Não há dúvidas sobre a importância dos profissionais de contabilidade: todos os anos, milhares de empresários de todo o Brasil contam com a expertise desses profissionais para lidar com situações e proporcionar crescimento às suas próprias empresas.

Uma profissão tão importante não poderia ser deixada de lado, e por isso, existem quatro datas comemorativas ao profissional contábil, sendo que 3 delas se aplicam aos contadores, e uma é exclusiva aos técnicos em contabilidade.

A ConexãoNF-e parabeniza a todos os contadores pelo seu dia, e convida você a conhecer a origem desta e de outras comemorações importantes da profissão. Acompanhe!

22 de setembro: o Dia do Contador

O dia do contador é comemorado em 22 de setembro, como homenagem ao primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil, criado em 1945 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Decreto-Lei nº 7.988, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamentou a criação do curso.

Antes disso, já havia os cursos de contabilidade e de contador, mas ambos eram técnicos e não tinham validade de ensino superior.

O termo contador, portanto, é utilizado apenas aos profissionais com Bacharel em Ciências Contábeis.

Porém, este não é o único dia de homenagem aos contadores, então, confira a seguir quais são as outras datas.

12 de Janeiro: Dia do Empresário Contábil

Em 2011, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá criou o Dia do Empresário Contábil, para a valorização dos empreendedores de contabilidades que auxiliam no desenvolvimento de milhares de empresas todos os dias.

Segundo Juarez Domingues Carneiro, Presidente do Conselho Federal de Contabilidade na data, "os empresários contábeis fazem parte da engrenagem que impulsiona o crescimento brasileiro".

25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade

O Dia do Contabilista foi instituído por João Lyra, senador e Patrono dos Contabilistas, em 1926. A nomeação da data se deu através de um discurso, onde João Lyra declarou:

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".

Porém, foi apenas em 1979 que o Dia do Contabilista foi oficializado, por meio da Lei Estadual nº 1.989.

Em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade determinou a substituição do termo Contabilista por Profissional de Contabilidade, em razão da modernização da profissão.

O termo contabilista e a data em si vale tanto para os contadores com Bacharelado, quanto para os profissionais com Técnico em Contabilidade.

20 de novembro: Dia do Técnico em Contabilidade

Além do dia do contador, exclusivo aos profissionais com Bacharel, existe também o Dia do Técnico em Contabilidade.

Em 1945 teve início o diploma legal de Técnico em Contabilidade, conforme o Decreto-Lei nº 8.191, e o dia 20 de novembro é portanto celebrado aos Técnicos em Contabilidade, em razão do marco histórico.

Em 2015 houve alteração na lei, impossibilitando os técnicos de contabilidade a cumprirem algumas atividades, que hoje são realizadas apenas por contadores. Apesar disso, a profissão ainda é muito importante, procurada e valorizada em todo o Brasil.

Números no Brasil

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, atualmente existem mais de 354 mil contadores e 161 mil técnicos de contabilidade em todo o Brasil. Destes, mais de 14 mil são empresários e comemoram também o Dia do Empresário Contábil.

Há quem ainda pense que estes profissionais lidam apenas com cálculos e burocracias, mas a profissão vai muito além disso. O profissional contábil é cada dia mais valorizado como consultor de negócios, usando seu conhecimento para melhorar a gestão contábil das empresas em todo o país.

Contador, o seu conhecimento enriquece o Brasil, e mostra o caminho para que várias empresas consigam se fortalecer e crescer. A equipe da ConexãoNF-e parabeniza os profissionais contábeis pelo seu dia!

Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a origem do dia do Contador e outras datas importantes da profissão!


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe, NFSe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e