalidades que serão vistas ao longo deste artigo.

É importante dizer que desde a criação do Protheus, a infraestrutura do sistema era baseada em arquivos no servidor e que qualquer configuração que a aplicação precisava consultar, fazia-se necessário um acesso no sistema de arquivos, o que não é muito eficiente. A partir da versão 12.1.23 e da introdução do Lobo-Guará, existe a possibilidade de passar essa estrutura para um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), o que torna essa atualização uma grande evolução tecnológica para o ERP Protheus.

O principal objetivo da implementação dessa versão é a melhoria do desempenho, ao atrelar informações no Banco de Dados e utilizar mais capacidade de memória do sistema. Além disso, essa atualização será altamente recomendada a todos os usuários do Protheus, por conta da versão anterior parar de receber suporte da TOTVS a partir de 2020.

Qual é o sentido do nome “Lobo-Guará”?

Todos os binários anteriores tinham números como nome. Este é o primeiro com nome próprio, o que gera um certo estranhamento.

De acordo com a conferência Coffee and Code, da TOTVS, o motivo do nome Lobo-Guará é na verdade bem simples: a equipe da TOTVS queria homenagear algo que representasse o Brasil, chegando a um animal da fauna brasileira, e por fim, escolhendo o Lobo-Guará, um animal rápido e que representa a mudança.

Segundo eles, as próximas atualizações do binário também terão nomes, o que pode até mesmo facilitar a leitura e comunicação entre as pessoas ao se referirem a versão “Lobo-Guará”, e não vários números.

Principais mudanças da atualização

O que preocupa muitos empresários sobre essa versão é justamente a quantidade de mudanças que vem junto com ela. Veja algumas delas:

Melhorias no Protheus

São várias as vantagens da nova versão do Protheus e do Lobo-Guará, dentre elas podemos citar:

  • Otimização dos programas em busca de informação;
  • Melhoria da gestão de configuração do ambiente;
  • Aumento da performance do sistema e abertura mais rápida;
  • Centralização do Dicionário de Dados do sistema no mesmo Banco de Dados.

Com o encerramento do uso do AppServer 32bits, uma tecnologia ultrapassada, há a permissão da ultrapassagem de 4GB de memória RAM no AppServer 64bits Lobo-Guará, o que garante responsividade e velocidade aprimoradas.

Além disso, ao centralizar os dados no Banco de Dados, há uma maior garantia de não perder informações importantes no caso de interrupções no ambiente de gestão (queda de energia, por exemplo).

Dicionário de Dados

No ERP todas as informações são baseadas em Dicionário de Dados, reunidos em metadados. Tabelas são criadas no Banco de Dados a partir de todas as informações necessárias que o Dicionário de Dados dispõe. De forma simples, isso se refere aos campos que devem ser preenchidos para a armazenagem no ERP, como os dados cadastrais de algum cliente, por exemplo.

Com o Lobo-Guará, o Dicionário de Dados e outros arquivos transacionais podem ser migrados para o Banco de Dados, fazendo transferência de grande parte dos arquivos temporários para a área temporária do Banco de Dados.

Além de facilitar a recuperação de informações como dito acima, simplifica a instalação para o cliente, pois deixa de ter um componente a mais para configurar e se preocupar com os logs.

Para fazer a migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados, é necessário ter o Protheus atualizado na versão 12.1.23 ou 12.1.25 e usar a nova ferramenta TOTVS CodeAnalysis. Essa etapa garante a padronização dos códigos e um ganho de velocidade de até 10 X  em relação à performance do produto.

Apenas um binário para todas as plataformas

Além da melhoria de performance, o novo binário também foi lançado para auxiliar no sistema de tecnologia da TOTVS, pois antes rodavam três binários que atendiam a diferentes ERPs e isso poderia ocasionar alguns transtornos.

O Lobo-Guará veio para substituir esses três binários, sendo uma junção deles. Ele será compatível com todas as futuras atualizações de produtos da empresa. E, ainda, a nova versão irá permitir o uso da nova linguagem de programação TL++, da TOTVS.

