Se você possui ou dirige um negócio, você presta atenção à sua margem operacional? Esse número é crucial porque mostra aos investidores em potencial o quanto uma empresa é lucrativa, e fornece uma maneira fácil de comparar organizações do mesmo setor ou concorrentes.

Neste artigo veremos por que calcular a margem operacional é importante, quais fatores devem ser levados em consideração para melhorar esse índice e como calculá-lo. Continue a leitura!

O que significa margem operacional?

A margem operacional é um índice de lucratividade que mede a eficiência operacional de uma empresa depois que o custo dos produtos vendidos e as despesas operacionais foram deduzidos da receita.

É um tipo de margem de lucro utilizada para avaliar cenários, como, por exemplo, o desempenho da gestão executiva em relação à sua eficácia na geração de receita e manutenção da lucratividade.

Como calcular a margem operacional?

Como já dito, a margem operacional é a relação entre o lucro operacional de uma empresa e a receita líquida.

Para facilitar as comparações também entre períodos históricos, a margem de lucro operacional é indicada na forma de porcentagem, que é obtida multiplicando o valor na forma decimal por 100.


Margem Operacional = Lucro Operacional / Receita líquida x 100

Lucro operacional

O lucro operacional, também conhecido como EBIT (Lucro Antes de Juros e Impostos), mede os lucros de uma organização após a dedução das despesas operacionais. Mas antes dos pagamentos de juros e impostos serem contabilizados.

As despesas operacionais, às vezes chamadas de despesas de vendas, gerais e administrativas, referem-se aos gastos que uma empresa tem para funcionar no dia a dia. Em outras palavras, são as despesas de operações comerciais normais. Os custos dos produtos vendidos não são considerados despesas operacionais, nem as despesas de capital.

Alguns exemplos de despesas operacionais podem incluir:

  • Publicidade e Marketing;
  • Pesquisa e desenvolvimento;
  • Manutenção e reparos;
  • Aluguel;
  • Serviços como água, luz, internet, etc.

Receita líquida

É o quanto a organização vendeu ao longo de um período de tempo.

Representação que mostra as vendas e receitas de um lado, os custos operacionais de outro, e a margem operacional no meio

Exemplos de Cálculo da margem operacional

A empresa A tem um lucro operacional de R$ 900.000,00. Sua receita líquida é de R$ 9.000.000,00. Isso significaria que sua margem operacional é de 10%.

O cálculo ficaria assim:


Margem operacional = R$ 900.000,00 / R$ 9.000.000,00 x 100

Margem operacional = 10%

A empresa B tem um lucro operacional de R$ 1.000.000,00. Sua receita líquida é de R$ 12.000.000,00. Isso significaria que sua margem operacional é de cerca de 8%.

Segue o  cálculo:


Margem operacional = R$ 1.000.000,00 / R$ 12.000.000,00 x 100

Margem operacional = 8%

Digamos que uma grande corporação queira adquirir uma dessas duas empresas. Enquanto a Empresa B tem maior lucro operacional e maior receita receita, sua margem operacional é menor que a da Empresa A.

Isso pode indicar que a Empresa A opera com mais eficiência que a Empresa B. Portanto, a corporação em questão pode ver mais potencial na Empresa A e investigar mais suas finanças.

Sócios fazendo o cálculo da margem operacional da empresa

Qual é a importância da margem operacional?

A margem operacional pode ser usada para destacar a eficiência da administração executiva em lidar com a saúde financeira e o compliance.

Por exemplo, um aumento nas despesas gerais e administrativas em um trimestre pode levar a gerência executiva a avaliar quais fatores levaram ao crescimento, e encontrar maneiras de manter o planejamento financeiro sob controle nos trimestres subsequentes.

A margem operacional é uma ferramenta valiosa para comparar a lucratividade de vários negócios dentro do mesmo setor. Acompanhar este indicador ajuda a prever as tendências de lucratividade ao longo do tempo, pois é expressa como uma porcentagem das vendas, e não como um valor absoluto. Para decidir se emprestam dinheiro ou investem, os credores e investidores também a utilizam.

Não há dúvidas de que a margem operacional é um indicador importante. Mas ela não deve ser avaliada sozinha, pois há mais fatores contextuais e outros dados financeiros que são importantes para uma análise mais aprofundada.

Como melhorar a margem operacional?

As margens de lucro variam dependendo do setor e do tamanho da empresa e também podem ser afetadas por vários outros fatores, como localização, estado da economia e quanta concorrência uma empresa possui.

É impossível apontar uma fórmula mágica, mas como regra geral, 5% é considerada uma margem baixa, 10% uma margem de lucro média e 20% uma margem alta.

Não é realista comparar um supermercado, por exemplo, a uma galeria de arte. O varejo, em geral, tem giro de estoque rápido e, portanto, tende a ter margens de lucro baixas, pois vende mais produtos.

O varejo também têm mais custos operacionais porque precisa comprar estoque com mais frequência, contratar funcionários etc. Já uma galeria de arte tem um giro de estoque mais lento; portanto, as margens são maiores, pois menos itens são vendidos.

Existem outras cinco decisões que os gestores podem tomar para melhorar a margem operacional da empresa:

  1. Simplificar as operações e reduzir as despesas: simplificar e automatizar as operações o máximo possível e reduzir as despesas desnecessárias do dia a dia, é um bom primeiro passo para melhorar a margem operacional;

  2. Aumentar preços: os clientes podem não gostar muito dessa opção, mas se uma empresa puder cortar custos e simultaneamente aumentar os preços, a margem operacional da empresa aumentará naturalmente;

  3. Dimensionar adequadamente os negócios: os gestores precisam se certificar que o negócio esteja crescendo proporcionalmente às suas receitas e despesas. Em outras palavras, é preciso avaliar o negócio e determinar como investir mais adequadamente, enquanto as receitas crescem ou superam o crescimento das despesas;

  4. Reduzir o desperdício: quando a margem operacional não caminha como esperado, é preciso limitar as despesas operacionais apenas às atividades necessárias e vitais para as operações de negócio. A saída é eliminar todas as despesas em excesso para melhorar a margem.

  5. Apostar em novas tecnologias: pode-se dizer que, para melhorar esse indicador, o ideal é, portanto, investir na utilização de novas tecnologias que além de simplificar as operações, aumentam a produtividade e diminuem os custos operacionais.
Gerente financeiro analisando as melhorias na margem operacional da empresa

Conclusão

É verdade o que dizem: os números não mentem. E se você quiser entender o quanto sua organização é lucrativa, como ela se compara à concorrência e o quanto é atraente para investidores e credores, fique de olho na margem operacional da sua empresa.

Gostou do tema e quer se aprofundar mais? Então não deixe de analisar a saúde financeira da sua empresa!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e