
Os documentos fiscais eletrônicos tem por objetivo facilitar a vida dos contribuintes, já que tudo é centralizado de forma online. Porém, na prática as coisas são um pouco diferentes.
A consulta de nota fiscal de serviço (NFSe) tem sido um problema para várias empresas, pois este documento não possui um padrão nacional, e cada prefeitura é responsável pelo layout utilizado.
Na prática, a empresa que precisa receber NFSe fica dependente de cada prestador de serviços enviar um e-mail com o documento.
Porém, hoje já é possível receber nota fiscal de serviço de forma automática do Brasil inteiro, até mesmo de cidades pequenas, sem depender do prestador de serviços.
Continue a leitura e saiba como!
Projeto de padronização da NFSe

Ao longo destes anos, muito se falou sobre a NFSe Nacional, um projeto desenvolvido de forma integrada entre Receita Federal e Associação Brasileira das Secretarias de Finanças de Capitais (Abrasf).
Até o momento, ainda não há um padrão da nota fiscal de serviço, e o principal motivo é o Imposto sobre Serviços (ISS), pois ao unificar o tributo, as prefeituras perderiam o controle sobre ele. Ou seja: a nacionalização do arquivo depende em parte das prefeituras entrarem em acordo.
O que se vê na prática, é que ainda hoje muitas cidades não dispõe de meios tecnológicos para seguir o padrão da Abrasf, enquanto outras cidades (inclusive grandes), simplesmente não apresentam interesse em utilizar o padrão.
Porém, mesmo com o alto número de layouts diferentes, com a tecnologia RPA é possível consultar NFSe de todo o país, como você verá a seguir.
Como consultar nota fiscal de serviço?
Agora que você já entendeu a situação da NFSe no Brasil, é a hora de ver como fazer o download do documento.
Para baixar nota fiscal de serviço eletrônica, você pode utilizar um dos métodos a seguir:
- pedir email ao fornecedor;
- consulta em cada prefeitura;
- utilizar a ConexãoNF-e.
Pedir e-mail ao fornecedor
É o método menos indicado entre todos, afinal, demanda tempo e esforço da sua equipe, e os emails podem se perder na caixa de entrada.
A demora entre a troca de emails (você envia, a pessoa precisa ler e responder) é um dos principais fatores que fazem este processo ser improdutivo.
Consulta em cada prefeitura
Se for possível, a consulta direto na prefeitura é uma alternativa segura, apesar de demorada. Porém, nem todas as prefeituras tem um site com bom funcionamento.
Ainda, se você recebe NFSe de prefeituras diferentes, o trabalho de pesquisar o portal de cada município é inviável.
Utilizar a consulta automática da ConexãoNF-e
É possível consultar nota fiscal de serviço de qualquer lugar do Brasil com ConexãoNF-e, de forma automática, graças à tecnologia RPA.
O Portal ConexãoNF-e captura os documentos das prefeituras e armazena em nuvem, deixando todas as NFSe disponíveis em tela.
Veja o passo a passo de como consultar NFSe:
- Acesse o site da ConexãoNF-e e faça o cadastro;
- Insira o certificado digital no Portal ConexãoNF-e;
- Entre em contato pelo chat da plataforma para solicitar a liberação das prefeituras que você precisa.
Ou preencha o formulário de contato abaixo, assim, você entrará em contato direto com um de nossos especialistas:
É a forma mais prática e segura de consultar NFSe, e ainda possui integração com ERPs e sistemas contábeis e fiscais.
Importar XML de NFSe de forma automática no ERP é possível?

Como explicamos antes, existem vários layouts diferentes de nota fiscal de serviço. Isso impacta não só no recebimento, mas também na importação no ERP.
Há casos em que o ERP não consegue ler o documento, portanto, é necessário preencher as informações de forma manual.
A padronização do arquivo em XML resolve essa questão, e essa é umas das funções que a solução da ConexãoNF-e faz.
O Portal ConexãoNF-e recebe as notas fiscais de serviço, e com o Importador de XML as NFSes são transformadas em XMLs com padrão SEFAZ.
Assim, com ConexãoNF-e as notas fiscais de serviço podem ser importadas de forma automática para o ERP, com as informações já preenchidas, garantindo mais segurança e agilidade.
Conclusão
É possível sim receber e consultar NF de serviço de forma fácil e automática, usando o software certo para isso.
A solução da ConexãoNF-e já consegue capturar NFe e CTe direto da SEFAZ nacional, e NFSe de todas as prefeituras do Brasil.
Além disso, o sistema faz a conversão da nota de serviço para um XML que tem o padrão aceito em ERPs e sistemas fiscais e contábeis.
Comece agora mesmo um teste grátis do Portal ConexãoNF-e e consulte NFSe.