Nos últimos anos, o uso da tecnologia em nuvem tornou-se comum entre empresas de todos os portes e segmentos. Nesse contexto, o ERP na nuvem se destaca por ajudar a gerenciar processos de forma prática e flexível.

Nesse sentido, um estudo afirmou que 53% das empresas optam por usar um sistema ERP na nuvem em vez de uma solução on-premise, ou local. Um dos principais motivos para isso são os upgrades automáticos: uma solução que minimiza o tempo e o esforço envolvidos nessa tarefa.

Considerando que muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o ERP cloud, preparamos este conteúdo para abordar os principais pontos do tema. O conceito da tecnologia, seus módulos e vantagens são alguns dos assuntos abordados. Acompanhe!

O que é um cloud ERP?

Cloud ERP, ou ERP em nuvem, é um sistema de gestão empresarial totalmente integrado e hospedado na nuvem. Isso significa que o software está localizado em um servidor remoto. Com isso, os usuários podem acessar o sistema pela internet sem precisar instalá-lo em seus dispositivos.

Essa tecnologia permite que as empresas acessem seus dados a qualquer hora, em qualquer lugar, até mesmo por meio de dispositivos móveis. Além disso, as atualizações e melhorias são implementadas automaticamente pelo provedor de serviços. Dois exemplos bem conhecidos de ERP em nuvem são SAP e TOTVS.

Analista fiscal conferindo o lançamento de notas fiscais no ERP cloud

Diferenças entre ERP em nuvem e On-Premise ou local

Há basicamente dois formatos de ERP: em nuvem e local (On-Premise). A principal diferença entre eles está na forma como são instalados e acessados pelos usuários. Outras diferenças entre os dois modelos são:

  • Hospedagem: o ERP On-Premise é instalado e executado em servidores físicos da empresa. Já o cloud ERP é hospedado no servidor do provedor de serviços de nuvem.

  • Flexibilidade de acesso: na maioria dos casos, o ERP local só pode ser utilizado dentro das instalações da organização, enquanto um ERP em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar por meio da internet.

  • Custos e pagamento: para instalar um ERP On-Premise, a empresa precisa investir em servidores, hardware, software, licenças e equipe de TI para manter e atualizar o sistema. Já o ERP em nuvem geralmente é fornecido como um serviço (que inclui, por exemplo, atualizações constantes do sistema) e é pago por assinatura mensal.

Já em questão de escalabilidade, tanto os ERPs cloud quanto os locais podem ter expansão, tudo depende do fabricante, que pode optar por construir a solução em módulos escaláveis ou fazer um sistema mais fechado e específico.

Leia também: Critérios de avaliação na escolha do ERP para sua empresa: veja o que deve se atentar!

Quais são os módulos de um cloud ERP?

Em geral, um ERP em nuvem pode ter os mesmos módulos de um ERP local, porém, os recursos podem variar de acordo com o fornecedor do software e as necessidades e segmentos de mercado da empresa. De qualquer forma, os módulos normalmente incluem:

  • Finanças;
  • Gerenciamento de Vendas;
  • Gerenciamento de Compras;
  • Recursos Humanos;
  • Gestão de estoque e de inventário;
  • Administração de Produção;
  • Gerenciamento de Projetos.
Desenho gráfico de digital e pastas para representar a segurança do ERP na nuvem e o acesso aos módulos

Benefícios de um sistema ERP na nuvem

O uso de uma solução ERP em nuvem traz uma série de benefícios para uma empresa. Abaixo, conheça os principais:

1. Acesso remoto

Com um sistema ERP na nuvem, os dados e funções do software podem ser acessados ​​de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet.

Por exemplo, se o funcionário estiver em uma reunião de negócios do outro lado do mundo, ele pode acessar o sistema e conferir informações que são atualizadas em tempo real.

2. Facilidade de implementação

A implementação de um sistema gestão cloud na nuvem é mais flexível do que a instalação de um software local. Isso porque não é necessário comprar e instalar servidores e hardware para acomodar o sistema.

3. Custos reduzidos

Um sistema ERP na nuvem também ajuda a reduzir os custos de uma empresa em comparação com o modelo on-premise. Isso porque não há necessidade de gastar com hardware, equipamentos e manutenção, por exemplo.

4. Atualizações regulares

As atualizações são realizadas automaticamente pelo provedor do serviço. Com isso, o sistema está sempre em sua versão mais atual, o que pode contribuir para que uma empresa conte com recursos inovadores e alcance seus objetivos rapidamente.

5. Backup e recuperação de dados

Outra vantagem do sistema ERP cloud é que os provedores de serviços em nuvem oferecem medidas de backup e recuperação de dados. Dessa forma, seus dados são protegidos diante de situações como falhas ou desastres.

Gerente de TI utilizando um ERP em nuvem

Conclusão

O cloud ERP é uma solução que permite às empresas armazenar e gerenciar seus dados em servidores remotos, acessíveis pela internet. Esse modelo oferece mais flexibilidade para equipes que trabalham de forma remota.

Porém, é importante ressaltar que mesmo o ERP mais robusto não consegue cobrir 100% das operações de uma empresa. Por isso, para garantir o monitoramento e melhoria contínua dos processos do seu negócio, a melhor solução é investir na integração de sistemas.

Uma dessas integrações é na área fiscal, como já abordamos em outro conteúdo, confira: Sistema ERP integrado com software fiscal: 5 benefícios.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e