O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial, é um programa do governo federal que tem por objetivo unificar dados de trabalhadores das empresas, para o envio dessas informações ao governo.

No ano anterior, houve muitos boatos sobre o possível fim do eSocial, e nós da ConexãoNF-e já abordamos o assunto, para deixar claro que, na verdade, o que acontece é um projeto de simplificação da plataforma, para diminuir toda a burocracia atrelada ao eSocial.

Depois dessa espera, o novo leiaute do eSocial foi disponibilizado, e você pode conferir mais detalhes aqui, acompanhe!

Como se deu a simplificação do eSocial?

O processo para simplificar o eSocial foi pensado para ser feito em duas etapas: a primeira para tornar os campos e eventos do documento mais flexíveis, e a segunda para divulgar o novo leaiute, com menos campos e sem repetição de informações.

Esse projeto foi feito entre a Secretaria Especial de Previdência do Trabalho (SEPRT) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), conforme a nota técnica conjunta SEPRT/RFB nº 01/2020. Segundo a notícia oficial do Portal do eSocial, estão entre os destaques no novo leiaute do eSocial:

  • Número reduzido de eventos e de campos;
  • Exclusão de informações cadastrais que já constam em outras bases de dados;
  • Flexibilização de regras de impedimento, que agora geram alertas e não erros quando há pendências de informações;
  • Facilitação no envio de informações referentes ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS;
  • Utilização do CPF como identificação única do trabalhador;
  • Simplificação na declaração de remunerações e pagamentos.

Passo a passo para baixar o novo leiaute do eSocial

Para baixar o novo leaiute do eSocial, você deve ir na parte de Documentação Técnica do Portal do eSocial → rolar a página até Desenvolvedor → Clicar em “LEIAUTES DO NOVO ESOCIAL V. 1.0 (BETA) - 13/02/2020”. Você pode baixar os novos leiautes clicando no link aqui no blog, mas é importante saber o caminho das informações para ficar atento no caso de novas mudanças.

O arquivo virá em formato compactado em ZIP, onde você pode ver os 4 arquivos organizados por nome.

Fique por dentro de todas as obrigações fiscais de 2020! Assine nosso calendário fiscal para um ano sem preocupações.


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe, NFSe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e