Aceitação da nova versão

Atualizar sistemas pode gerar transtornos aos usuários, principalmente por conta dos pacotes de ajustes, já que cada um só pode ser aplicado na atualização em que foi lançado.

Há também temor quanto a bugs e falhas, devido a possíveis más experiências na instalação de antigas versões do Protheus.

No caso dessa nova versão, a situação se mostra positiva, pois muitas empresas já aderiram ao novo sistema e alegam receptividade na atualização, mantendo-se também em alerta.

Por que optar por atualizar diretamente para a versão 12.1.25

A atualização 12.1.23 trouxe grandes mudanças, como você pode ver, mas como todas as atualizações do Protheus, ela expira em 18 meses após sua expedição, ou seja, em setembro de 2020.

Em julho de 2019 foi lançada a atualização 12.1.25, e há muitos pontos positivos sobre migrar para essa atualização sem passar pela anterior, além do tempo de vida maior por esta ser a atualização mais recente, a atualização também traz novas funcionalidades que podem ser vistas no site da release da TOTVS.

Além disso, o controle da numeração automática de documentos e registros que antes poderia ser feito pelo SXE/SXF será passado ao License Server, o que garante uma performance até 36 vezes melhor e aumenta a segurança ao mover o controle de processo do arquivo para a memória. Nessa atualização o License Server passará a ser obrigatório, tendo em vista que o SXE/SXF será descontinuado.

Cronograma

A liberação de novas versões do Protheus ocorre a cada 6 meses e contempla todas as melhorias e manutenções realizadas na versão anterior. A versão 12.1.17 expira e deixa de receber suporte até dezembro de 2019. A partir da data de expiração a atualização para a versão 12.1.23 é essencial, como já mencionado.

As datas de expedição podem ser acompanhadas pelo site do suporte da TOTVS, mas somente clientes tem acesso a esse calendário.

Como devo me atualizar a essa nova versão?

Para se atualizar a nova versão e ter acesso a todas as melhorias, você precisa acessar o portal de downloads da TOTVS e baixar as atualizações do Protheus, do binário (Lobo-Guará), Dicionário de Dados e repositório de objetos. Após baixar esses arquivos, execute o UPDDISTR, que é o programa que atualiza o Dicionário de Dados.

Por ser bastante técnico, as atualizações do Protheus geralmente são feitas por empresas especializadas, mas os passos da instalação podem ser vistos no site da TOTVS.

A importância de um sistema integrado para essa atualização

Como você já viu, é imprescindível atualizar seu sistema Protheus, e é igualmente necessário saber se os sistemas que integram seu ERP já aceitam essa versão recente. Portanto, fique atento às empresas que você contrata, se elas tem compromisso em se atualizar constantemente para manter tudo em ordem.

O software de recebimento e importação de XML de NF-es e CT-es da ConexãoNF-e é totalmente compatível com a versão 12.1.23 e 12.1.25 do Protheus e do binário Lobo-Guará, o que garante que todas as suas informações estejam alinhadas ao ERP, para que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios sem nenhum tipo de problema.

Nós da ConexãoNF-e estamos atentos a qualquer atualização da TOTVS para atender plenamente nossos clientes! Se você ainda não conhece o Importador de Notas da ConexãoNF-e, entre no nosso site e confira os benefícios da ferramenta! A redução de tempo no processo fiscal de recebimento de mercadorias pode chegar em 70%. Confira!

Resumo da atualização

Para simplificar e exemplificar os principais tópicos abordados no texto elaboramos um infográfico focado no assunto. Confira:

infografico protheus lobo guara

Compartilhe com sua equipe! Para ver a imagem ampliada clique aqui.

Agora que você já entendeu todas essas mudanças com o Protheus e AppServer Lobo-Guará, não deixe de conferir nosso artigo exclusivo sobre a automação de lançamentos no Protheus e ficar ainda mais informado.

Você também pode conferir o vídeo para uma versão integrada do lançamento de notas no ERP:


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e