
O agronegócio apresentou uma curva de crescimento acentuada nos últimos anos, respondendo por quase 25% do PIB do país até 2022, segundo o CEPEA.
Portanto, a contabilidade rural está ganhando importância como uma oportunidade de contabilidade de nicho, e a especialização nesse campo pode trazer recompensas financeiras significativas.
Neste conteúdo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o tema. O que é a contabilidade rural e como ela é feita são alguns dos temas abordados. Acompanhe!
O que é contabilidade rural e onde se aplica?
A contabilidade rural é o ramo da contabilidade que se ocupa do estudo e controle financeiro das atividades econômicas desenvolvidas no meio rural. Administra ativos como terras, gado, sementes e maquinários relacionados à produção agrícola, pecuária e outras atividades rurais.
A contabilidade rural se aplica a todas as atividades rurais, desde a pequena empresa familiar até a grande agroindústria.
Seu principal objetivo é registrar e analisar a atividade comercial e usar essas informações para tomar decisões seguras. Com isso, o negócio rural pode alcançar resultados satisfatórios e crescimento contínuo.
Atividades consideradas rurais
Segundo a Receita Federal do Brasil, podem ser consideradas atividades rurais (e, portanto, aplicada à contabilidade rural):
- I - agricultura;
- II - pecuária;
- III - extração e exploração vegetal e animal;
- IV - exploração de atividades zootécnicas, tais como apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais;
- V - cultivo de florestas que se destinem ao corte para comercialização, consumo ou industrialização;
- VI - venda de rebanho de renda, reprodutores ou matrizes;
- VII - transformação de produtos decorrentes da atividade rural, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura.

Atividades não consideradas rurais
Ainda por determinação da Receita Federal, não são atividades rurais:
- I - a industrialização de produtos;
- II - a comercialização de produtos rurais de terceiros;
- III - o beneficiamento ou industrialização de pescado in natura;
- IV - o ganho auferido pela pessoa jurídica rural proprietária de rebanho;
- V - as receitas provenientes do aluguel ou arrendamento de máquinas;
- VI - as receitas decorrentes da venda de recursos minerais extraídos de propriedade rural;
- VII - as receitas financeiras de aplicações de recursos no período compreendido entre 2 (dois) ciclos de produção;
- VIII - os valores dos prêmios ganhos a qualquer título pelos animais que participarem em concursos, competições, feiras e exposições;
- IX - os prêmios recebidos de entidades promotoras de competições hípicas pelos proprietários, criadores e profissionais do turfe;
- X - as receitas oriundas da exploração do turismo rural e de hotel fazenda.
Como é feita a contabilidade de empresas rurais?
Vale destacar que a contabilidade rural tem muitas particularidades com a contabilidade urbana, sendo a primeira delas a opção entre ser pessoa física ou pessoa jurídica.
Confira, a seguir, alguns aspectos importantes da contabilidade rural:
Formas de exploração do meio rural
As empresas rurais podem se dedicar a diferentes formas de exploração do meio rural, incluindo:
- Exploração individual: uma pessoa ou família é proprietária do terreno, sendo responsável pela gestão e produção do negócio.
- Condomínio: dois ou mais proprietários dividem a responsabilidade do negócio rural, compartilhando terras e recursos.
- Imóvel arrendado: o dono da propriedade aluga o imóvel para um terceiro, que é responsável pela produção do negócio rural.
- Comodato: o proprietário do terreno cede o uso gratuito do imóvel para um terceiro, que se torna responsável por gerir as atividades rurais.
Ciclos operacionais
As empresas rurais têm ciclos operacionais diferentes do conceito de ano-calendário, o qual é usado na contabilidade de empresas.
Na produção agrícola, por exemplo, o ciclo operacional costuma durar desde o plantio até a colheita. Nesse período, há custos envolvidos, como a compra de sementes e insumos, e receitas, como a venda da safra.
Culturas temporárias e permanentes
As empresas rurais podem trabalhar com culturas temporárias, como milho e feijão, que são plantadas e colhidas em um breve período de tempo, ou com culturas permanentes, como árvores frutíferas.
Cada tipo de cultura exige uma gestão financeira específica, que leve em conta o tempo de retorno dos investimentos e os custos de manutenção.
Plano de contas rural
O plano de contas estabelece a estrutura da contabilidade e como as informações contábeis serão registradas e organizadas. Ele é composto por contas de diferentes categorias da empresa, como:
- Ativos: contas a receber, caixa, equipamentos agrícolas.
- Passivos: contas a pagar, salários dos trabalhadores, impostos.
- Receitas: vendas de safras, aluguel de propriedades, venda de animais.
- Custos e despesas: compra de insumos, contas de energia elétrica e água, contratação de mão de obra.

Erros comuns na contabilidade rural
É comum ver erros sendo cometidos na gestão financeira de empresas rurais, o que pode levar a perdas financeiras significativas. Os principais erros são:
- Misturar gastos pessoais com despesas do negócios;
- Registrar os dados contábeis apenas "na cabeça";
- Guardar documentos de forma desorganizada e sem segurança;
- Má gestão do fluxo de caixa;
- Errar no cálculo dos custos de produção;
- Negligenciar normas fiscais e contábeis.
Para evitar esses erros, é fundamental contar com o apoio de um profissional especializado em contabilidade rural e que entenda as peculiaridades desse tipo de negócio.
Como a ConexãoNF-e pode ajudar a empresa rural?
Você sabia que a ConexãoNF-e pode ajudar empresas rurais, tenham elas CNPJ ou CPF? A plataforma automatiza o recebimento das notas fiscais eletrônicas, o que simplifica a realização desse processo e reduz erros.
Além disso, a solução pode ser utilizada para armazenar e organizar os documentos recebidos e emitidos, e integrar-se a sistemas de gestão e contabilidade para facilitar o lançamento de notas fiscais. Assim, sua empresa rural pode manter a saúde financeira e regularidade fiscal.
Viu como a contabilidade rural assume um papel importante na gestão financeira e fiscal de uma empresa rural? Ela possibilita a um negócio rural várias vantagens, por exemplo, saúde financeira, controle de custos e melhora do processo de tomada de decisão.
Aproveite e veja também como consultar NFe pelo CPF ou CNPJ de Produtor Rural, de forma simples, rápida e automática!