A automação fiscal é muito útil para a otimização de processos no âmbito da gestão empresarial. A sua utilização adequada permite à organização cumprir as obrigações fiscais e assegura vários benefícios, como aumento da produtividade e redução de custos e de erros.

Neste artigo mostramos o que é automação fiscal, as principais tarefas que podem ser otimizadas e como isso pode beneficiar sua empresa. Confira!

O que é automação fiscal?

Automação fiscal é o nome dado ao ato de aplicar softwares e métodos inteligentes para otimizar processos no setor fiscal. Essas tecnologias são utilizadas para automatizar tarefas como a emissão e recebimento de notas fiscais, cálculo de impostos, registro de dados, e muito mais.

Como resultado, as organizações desfrutam de muitos benefícios:

A automação fiscal é, portanto, uma forma de otimizar os resultados, evitando o descumprimento de obrigações e suas consequências legais, como multas e penalidades.

Interface de dados para representar o que é automação fiscal

4 tarefas fiscais que você pode automatizar

A automação fiscal pode ser aplicada em diversas atividades do setor, promovendo operações mais inteligentes e eficientes. Entre as principais tarefas podemos destacar:

1- Entrega de obrigações

A utilização de um software permite automatizar o cumprimento das suas obrigações fiscais, o que é importante para evitar problemas com as autoridades fiscais.

Nesse sentido, alguns dos benefícios que a automação traz para a área fiscal são:

  • Despreocupação com multas por esquecimento;
  • Melhor organização do setor e das obrigações a serem entregues;
  • Melhoria do compliance por meio de processos bem definidos.

2- Auditoria de SPED fiscal

A auditoria SPED, utilizada para análise de documentos fiscais, é um trabalho que demanda muito tempo e atenção e exige uma verificação detalhada das informações. No entanto, essa operação também pode ser simplificada com a automação fiscal. Ao fazer isso, é possível ser mais ágil e decisivo nas auditorias.

3- Receber documentos fiscais eletrônicos

A maioria das empresas sabe que é rápido e fácil emitir documentos fiscais a partir de um software, mas muitas empresas ainda não dão importância ao recebimento. No entanto, é importante observar que o destinatário também é obrigado a armazenar as NFes, NFSes e CTes recebidas.

Uma plataforma pode automatizar o processo de recebimento e armazenamento de documentos fiscais, e com isso reduzir o tempo gasto na realização dessa atividade. Outros benefícios são:

  • Controle sobre tudo que é emitido contra o CNPJ da empresa;
  • Não há necessidade de digitar chave de acesso;
  • Ganho de produtividade ao eliminar atividades repetitivas;
  • Segurança fiscal e prevenção a multas, uma vez que os documentos ficam salvos em nuvem.

A plataforma da ConexãoNF-e pode te ajudar nessa tarefa. Trata-se de uma solução para automatizar a gestão de documentos fiscais. Dessa forma, você tem mais controle sobre as atividades fiscais e reduz o risco de erros e multas.

4- Importar XML no ERP e sistema contábil

Importar XML para sistemas ERP e contábeis é outra tarefa que pode ser automatizada e, o melhor, sem depender do DANFE do fornecedor. A automatização desse processo torna-o mais eficiente e fácil de implementar e oferece benefícios como:

  • Segurança da informação e prevenção de erros;
  • Lançamento até 85% mais rápido no ERP;
  • Melhoria do compliance fiscal.

O importador de XML da ConexãoNF-e possui funcionalidades avançadas que, além de enviar o documento fiscal automaticamente para o ERP, ajudam a realizar auditorias fiscais e validações.

Gerente fiscal apresentando o novo sistema de automação para analista fiscal

Por que utilizar um sistema de gestão é importante na área fiscal?

A utilização de um sistema de gestão empresarial é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, ele permite que você centralize todas as suas tarefas, processos e atividades em um só lugar, facilitando sua visualização e operacionalização.

Além disso, com os softwares integrados ao sistema principal (ou ERP), o fluxo de dados é atualizado em tempo real e as informações ficam disponíveis para consulta. Diferentes setores podem acessar os dados simultaneamente, ajudando a tomar decisões estratégicas com mais rapidez e eficiência.

Conclusão

A automação fiscal auxilia uma organização de várias formas, por exemplo, garante o compliance fiscal, reduz erros manuais e facilita o recebimento de documentos. Com isso, a empresa reduz custos, elimina falhas e aumenta a produtividade.

Existem vários softwares no mercado que realizam atividades específicas, e para integrar todas as informações, é recomendável utilizar um ERP. Entenda mais sobre o assunto no próximo conteúdo do blog: sistema ERP integrado com software fiscal.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e