Conforme dados do Sebrae, 1 em cada 4 empreendimentos fecha as portas antes de completar dois anos de atividade no mercado. Entre as causas desse desfecho, está a carência de um modelo de gestão eficiente para analisar a saúde financeira de uma empresa.

Ficar atento às estratégias mais adequadas de gestão financeira pode colocar seu negócio um passo à frente da concorrência. Pensando nisso, reunimos quatro dicas essenciais para que sua empresa possa crescer em competitividade de maneira sustentável. Acompanhe!

1. Defina e acompanhe os indicadores das movimentações financeiras

A fim de ter uma visão panorâmica das finanças da empresa e segurança no processo de tomada de decisão, é importante definir e acompanhar os indicadores das movimentações financeiras. Nesse sentido, conheça três indicadores importantes:

Índice de faturamento

O índice de faturamento aponta a quantidade de negócios que estão sendo fechados durante um certo período de tempo. Esse indicador assinala o volume financeiro que tem sido direcionado para a empresa. Além disso, impacta o cumprimento das metas.

O diagnóstico será ainda mais preciso se considerarmos a relação dessa variável com os canais de distribuição e os produtos comercializados. Tais informações nortearão a tomada de decisão a respeito do que deve ser mantido e daquilo que deve ser substituído no próximo planejamento financeiro.

O cálculo do índice de faturamento é bastante simples. Basta que seja feita a multiplicação do volume de vendas pelo valor unitário de cada produto ou serviço contratado. Além do índice de faturamento bruto, pode-se também subtrair do valor obtido a quantidade de impostos a serem pagos e saber qual é o faturamento líquido da empresa.

Para tanto, é possível utilizar planilhas eletrônicas ou, se preferir, automatizar esse processo por meio da aquisição de uma solução tecnológica.

Prazos de recebimento

Uma vez verificado o volume de faturamento, é importante monitorar o tempo necessário para que esse aporte financeiro entre no caixa da empresa. Esse índice norteia, por exemplo, o cálculo do montante necessário para o capital de giro.

Assim, se sua empresa disponibiliza produtos ou serviços em marketplaces, é importante monitorar em quanto tempo essas plataformas disponibilizam o valor em dinheiro referente às vendas realizadas. Algumas podem levar até 15 dias para liberar esses valores.

Além disso, se sua empresa faz muitas vendas a prazo, é necessário ter caixa para cobrir os custos e recuperar capital através do tempo, para não sofrer com risco de inadimplência. É possível ter ganho grandes valores, mas em um período muito longo de tempo.

É fundamental manter um equilíbrio saudável entre as vendas à vista e a prazo. Por isso, verificar com frequência o percentual do volume total de vendas proveniente de transações a prazo será um diferencial no momento de definir a politica de vendas.

Endividamento da empresa

Chega um momento em que qualquer empresa precisa dar um passo a mais em direção ao crescimento. Para isso, apostar na contratação de uma linha de crédito costuma ser uma solução bastante praticada. Porém, é importante avaliar essa possibilidade com cautela.

Nesse sentido, o índice de endividamento da empresa pode ser importante para subsidiar essa decisão. O indicador em destaque permite o conhecimento dos ativos que estão financiados por terceiros. Deve, porém, ser analisado com outros aspectos da dívida, como:

  • se o capital tomado é destinado a projetos de expansão ou ao pagamento de dividendos;
  • o custo efetivo total da dívida;
  • a capacidade que a empresa tem de cumprir o cronograma dos pagamentos de dividendos;
  • se o índice obtido está dentro do praticado por empresas atuantes no mesmo segmento.

Leia também: Gestão por resultado: o que é e as 5 etapas para implementar.

2. Automatize os processos de gestão financeira

As soluções em automatização de processos por meio de ferramentas tecnológicas têm sido adotadas de modo crescente pelas empresas. Essa tendência decorre da visão dos empreendedores acerca da vantagem competitiva oportunizada pelos recursos apresentados, sobretudo, para a gestão financeira. A seguir, conheça as soluções mais recorrentes:

Sistema ERP

É um sistema responsável por centralizar e integrar os diversos departamentos de uma empresa. Ele possibilita a automação de processos e viabiliza o fluxo das informações de modo dinâmico. Isso repercute na otimização das decisões estratégicas dos gestores e proporciona ganhos em produtividade.

