A sigla DAO significa Decentralized Autonomous Organization (Organização Autônoma Descentralizada, em português) e define um dos modelos de negócios na era do blockchain e das criptomoedas.

Ela permite reunir grupos de pessoas com objetivos comuns e investir em empresas autônomas, descentralizadas, sem gerentes ou proprietários.

Elaboramos este post para mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

O que é DAO - Organização Autônoma Descentralizada?

DAO (Organização Autônoma Descentralizada) é um termo que se refere a uma instituição regida por um conjunto de regras automatizadas, ou seja, sem supervisor humano. A organização funciona de forma autônoma e os próprios usuários (investidores) têm poder de voto para propor mudanças e projetos.

Diferente das empresas tradicionais, as DAOs não possuem hierarquia, ou seja, todos os investidores podem votar para decidir sobre assuntos da organização. Para possibilitar isso, as organizações autônomas descentralizadas usam tokens de governança que podem ser adquiridos por qualquer pessoa.

Além disso, uma DAO é baseada em contratos inteligentes em blockchain (geralmente na Ethereum), o que garante que as regras da organização sejam cumpridas, e que promove segurança e transparência para todos os investidores.

Existem organizações descentralizadas para diferentes fins, como por exemplo: apoio e doações a causas sociais e ONGs, obter e utilizar ativos de forma compartilhada, financiamento e investimento em empreendimentos e softwares, entre outros.

Como funciona uma Organização Autônoma Descentralizada?

À primeira vista, o conceito de organização autônoma descentralizada pode ser um pouco confuso. Então preparamos este exemplo fictício:

Imagine que um grupo de pessoas decidiu criar uma DAO para financiar um grande projeto de plantação automatizada. Este jardim possui sensores de temperatura, regadores automáticos, produtos de controle de pragas e muito mais.

Devido à programação original, com todos os processos pré-escritos em código, a horta sabe quando usar essas tecnologias, eliminando assim a necessidade de intervenção humana.

Para manter esse jardim funcionando, uma carteira digital foi aberta para receber fundos dos membros por meio de compras de tokens e cobrir despesas relacionadas ao negócio. Os produtos gerados serão vendidos e o dinheiro arrecadado será dividido entre os que contribuíram com a organização.

Como não há gerente, todos os membros com tokens de governança têm direito a voto para tomar decisões dentro da organização. Por exemplo, se o grupo precisa encontrar um novo fornecedor de sementes ou escolher uma nova cultura para integrar a plantação, a decisão é tomada em grupo, consensualmente.

Diferença entre DAO e organizações tradicionais

A própria Ethereum elaborou um comparativo que permite entender com clareza a diferença entre uma organização autônoma descentralizada e uma organização tradicional, confira:

DAO Organização tradicional
Geralmente democrático. Geralmente hierárquico.
As decisões são tomadas em conjunto através de voto. As decisões podem ser tomadas por uma única pessoa ou grupo exclusivo, com base na hierarquia.
Os votos e as implementações acontecem de forma automática. É preciso contar os votos e implementar as ações de forma manual.
Os serviços são gerenciados de forma automática e descentralizada. Os serviços requerem intervenção e controle humano, que é propenso a manipulação.
Toda a atividade é transparente e pública. Geralmente a atividade e as informações são privadas.

Fonte: Organizações autônomas descentralizadas (DAOs).

Exemplos de DAO

Empresas descentralizadas podem parecer uma realidade distante, mas há DAOs em funcionamento nesse momento. Entre elas, duas se destacam no mercado, sendo:

  • Uniswap: a Uniswap funciona como um protocolo de troca descentralizada (DEX). Isso quer dizer que ela atua como uma corretora para compra e venda de criptomoedas. Por ser uma DAO, as negociações são feitas diretamente entre os interessados, sem intermediação. Além disso, a plataforma abriga mais de 70 projetos tecnológicos, incluindo carteiras digitais e marketplaces;
  • MakerDAO: lançada em 2015, o MakerDAO foi a primeira organização autônoma a operar com apoio da Ethereum para emissão de empréstimos. A empresa atua como um sistema de crédito baseado em criptomoedas, utilizando contratos inteligentes para permitir que seus investidores façam empréstimos de suas criptomoedas para terceiros por meio da plataforma, lucrando com os juros.

Inseguranças sobre a DAO

A primeira DAO blockchain (The DAO) foi hackeada em junho de 2016 e um terço de seus fundos foi roubado, gerando um prejuízo de cerca de US $50 milhões. Um mês depois, em julho, após grande esforço das redes de mineração da Ethereum, foi possível devolver os fundos roubados aos acionistas.

No entanto, esse fato causou muita agitação no mercado, gerando desconfiança em muitos investidores e colocando a segurança da DAO em xeque. Além disso, o acidente resultou na divisão do blockchain Ethereum em duas versões: a versão original e a versão mais recente.

No entanto, essa situação também criou um ponto positivo: a tecnologia blockchain evoluiu e atingiu um nível de segurança muito alto, e as DAOs se tornaram mais seguras, pois aprenderam com o erro cometido.

Conclusão

A DAO representa uma nova revolução organizacional e se apresenta como uma alternativa de investimento. Isso porque pode estimular o estabelecimento de instituições inovadoras e tecnológicas em diferentes setores da economia, além da governança democrática.

Quer continuar aprendendo mais sobre este e outros assuntos sobre tecnologia e gestão? Então não deixe de conhecer nosso perfil no LinkedIn!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e