
Os processos manuais de recebimento, digitação e lançamento de documentos fiscais no ERP Datasul podem gerar muitos problemas, como erros, retrabalhos e atrasos.
Por isso, empresas que usam o ERP estão cada vez mais investindo na automatização da importação de XML no Datasul.
Ao pesquisar no mercado, existem algumas soluções nesse sentido, e dentre as mais conhecidas estão o Colaboração by Neogrid (também conhecido como TOTVS Colaboração) e a Plataforma ConexãoNF-e.
Neste conteúdo vamos mostrar um comparativo entre estes dois principais sistemas, de forma direta e tabelada, sem favorecer ou desfavorecer nenhuma das opções, afinal, cada empresa pode optar pela solução que melhor atende suas demandas.
Confira!
Importador de XML da ConexãoNF-e para Datasul
A ConexãoNF-e possui uma plataforma completa de captura e gestão de documentos fiscais com importação automática de XML nos ERPs.
Para o Datasul, a solução é ainda mais completa, pois possui um importador nativo no ERP, que confere funções mais avançadas e suporte especializado. Ou seja, a ConexãoNF-e vai além de um simples importador de XML.
A plataforma completa é composta por duas partes que trabalham juntas:
- Portal ConexãoNF-e: um portal web de recebimento e gestão de NFe, NFSe, NFCe, CTe e CTe OS. Captura os documentos recebidos direto da SEFAZ e prefeituras, e os emitidos através de integradores.
- Importador de XML: atrelado ao portal de gestão de XML, o importador é responsável por transportar automaticamente todas as NFes, NFSes e CTes ao ERP Datasul.
Mais adiante, no comparativo, vamos mostrar de forma avançada as funcionalidades da plataforma.
Colaboração by Neogrid para Datasul
Também conhecido como TOTVS Colaboração, o Colaboração by Neogrid é uma solução que funciona de modo similar à plataforma ConexãoNF-e, pois também possui um portal web e integração nativa com o ERP Datasul.
Na solução, existe o Monitor Fiscal Web (que corresponde ao Portal ConexãoNF-e) e dentro das suas funcionalidades está a importação de XML para o ERP, porém, ela funciona de um modo um pouco diferente, como você verá a seguir.
Comparativo: Colaboração by Neogrid x Importador de XML da ConexãoNF-e
Ambos os sistemas possuem várias funcionalidades similares, principalmente seus portais web, e a maior diferença é quanto à importação de XMLs no ERP.
Enquanto a ConexãoNF-e possui um importador de XML nativo no Datasul, ou seja, dentro do ERP e com funcionalidades avançadas, o Colaboração by Neogrid tem integração nativa com o Datasul, o que significa que não há um portal ou tela da solução dentro do ERP.
A seguir vamos mostrar os principais pontos de comparação entre as duas soluções, de forma dividida entre o portal web e o importador de XML.
Funcionalidades no portal web
Funcionalidade | ConexãoNF-e | TOTVS Colaboração |
---|---|---|
Captura NFe e CTe da SEFAZ Nacional | Sim | Sim |
Captura NFSe de quantas prefeituras | Mais de 5.000 | Apenas São Paulo |
Armazenamento de documentos recebidos e emitidos | Sim | Sim |
Acompanhamento do status dos documentos na SEFAZ | Sim | Sim |
Download de XML, DANFE e DACTE | Sim, inclusive em lote | Sim |
Manifesto do Destinatário em NFe | Sim, inclusive em lote | Sim |
Desacordo do CTe | Sim, inclusive em lote | Não |
Geração de relatórios para apurar impostos | Sim | Sim |
Filtros avançados para encontrar os documentos com facilidade | Sim | Sim |
Funcionalidades do importador de XML para Datasul
Funcionalidade | ConexãoNF-e | TOTVS Colaboração |
---|---|---|
Importação Automática de XML para Datasul | Sim, através de importador nativo | Sim, através de integração nativa |
Opção de lançamento 100% automático | Sim | Não |
Importa Carta de Correção e cancelamento | Sim | Não |
Comparação e validação de valores de impostos | Sim | Sim |
Auditoria de impostos do documento recebido | Sim | Não |
Amarração com pedido de compras | Sim | Sim |
Vinculação inteligente entre pedido de compras e XML | Sim | Não |
Associação entre NFe e CTe correspondente | Sim | Não |
Associação do código do produto (ERP x Fornecedor) | Sim | Sim |
Opção para agrupamento de produtos no lançamento | Sim | Não |
Gestão de processos através de marcadores (tags) | Sim | Não |
APIs avançadas para integrações com outros aplicativos e plataformas | Sim | Não |
Teste e demonstração do Importador de XML
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você! Para testar ou assistir uma demonstração do Importador de XML da ConexãoNF-e na prática, entre em contato com um de nossos consultores!
Agende uma demonstração: