
A parametrização da rotina de condição de pagamento é muito das mais importantes para algumas empresas, além de facilitar muito a ação de vendas, pois as configurações podem ser usadas tanto nos documentos de entrada quanto em pedidos de venda.
Existem 9 tipos de condição de pagamento no Protheus, e para configurá-las é preciso acessar "atualizações → cadastros → financeiro → condição de pagamento". A partir disso, basta clicar no botão "Incluir" e abrirá a tela de cadastro, onde é possível fazer as configurações.
Acompanhe o artigo e veja como configurar cada um dos tipos de condição de pagamento no ERP, passo a passo. Boa leitura!
Prefere assistir o conteúdo em vídeo? Clique aqui!
Tipos de condição de pagamento Protheus e como cadastrar
Tipo 1
É a condição mais básica de todas, onde você pode cadastrar a quantidade de parcelas ou se o pagamento é à vista, e deve indicar os dias de acordo com a data base. Veja como neste exemplo:
- Código: 001 (fica à sua escolha)
- Tipo: 1
- Cond. Pagto: 00, 30, 60 (dias separados por vírgulas)
Aqui, o que fará toda a diferença é o modo como você cadastra a condição de pagamento. Neste exemplo acima, temos que a primeira parcela será à vista (0 dias), a segunda após 30 dias e a terceira após 60 dias da data base.
Caso você queira fazer apenas à vista, basta preencher só com "00" no campo "Cond. Pagto".
Antes de salvar a configuração, dê uma descrição de acordo com o que você definiu para entender posteriormente qual é o tipo de pagamento. Por fim, selecione o botão "Confirmar" na parte superior direita da página.
Para o pagamento do tipo 1, é preciso estar atento sobre como foi feita a configuração no MV_DIACONT, sendo que 1 conta o dia atual e 2 conta apenas a partir do dia seguinte.
Tipo 2
No tipo 2 de pagamento, tanto o campo "Código" quanto o campo "Cond. Pagto" são muito importantes para a configuração. Veja como funciona a escolha do campo de código:
- 1º Dígito: dias de intervalo até a primeira duplicata x multiplicador*
- 2º Dígito: Número de duplicatas
- 3º Dígito: Intervalo de dias entre as duplicatas x multiplicador*
*Multiplicador neste caso é justamente o campo de condição de pagamento (Cond. Pagto) como você verá no exemplo a seguir:
- Código: 341
- Tipo: 2
- Cond. Pagto: 7 (multiplicador, no caso, 7 dias)
Agora, com a informação do multiplicador, é possível entender a condição de pagamento a partir do código 341:
- 3: 21 dias para a primeira duplicata (3x7)
- 4: 4 duplicatas
- 1: 7 dias de intervalo entre as duplicatas (1x7)

Tipo 3
O campo "Cond. Pagto" determinará sobre como será feita a configuração (número de parcelas, carências e datas de vencimento). Veja como será a estrutura do campo:
Cond. Pagto: N,D,V1,V2...Vn
- N: Número de parcelas
- D: Intervalo de dias até o pagamento
- V1, V2... Vn: datas padrões de vencimento.
Para entender melhor, confira o exemplo prático:
- Código: 001 (à sua escolha)
- Tipo: 3
- Cond. Pagto: 3,42,7,14,21,28
Ou seja: serão 3 parcelas, sendo que o vencimento ficará para 42 dias após a data de emissão, e as datas padrões de vencimento são de 7 em 7 dias (o sistema agenda sempre para a próxima data fornecida de acordo com o padrão).
Tipo 4
No tipo 4, o campo de "Cond. Pagto" também será o responsável por informar sobre o número de parcelas, intervalo de dias e o dia da semana de vencimento. Veja na prática:
Cond. Pagto: N,I,D
- N: número de parcelas
- I: intervalo de dias entre as parcelas
- D: dia da semana*
*O dia da semana é representado por um número específico, conforme a tabela:
1 | Domingo |
2 | Segunda-feira |
3 | Terça-feira |
4 | Quarta-feira |
5 | Quinta-feira |
6 | Sexta-feira |
7 | Sábado |
Veja como funciona na prática, conforme o exemplo a seguir:
- Código: 001 (à sua escolha)
- Tipo: 4
- Cond. Pagto: 4,30,3
Portanto, serão 4 parcelas com vencimento a cada 30 dias, na terça-feira.
No tipo de pagamento 4, o sistema leva em consideração como vencimento sempre a próxima data do dia da semana, logo, se neste exemplo o pagamento caísse para 16/06/2021 (quarta-feira), o vencimento correto seria apenas na próxima terça-feira (22/06/2021).
Tipo 5
No tipo 5 de configuração, o campo de condição de pagamento representa a carência, a quantidade de duplicatas e os vencimentos:
- Código: 001 (você escolhe)
- Tipo: 5
- Cond. Pagto: 10,12,30
Sendo que a condição se divide em:
10 = 10 dias para o primeiro pagamento
12 = 12 duplicatas
30 = 30 dias de intervalo entre os vencimentos
Este modelo também é fácil de entender e simples de configurar, mas não esqueça de dar um devido nome no campo "Descrição".
