09 Tipos De Condição De Pagamento No Protheus | Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre os tipos de condição de pagamento protheus
Publicado em

março, 2024

Escrito por

Arquivei

Os 9 Tipos De Condição De Pagamento No Protheus E Como Cadastrar

Veja passo a passo como configurar cada um dos 9 tipos de condição de pagamento no Protheus. Leia agora o material!

Financeiro



Integrações

Protheus

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Se você está considerando implementar o Protheus, você deve saber que ele é um ERP da TOTVS totalmente personalizável para atender às necessidades de empresas de todos os segmentos, principalmente para o departamento financeiro, como compras e vendas. Hoje, o foco é entender os tipos de condição de pagamento no Protheus!

Sendo assim, também é preciso entender a importância da parametrização das condições de pagamento na ferramenta. Essa estratégia é crucial para otimizar a rotina de vendas e facilitar a gestão financeira da sua empresa. 

A seguir, você encontra um guia atualizado para 2024, que oferece uma visão completa dos 9 tipos de condições de pagamento disponíveis no ERP, incluindo instruções passo a passo para configuração e boas práticas para evitar erros. Vamos lá?

Tipos de condição de pagamento Protheus e como cadastrar 

Tipo 1: à vista ou parcelado

Esses tipos de pagamentos são os mais comuns e são ideais para transações simples e rápidas. No Protheus, o primeiro tipo de pagamento é básico, podendo indicar os dias de acordo com a data base. 

Ou seja, escolha o número do código da transação, coloque o tipo como 1 e especifique as condições de pagamento separado por vírgulas (00, 30, 60).

No exemplo acima, o pagamento está parcelado, sendo que o primeiro é à vista (00), a segunda após 30 dias e a terceira após 60 da data da transação. Caso não necessite parcelamento, indique a condição de pagamento como 00.

Quando a data base, fique atento à configuração MV_DIACONT, já que 1 indica a data atual e 2 indica a contagem das parcelas a partir do dia seguinte da transação. Uma boa dica é adicionar uma descrição junto à transação para lembrar as especificidades da transação. 

Tipo 2: duplicatas com intervalo

Para o tipo 2, o administrador consegue definir as datas de vencimento para cada parcela, sendo bastante útil para os pagamento em múltiplas etapas e com intervalos regulares. Por isso, os campos de código e condições de pagamento são muito relevantes para essa configuração. 

Para o código, por exemplo, os 3 dígitos são levados em consideração: o primeiro se refere ao dia de intervalo até a primeira duplicata, às vezes o número que foi determinado como multiplicador – que é, na verdade, a condição de pagamento no Protheus. O segundo dígito é o número de duplicatas e o terceiro dígito é o intervalo de dias entre duplicatas e multiplicadores. 

Vejamos esse exemplo: 

  • Código: 341
  • Tipo: 2
  • Condição de pagamento: 7 (dias)

Deste modo, o 7 é o multiplicador e a partir disso, entendemos que o código 341 pode ser destrinchado assim: 3 vezes 7 é igual a 21, e ele indica 21 dias para a primeira duplicata. O 4 indica a quantidade de duplicatas e o 1 é multiplicado por 7, resultando nos dias de intervalo entre as duplicadas.

Ou seja, serão 21 dias para a cobrança da primeira duplicada e sete dias depois, teremos a segunda duplicata. Sete dias depois, teremos a terceira duplicata e sete dias depois teremos a última duplicata. 

Condição de pagamento no protheus tipo 02 - duplicatas com intervalo

Tipo 3: parcelas com Vencimento Fixo 

Para os pagamentos de vencimento pré-determinados, o ideal é optar pelo tipo 3, onde as parcelas têm vencimento fixo. Assim, o campo de condição de pagamento será determinante para realizar essa configuração, como o número de parcelas, carências e datas de vencimento.

Para isso, você verá o campo de condição de pagamento desta forma: N,D,V1,V2… Vn, onde N representa o número de parcelas, o D se refere ao intervalo de dias até o pagamento e o V1, V2 e outros representam as datas padrões de vencimento. 

Confira o exemplo a seguir: 

  • Código: 001 
  • Tipo: 3
  • Condição de pagamento: 5, 50, 7, 14, 21, 28 

Isto é, são 5 parcelas, com o vencimento após 50 dias da data de emissão e as datas do vencimento serão de 7 em 7 dias.

Tipo 4: parcelas com vencimento por dia da semana

Por aqui, você define o número de parcelas, intervalo de dias e o dia da semana para o vencimento. O tipo 4 é útil para os pagamentos repetidos nos mesmos dias da semana. 

