A falta de conformidade fiscal é sinônimo de prejuízo e dor de cabeça para os profissionais do setor. Erros e omissões no cálculo de impostos ou na entrega de obrigações acessórias tendem a gerar problemas fiscais que demandam tempo e energia dos profissionais.

Além disso, as multas podem comprometer a lucratividade do negócio.

Na prática, toda empresa está sujeita a riscos e problemas fiscais. Sabendo disso, o fundamental mesmo é tomar todas as medidas possíveis para evitar que eles aconteçam.

Neste artigo, mostramos como o uso da tecnologia pode ser seu grande aliado nesse processo. Acompanhe!

Como evitar problemas fiscais?

Você pode se deparar com vários tipos de problemas fiscais, desde perda de prazo para entrega de obrigações acessórias até uso de alíquota errada no cálculo de tributos.

E a melhor maneira de evitá-los é construir uma cultura de compliance, orientada pelas melhores práticas fiscais e pelas diretrizes legislativas.

Além disso, manter o setor fiscal com um fluxo de processo bem definido e organizado e investir em tecnologias inovadoras são ações estratégicas que ajudam a manter o desempenho do departamento e evitar problemas fiscais.

A seguir, mostramos quais problemas fiscais você pode evitar e resolver com ConexãoNF-e.

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Quais problemas fiscais a ConexãoNF-e pode evitar na sua empresa?

A ConexãoNF-e é uma plataforma completa e na nuvem, que permite gerenciar, consultar e baixar XML de NFe, NFCe, CTe e NFSe, direto da SEFAZ. Com automatização de vários processos, tudo se torna mais prático, simples, seguro e rápido.

Com tantos recursos, a ConexãoNF-e ajuda você a evitar alguns problemas fiscais nas empresas. Veja os principais:

Dependência do fornecedor, prestador de serviços ou cliente

Ao usar ConexãoNF-e, você deixa de ficar na dependência do fornecedor e do prestador de serviços enviar os documentos fiscais por e-mail. Isso porque a plataforma faz a captura automática de NFe e CTe recebidos direto da SEFAZ, e de NFSe recebidas de mais de 5 mil prefeituras.

Para os profissionais contábeis, o sistema também ajuda muito. Afinal, eles não precisam mais esperar o cliente enviar os documentos.

Graças à tecnologia da plataforma ConexãoNF-e, é possível receber os arquivos dos clientes de forma automática e organizada. Ou seja, você não precisa mais pedir as notas no fim do mês para fazer o fechamento contábil.

Falta de controle sobre o que é emitido contra a empresa

Em um processo manual, o profissional contábil precisa usar a chave de acesso para consultar documentos fiscais recebidos. Portanto, se uma nota for emitida de forma indevida, a empresa não saberá (já que não terá o número da nota e nem ciência da emissão). Esse é um dos problemas fiscais que a ConexãoNF-e resolve.

A plataforma busca, de modo automático, direto na SEFAZ e prefeituras tudo o que é emitido contra a empresa. Assim, se houver um documento indevido, além de a empresa ter ciência do documento, ainda poderá fazer a recusa da nota fiscal ou desacordo do CTe.

Riscos de multas e autuações pela falta de documentos fiscais

A legislação fiscal é clara: as empresas têm a obrigação de armazenar os XMLs por no mínimo 5 anos. Ao fazer a guarda dos documentos, mesmo que seja na nuvem, os arquivos podem ser extraviados ou perdidos, além de ser difícil de organizar.

E dependendo do volume de documentos mensais, o processo manual é simplesmente impossível. A boa notícia é que esse é um dos problemas fiscais fáceis de resolver com a ConexãoNF-e.

A plataforma guarda todos os documentos por, no mínimo, 5 anos, conforme a lei, de forma centralizada e organizada. Dessa maneira, fica fácil consultar qualquer documento de anos anteriores, usando os filtros inteligentes ou buscando pela chave de acesso.

Dificuldade e correria no fechamento de mês

Será que todos os documentos estão realmente disponíveis, na hora do fechamento? Quando o processo é manual, essa dúvida é bastante comum entre os profissionais. Mas quando a tecnologia entra em cena, tudo muda.

A plataforma da ConexãoNF-e tem uma aba chamada "Fechamento", que permite baixar os documentos fiscais em lote do mês inteiro, inclusive separados por tipo, empresa, e se é recebido ou emitido.

Cancelamento de nota fiscal sem aviso do fornecedor

Um dos problemas fiscais comuns é lançar uma NF de entrada no ERP, e só depois saber que o fornecedor cancelou o documento (ou pior, nem saber).

Dentro do Portal ConexãoNF-e é possível acompanhar o status dos documentos na SEFAZ em tempo real. Além disso, na hora de importar no ERP com o Importador de XML, a plataforma avisa se o fornecedor cancelou o documento.

Por fim, a solução ainda permite parametrizar a confirmação da operação automática, ou seja, ao lançar o XML no ERP o fornecedor fica impedido de cancelar o documento fiscal.

Baixa produtividade com processos manuais

Conduzir as atividades em um processo manual pode levar seu time a cometer falhas que custam um preço alto. Mas você não precisa enfrentar esses problemas fiscais.

A ConexãoNF-e automatiza as tarefas burocráticas e repetitivas, para que os profissionais do setor consigam manter o foco nas atividades que exigem pensamento crítico. A plataforma garante mais agilidade e segurança desde o recebimento dos XMLs, até o lançamento no ERP e sistema contábil.

Conclusão

Ideal para empresas de todos os portes e segmentos, a ConexãoNF-e é uma solução completa que fornece um conjunto de recursos para a empresa eliminar vários problemas fiscais.

Receba, armazene, e gerencie documentos fiscais eletrônicos com agilidade e segurança usando a plataforma ConexãoNF-e. Faça um teste gratuito e conheça o potencial da nossa solução.

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