Existe uma grande dificuldade das empresas na consulta de Notas Fiscais de Serviço emitidas contra seu CNPJ.

Isso acontece, pois apesar de existir um padrão nacional da NFSe no Brasil, ele ainda não é obrigatório. Para contornar esse desafio, a ConexãoNF-e já faz a captura automática em mais de 5.000 cidades! Confira:

TABELA DE PREFEITURAS CONECTADAS COM CONEXÃONF-E

Além do recebimento automatizado, é possível também importar NFSe de forma automática no ERP da sua empresa com o Importador de XML.

Como funciona a consulta de NFSe recebida?

Existem diversos layouts da nota fiscal de serviço no país, e por isso, também existem vários modos diferentes de consultar uma NFSe recebida pela sua empresa.

O método mais simples é quando uma prefeitura tem webservice próprio ou já usa o padrão nacional, e pode ser capturada de forma 100% automática pelo sistema da ConexãoNF-e.

Algumas cidades, no entanto, não possuem webservice e não adotaram o padrão, então existe a segunda possibilidade de captura que é via e-mail, como acontece em algumas grandes capitais, como: Curitiba e Fortaleza.

Em todos esses casos, as NFSe são enviadas de forma automatizada para o Portal ConexãoNF-e, para consulta e download.

Em agosto fizemos uma live para você entender tudo sobre a captura de nota fiscal de serviço, com nossos especialistas Fábio Goll e Thiago Roberto. Confira:

Dificuldades da NFSe e como resolver

Em casos mais extremos, existem também os municípios que sequer tem um padrão em XML definido, contando apenas com a nota em PDF ou mesmo impressa. Inclusive, grandes cidades como Joinville operam neste modelo.

Para resolver esse problema, a ConexãoNF-e começou a fazer a captura de nota fiscal de serviço via tecnologia RPA! Assim, aumentamos a nossa cobertura para mais de 5.000 prefeituras conectadas.

Importação de NFSe no ERP da empresa: como fazer

Com o Importador de XML já é possível importar de forma automática a NFSe nos ERPs Protheus e Datasul, e em breve será liberada também a opção de importar para o TOTVS RM.

Para acontecer a integração com o ERP, a nota fiscal de serviços precisa estar no padrão do próprio ERP, que geralmente é o Abrasf.

A ConexãoNF-e faz essa conversão para garantir a integridade dos dados dentro do sistema de gestão, e por isso, consegue entregar os XMLs de forma íntegra.

Se você precisa importar nota fiscal de serviços no seu ERP, entre em contato com um de nossos especialistas:

Benefícios de importar NFSe automaticamente no ERP

Com o software da ConexãoNF-e é possível garantir um lançamento de XML no ERP até 80% mais rápido! Mas, a agilidade não é o único benefício da plataforma, confira:

  • Importação automática no ERP: não precisa digitar a chave de acesso, o XML chega no ERP de forma automatizada e com a maioria das informações já preenchidas. Basta fazer as validações de segurança necessárias e lançar.
  • Ferramenta inteligente: o sistema faz a relação entre código do produto do ERP x Fornecedor e grava as informações no sistema de gestão.
  • Auditorias de segurança: na hora do lançamento o XML passa por uma auditoria que avisa sobre possíveis inconsistências no XML, garantindo total segurança no lançamento.
  • Sem problemas com notas canceladas: caso seu fornecedor tenha cancelado a NF-e ou NFS-e, o sistema acusará na hora de lançar, evitando prejuízos decorrentes de retrabalhos. Além disso, com o manifesto do destinatário é possível impedir o fornecedor de cancelar o documento.

Padronização da NFSe

O projeto de transformar o layout da NFSe em um padrão nacional já vem sendo debatido desde 2016, mas apenas em 2022 virou realidade.

Apesar de já existir o padrão nacional, ele ainda não é obrigatório, e fica a cargo de cada município aderir ou não a esse padrão.

Outro grande desafio é em função do Imposto sobre Serviços (ISS), que é recolhido pelos municípios. Ao unificar o layout da NFSe as prefeituras não teriam mais autonomia para disponibilizar seus próprios sistemas de emissão e recebimento.

Por fim, barreiras tecnológicas também devem ser consideradas nesse processo.

Conclusão

A captura de nota fiscal de serviço é muito mais rápida, prática e segura quando se utiliza o software da ConexãoNF-e.

Com o Importador de XML, é possível integrar o processo do começo ao fim, garantindo que todos os dados sejam centralizados e nada seja perdido.

Caso tenha interesse em fazer um teste gratuito do sistema na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas no site!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e