Sendo assim, você verá a condição de pagamento no Protheus especificada com número de parcelas, intervalos de dias entre as parcelas e o dia da semana (1 é domingo e vai até 7, que é sábado), respectivamente.  

Na prática, veremos que a condição de pagamento é escrita assim: 4,30,3. Isso quer dizer que são 4 parcelas com vencimento a cada 30 dias, na terça-feira. 

Mas, e se, em 30 dias, o pagamento cair na quarta-feira? Nesse caso, será programado para a próxima terça-feira. 

Tipo 5: carência e duplicatas com vencimento fixo

O tipo 5 permitirá a definição do período de carência, mesmo antes do início dos pagamentos. O diferencial aqui está na condição de pagamento, se dividindo em dias para o primeiro pagamento, duplicatas e os dias de intervalo entre os vencimentos. 

Esse modo é simples, como o tipo 1, mas para ajudar, não se esqueça de adicionar uma descrição para especificar o máximo que puder. 

Tipo 6: parcelas com vencimento por dia da semana e intervalo

O tipo 6 é a combinação das características do tipo 4 com o 6, oferecendo flexibilidade para definir as datas de vencimento baseadas nos dias da semana e intervalos. 

Por exemplo, o código pode ser 001, o tipo é 6 e a Cond. Pagto é 6,15,4,30. Respectivamente, temos as parcelas, dias até o pagamento, dia da semana, intervalo de dias para processar o próximo pagamento).

Tipo 7: datas fixas de vencimento

Esse tipo é ideal para os pagamentos com as datas de vencimento sazonais ou pré-determinadas. Assim, o valor de cada parcela será calculado a partir da divisão do valor total da NF-e pela quantidade de parcelas.

Para isso, definimos 13 números separados por vírgulas, onde o primeiro se refere ao número de parcelas e os outros 12 mostram a data de vencimento de janeiro a dezembro. 

Veja um exemplo: 07, 03, 06, 09, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 03, 06

Podemos interpretar assim: 7 parcelas ao longo do ano com parcelas cobradas no dia 3 de janeiro, 6 de fevereiro, 9 de março e assim por diante até a sétima parcela. 

Condição de pagamento no Protheus tipo 07 - datas fixas de vencimento

Tipo 8: parcelas com percentuais

Precisou fazer o pagamento da parcela conforme os percentuais da transação? Considere utilizar o tipo 8, mas com muita atenção, pois a soma deve totalizar 100%. Entenda melhor a seguir. 

Código: 001

Tipo: 8

Cond. Pagto: [30,60,90],[25,35,40]

Onde [nn, nn, nn] são os dias a partir da data base e [xx, xx, xx] são os percentuais para cada parcela.

O significado disso é: 

  • em 30 dias, deve-se pagar 25% do total
  • em 60 dias, 35% do total
  • E em 90 dias, 40% do total

No caso de valores quebrados, utiliza-se o ponto, ao invés da vírgula. Ou seja, em vez de 25,5%, será escrito 25.5.

Tipo 9: condição manual 

Quando nenhum dos tipos anteriores se encaixa na sua necessidade, a saída é o tipo nove. Ele viabiliza definir, de forma manual, as parcelas e data de vencimento no momento da venda. Você pode usá-lo, por exemplo, para pedidos de venda ou orçamentos. 

Nesse caso, deve-se usar o parâmetro MV_NUMPARC para determinar o número de parcelas, entre 4 e 26 . Os campos “Parcela” e “Data” devem ser preenchidos se houver necessidade por parte da sua empresa. 

Veja um exemplo com 7 parcelas para um orçamento de vendas: CJ_PARC5, CJ_PARC6, CJ_PARC7 e CJ_DATA5, CJ_DATA6 e CJ_DATA7.

Depois, você deve informar se algum imposto será ou não incluso nas parcelas. Se sim, basta configurar o MV_IPITP9 com S ou com N para não incluso.

O modo manual permite também adicionar parcelas em percentual, devendo adicionar “%” no campo “Cond. Pagto”. Mas, se for o valor da moeda, é preciso preencher com “0” nesse mesmo campo. 

Por fim, entenda que dominar os 9 tipos de condições de pagamento no Protheus garante flexibilidade e otimiza a gestão financeira da sua empresa. Sendo assim, conte com este guia completo e atualizado para configurar as condições de pagamento adequadas às suas necessidades, evitando erros e otimizando processos internos.

Pular para a barra de ferramentas