Empresas que desejam se destacar no mercado estão constantemente em busca de soluções que possam otimizar seus processos e torná-los mais eficientes. Nesse contexto, a fórmula visual TOTVS RM vem ganhando destaque como alternativa para gestores que visam impulsionar a eficiência de seus negócios.

Sabendo disso, preparamos esse artigo explicativo. Vamos explorar o que é uma fórmula visual em TOTVS RM e como ela pode ser aplicada para melhorar a gestão de organizações. Boa leitura!

O que é fórmula visual no TOTVS RM?

A fórmula visual TOTVS RM é um recurso que permite personalizações no sistema, além da criação de regras específicas em cadastros, automatização de processos e controles. Ela foi desenvolvida com base no Microsoft Framework .NET (Windows Workflow Foundation).

Geralmente, a solução é montada por um editor visual de programas. O seu objetivo central é facilitar o desenvolvimento visual de lógicas de negócio, proporcionando uma maior aderência do sistema às necessidades da empresa. 

Com a Fórmula Visual TOTVS RM, é possível criar regras personalizadas em cadastros, automatizar processos, validar dados e gerar relatórios mais completos e consistentes. Essas fórmulas podem ser acessadas de qualquer módulo do sistema e são disparadas por meio de gatilhos definidos pelo usuário.

A lista completa de benefícios oferecidos por essa ferramenta é composta por:

  • Personalização do sistema de acordo com as necessidades específicas da empresa;
  • Possibilidade de criar regras específicas nos cadastros;
  • Facilita a automatização de processos;
  • Ajuda na validação de dados;
  • Oferece relatórios completos para uma análise detalhada;
  • Acesso a partir de qualquer módulo do sistema TOTVS;
  • A Atividade é facilmente encontrada na "Galeria de Atividades".

Como funciona uma fórmula visual no TOTVS RM?

A construção de uma fórmula visual TOTVS RM começa definindo o escopo das atividades que comporão a fórmula. Isso inclui a identificação dos dados que serão verificados ou atualizados, de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, é importante considerar os cadastros de Categoria, Atividade e Gatilho.

O cadastro de Categoria agrupa os perfis de segurança dos aplicativos TOTVS RM, que serão responsáveis por acionar a fórmula visual em determinados processos e cadastros. 

Já o cadastro de Atividade apresenta os desenvolvimentos da TOTVS e da empresa usuária de forma amigável, podendo ser selecionados na "Galeria de Atividades" ou programados pelo próprio usuário.

Os Gatilhos definem em que ação do sistema e em qual cadastro ou processo a fórmula visual será disparada. É possível configurar exceções de acionamento, determinar gatilhos como inativos e incluir um nome para localização. 

Caso ocorram erros nesses gatilhos, é possível desativá-los, ativá-los com exceções ou ativá-los ignorando exceções.

Como a ConexãoNF-e usa fórmula visual TOTVS RM

Um exemplo prático de utilização da Fórmula Visual TOTVS RM é aqui na ConexãoNF-e, onde usamos o importador de XML para fazer envios ao TOTVS RM. Essa integração é feita aplicando uma fórmula visual dentro do ERP, eliminando a necessidade de instalar um integrador externo.

Por meio dessa fórmula visual, o Portal da ConexãoNF-e envia os XMLs de NFe, NFSe e CTe diretamente para o TOTVS RM, agilizando o processo de importação e garantindo uma integração mais fluida entre ConexãoNF-e e RM. Dessa forma, conseguimos proporcionar uma solução mais eficiente para nossos clientes.

A Fórmula Visual TOTVS RM é uma ferramenta poderosa que permite personalizações, automatização de processos e controles, validação de dados e geração de relatórios. 

Ela possibilita a otimização da operação em empresas de diversos setores, tornando os processos mais eficientes, além de proporcionar uma melhor experiência para o usuário.

Viu só como a colaboração entre sistemas distintos pode facilitar a rotina de um negócio? Aproveite e leia nosso artigo para descobrir como a integração de sistemas pode ajudar sua empresa a ter dados mais confiáveis!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e