05 Dicas Para Escolher Uma Consultoria Protheus - Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre consultoria protheus
Publicado em

janeiro, 2024

Escrito por

Arquivei

05 Dicas Para Escolher Uma Consultoria Protheus

Uma consultoria Protheus garante o melhor uso do ERP e personalização avançada de acordo com seu negócio. Veja como escolher!

Gestão de Empresas



Dicas

ERPs

Funcionalidades Arquivei

Integrações

Protheus

TOTVS

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

À medida que a tecnologia muda e evolui, a TOTVS disponibiliza atualizações das suas soluções ERP. Novas versões garantem que o sistema de gestão esteja atualizado para dar suporte às operações das empresas.

No entanto, muitas empresas não pensam na necessidade de contar com uma ajuda especializada. Ter ao lado uma consultoria Protheus é importante para extrair o máximo do ERP.

A consultoria ERP Protheus também garante a produtividade, a eficiência dos usuários e a segurança da operação.

Mas como escolher uma consultoria para os módulos Protheus? É o que você vai aprender neste post.

O que é uma consultoria Protheus?

Uma consultoria de ERP Protheus é especializada na implantação, suporte e atualização desse sistema de gestão. Líder no segmento no Brasil, a TOTVS, sua fabricante, procura focar na venda para os seus clientes.

Assim, as consultorias têm experiência de negócio para ajudar as empresas a configurar o ERP, e também prestam suporte ao sistema, fazem manutenção preditiva, aplicam atualizações, entre outros.

O que faz um consultor Protheus?

Ao considerar o papel de um consultor de ERP, o ponto de partida é a transformação dos processos de negócios da sua empresa.

Consultores do ERP Protheus têm um profundo conhecimento desse sistema. Sejam eles autônomos ou façam parte de uma empresa, são responsáveis pela integração bem sucedida do software.

Uma consultoria entende os aspectos técnicos e funcionais do ERP. Modifica e personaliza a solução para atender às suas necessidades.

O custo da consultoria de ERP é calculado caso a caso. E baseado em alguns fatores como:

  • Tamanho do negócio;
  • Complexidade do sistema ERP a ser instalado ou atualizado;
  • Número de módulos a serem instalados;
  • Número de departamentos a serem impactados;
  • Número de usuários finais;
  • Necessidade de suporte;
  • Treinamento dos colaboradores.

Leia também: Como cancelar nota fiscal no Protheus

Por qual motivo contratar uma consultoria em ERP Protheus?

Ninguém conhece os detalhes do seu negócio melhor do que você, da mesma forma, quem entende melhor um ERP é uma consultoria de módulos Protheus que integra, implanta, atualiza e avalia esses sistemas.

A parceria entre você e esses profissionais é fundamental. E os motivos para ter os serviços de uma consultoria de módulos Protheus são os mais diversos:

  • Desenvolvimento e apresentação do projeto: a consultoria Protheus preparará uma demonstração para garantir que você e outros decisores entendam o que será feito. Depois vai coordenar as ações que vão certificar que as atualizações do sistema satisfaçam suas necessidades;
  • Treinamento e suporte ao usuário: após a implementação do software, o consultor precisa educar os integrantes da empresa sobre como utilizá-lo da maneira mais eficaz. Sem essa habilidade crítica, os membros de sua equipe podem ficar sem saber como usar o software e, consequentemente, fazer sua empresa perder tempo e dinheiro;
  • Suporte técnico e atualizações: a consultoria será responsável por realizar a manutenção do sistema ERP. Instalar atualizações e testar bugs. A configuração do sistema e a migração de dados também farão parte das responsabilidades.

Como escolher uma consultoria TOTVS Protheus

O que é preciso levar em conta quando o assunto é selecionar uma consultoria Protheus? As dúvidas, nessa hora, são muitas e vamos ajudar a resolvê-las.

1. Expertise em implantação

Uma consultoria precisa ter experiência em tecnologias de negócios e implantação de sistemas de informações gerenciais.

Contar com experts economiza custos, evitando módulos desnecessários. É o conhecimento que faltava para resolver problemas atuais e preparar o sistema para os planos de expansão empresarial.

Quando comparada com uma implementação interna, a consultoria Protheus levará a um ROI (Retorno do Investimento) mais alto.

Outro ponto importante é que os envolvidos necessitam ter experiência neste software ERP. Isso leva à proficiência nos métodos de customização dos módulos do Protheus.

2. Valor agregado

Muitas empresas praticam a chamada “empurroterapia”, e quem não conhece, acaba comprando módulos que não serão totalmente utilizados.

É importante checar se a consultoria é transparente neste ponto, não vendendo mais sistemas do que realmente é necessário.  

Quando a empresa conhece o seu ramo, valor agregado é incluído na proposta. E apenas o que é preciso é adotado. Por isso, desconfie das propostas em que o escopo não está alinhado ao seu negócio.

Dê preferência a parceiros que atendam diretamente às suas necessidades organizacionais.

3. Gerenciamento de projetos especializado

Uma consultoria ERP Protheus séria também será sua parceira para o gerenciamento de projetos.

Uma dica importante é perguntar como será esse plano. A resposta deve ter a previsão de duração de cada etapa e quando a equipe executiva precisará participar da discussão.

Os consultores precisam estar preparados para possíveis obstáculos e conseguir resolver desafios inesperados.

O cronograma pode mudar e é preciso ter controle para evitar falhas no projeto de ERP. Contratar uma boa empresa de consultoria Protheus pode economizar meses do projeto e custos desnecessários.

4. Análise imparcial da sua empresa

Um passo crítico para um projeto de ERP é a análise de negócios da empresa.

Esse processo mapeia não apenas os pontos internos, mas também o que tem é problemático, quais são os gargalos e metas para o futuro.

Pergunte à consultoria TOTVS como funciona essa questão e peça depoimentos de outros clientes. Um bom projeto é capaz de levantar ineficiências que nunca foram percebidas antes.

Consultores de ERP orientados a detalhes vão iniciar um extenso processo de descoberta, fazendo perguntas sobre métricas, etapas, segurança e as tecnologias existentes.

5. Insights do setor

Muitas empresas de consultoria Protheus têm anos de experiência em setores como o seu.

Elas não apenas conhecem as regulamentações, políticas e tendências da sua área, como também aprenderam muitas lições valiosas em implementações anteriores.

Uma boa consultoria não apenas irá fazer a implantação do ERP TOTVS. Vai oferecer recursos úteis, como incluindo insights do setor, sobre métodos e sistemas que podem agregar na sua rotina.

4 sinais de uma boa consultoria Protheus

  1. Um bom consultor reconhecerá e evitará armadilhas, como desvio de escopo, testes inadequados e limpeza de dados deficiente;
  2. O melhor consultor não é necessariamente aquele que promete entregar todas as suas necessidades;
  3. Honestidade e aconselhamento onde há limitações são melhores que “deixar como está” e ter problemas que comprometam a implantação;
  4. Como em qualquer decisão, conhecimento é poder e, neste caso, a experiência do consultor é tudo.

Conclusão

O Protheus é um dos sistemas mais utilizados no Brasil, e deu para perceber a importância de contratar e saber escolher uma consultoria para realizar a implantação.

Quer tornar sua empresa ainda mais produtiva ao utilizar esse ERP nos processos fiscais? Entenda, então, como funciona o Monitor DFe para integrar o sistema Protheus no Arquivei.

Pular para a barra de ferramentas