Tipo 6
O tipo 6 envolve mais números para o campo de condição de pagamento, portanto, primeiro vamos apresentar o exemplo e depois o significado de cada dígito.
- Código: 001 (à sua escolha)
- Tipo: 6
- Cond. Pagto: 6,15,4,30
Em que os números da Cond. Pagto. representam:
6 = 6 parcelas
15 = 15 dias até o primeiro pagamento
4 = Quarta-feira
30 = 30 dias entre os vencimentos
Ou seja,nos 4 dígitos são informados, em ordem e separados por vírgula:
- 1º dígito: número de parcelas
- 2º dígito: intervalo de dias até o pagamento
- 3º dígito: dia da semana*
- 4º dígito: número de dias entre cada parcela
*Conforme a tabela disposta no tópico "Tipo 4".
Tipo 7
Neste tipo é possível definir datas fixas de vencimento para o ano todo, sendo que o valor de cada parcela será calculado a partir da divisão do valor total da NF-e pela quantidade de parcelas.
Para isso, são definidos 13 valores separados por vírgulas, sendo que o primeiro define o número de parcelas, e os outros 12 mostram a data de vencimento das parcelas de janeiro a dezembro. Confira um exemplo:
- Código: 001 (você define)
- Tipo: 7
- Cond. Pagto: 03, 05, 10, 15, 20, 25, 30, 05, 10, 15, 20, 25, 30
Portanto, serão 3 parcelas ao todo, levando em consideração que a regra define as datas conforme os meses (05 de janeiro, 10 de fevereiro, e assim por diante).
Outro ponto importante é que o vencimento da primeira parcela será sempre imediatamente posterior à data base, ou seja, se a compra for feita dia 15 de maio, a primeira parcela vencerá no dia 25 de maio e a última no dia 05 de julho.

Tipo 8
Para fazer o pagamento das parcelas conforme percentuais você pode utilizar o tipo 8, mas é preciso estar atento, pois a soma total deve totalizar 100%. A configuração é feita no campo de condição de pagamento, veja como:
- [nn, nn, nn] são os dias a partir da data base
- [xx, xx, xx] são os percentuais para cada parcela.
Logo, ficará similar ao exemplo:
- Código: 001 (à sua escolha)
- Tipo: 8
- Cond. Pagto: [30,60,90],[25,35,40]
Em que há a relação:
em 30 dias, deve-se pagar 25% do total
em 60 dias, 35% do total
em 90 dias, 40% do total
Caso haja valores quebrados, é preciso utilizar o ponto (em vez de 25,5%, será escrito 25.5).
Tipo 9
Se nenhum dos tipos anteriores atende a sua necessidade, é possível recorrer ao tipo 9, em que o usuário pode informar de forma manual as parcelas e vencimentos no momento da venda.
É uma opção que pode ser utilizada para Pedidos de Venda e Orçamentos de Venda, mas que não deve ser realizada nos ambientes Compras, Financeiro e Automação Comercial.
É preciso configurar o parâmetro MV_NUMPARC para determinar o número de parcelas, sendo que por padrão o sistema já traz 4 parcelas criadas, e o limite permitido é de até 26. Os campos "Parcela" e "Data" devem ser criados conforme a necessidade da sua empresa. Veja o exemplo citado pela própria Totvs, na configuração de parâmetro com 7 parcelas:
- Para o pedido de vendas:
C5_PARC5, C5_PARC6, C5_PARC7 e C5_DATA5, C5_DATA6 E C5_DATA7.
- Para o orçamento de vendas:
CJ_PARC5, CJ_PARC6, CJ_PARC7 e CJ_DATA5, CJ_DATA6 e CJ_DATA7.
(Lembre-se, 4 parcelas já estão criadas no sistema por padrão).
Uma vez configurados os parâmetros, há outro ponto de destaque que é sobre o IPI, em que apenas na condição de pagamento tipo 9, deve ser informado se o imposto será ou não incluso nas parcelas. Para isso, basta configurar o MV_IPITP9 com S para sim (valor do IPI incluso), e com N para não incluso.
Por fim, o campo de condição pode ser tanto em valores quanto em percentual, sendo que:
→ Para parcelas em percentual, deve-se preencher "%" no campo "Cond. Pagto".
→ Para parcelas em valor de moeda, é preciso preencher com "0" o campo de "Cond. Pagto".
Por exemplo:
- Código: 001
- Tipo: 9
- Cond. Pagto: %
ou
- Código: 002
- Tipo: 9
- Cond. Pagto: 0
Lembrando que neste caso o número do código é de livre escolha.
Todas as informações e exemplos citados foram retirados do próprio site da Totvs, e se nenhum dos 9 tipos de condição de pagamento atender à sua necessidade, você deve entrar em contato direto com o fabricante do ERP.
Passo a passo sobre os tipos de condição de pagamento em vídeo
Além do artigo que você acabou de ler, nosso especialista em Protheus na ConexãoNF-e elaborou um passo a passo sobre cada tipo de condição de pagamento no ERP da TOTVS. Confira!
Tipos de pagamento 1, 2 e 3
Tipos de pagamento 4, 5 e 6
Tipos de pagamento 7, 8 e 9
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e confira nosso artigo sobre como importar NFe da SEFAZ direto no seu ERP!