O ERP reduz os erros na gestão de documentos, sobretudo, quando integrado aos sistemas de gestão fiscal. Isso permite maior segurança na gestão de notas fiscais eletrônicas e facilita a realização de rotinas contábeis, como fechamentos.

Recebimento automático de Documentos Fiscais

Depender de e-mail dos fornecedores e das instabilidades do site da SEFAZ compromete a produtividade do seu negócio, afinal, há funcionários que perderão horas de trabalho procurando documentos fiscais espalhados e lidando com burocracias, e como todo mundo sabe, tempo é dinheiro.

O processo manual dificulta a realização de fechamentos contábeis precisos. Por isso, investir em soluções tecnológicas que automatizam e otimizam as rotinas de gestão fiscal de documentos pode ser o diferencial que faltava para que sua organização possa entregar nada menos que a excelência aos clientes.

Ao contar com um software que faz o recebimento automático de NF-e e CT-e diretamente da SEFAZ, a veracidade dos dados é garantida, e no caso de emissão de notas frias contra seu CNPJ, pode-se manifestar contra o ato imediatamente, o que garante melhor controle dos documentos da empresa e das finanças atreladas a eles.

Nesse sentido, a ConexãoNF-e pode ajudar. Clique aqui para conhecer!

Gestão fiscal de documentos na nuvem

A tecnologia em nuvem tem sido muito utilizada no setor fiscal, pois permite o armazenamento seguro fora do servidor da empresa, evitando assim perdas de dados por problemas técnicos.

Essa comunicação permite que os gestores realizem suas atividades de quaisquer locais e por meio de quaisquer dispositivos eletrônicos.

Softwares como o da ConexãoNF-e, além de fazer o recebimento automatizado, faz a guarda de Documentos Fiscais na nuvem, e, também permite gerenciar esses documentos através da própria ferramenta com fácil identificação e ordenação.

3. Encontre um ponto de equilíbrio financeiro

A saúde de qualquer empreendimento depende do equilíbrio perfeito entre receitas e despesas. O ponto de equilíbrio é um indicador fundamental para definir o momento a partir do qual a empresa passa a ter lucro ou prejuízo.

Ou seja, o ponto de equilíbrio é quando as receitas pagam as despesas e os custos estão igualados.

Essa métrica permite, por exemplo, que sejam definidas as unidades mínimas que devem ser vendidas durante um determinado período, a fim de que seja possível adimplir todas as despesas da empresa.

Não podemos perder de vista que o ponto de equilíbrio também respalda a decisão dos gestores acerca do melhor momento para a aquisição de novos equipamentos ou até mesmo quanto à oportunidade de abrir uma filial.

Como podemos observar, o ponto de equilíbrio consiste em um indicador financeiro essencial, tanto para quem deseja iniciar um negócio quanto para quem pretende acompanhar o desempenho financeiro. Esse índice deve ser monitorado periodicamente.

4. Verifique se o montante da sua reserva de emergência é compatível com o seu negócio

A instabilidade econômica do nosso país ainda não está totalmente afastada. Por isso, alocar um percentual do faturamento para a construção de uma reserva, pensando nos tempos difíceis, pode fazer toda a diferença no enfrentamento de situações inesperadas.

O aporte financeiro que será destinado para esse fim deve ser calculado com base no valor necessário para manter a empresa em atividade, mesmo que ela tenha zero de faturamento durante três meses.

O capital deverá ser aplicado em uma opção de liquidez imediata, como um CDB. Isso permite que o dinheiro seja rapidamente disponibilizado quando necessário. Por fim, uma vez observados sinais de crescimento do seu negócio, um novo ajuste do montante destinado à reserva de emergência deverá ser realizado.

Agora que verificamos que o mercado competitivo exige acompanhamento constante no tocante à saúde financeira de uma empresa e que apontamos quatro dicas essenciais para o sucesso nessa iniciativa, você está pronto para fazer tudo isso acontecer.

Fique à vontade para complementar os conhecimentos adquiridos. Além disso, considere a possibilidade de contratar softwares para otimizar os recursos do seu negócio.

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