Sendo a área contábil um segmento cada vez mais competitivo, uma das principais dúvidas entre os profissionais é: como expandir meu escritório de contabilidade?

Saiba que existem várias possibilidades de demonstrar a qualidade dos serviços prestados, se diferenciar entre os demais e alcançar o destaque esperado.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, já que é muito importante que você consiga implementar estratégias adequadas que permitam gerenciar as receitas, ampliar os resultados e que, consequentemente, possibilitem o crescimento do seu negócio.

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Para ajudar nesse processo, separamos 9 dicas incríveis. Confira!

1. Invista em marketing para o escritório

O primeiro passo vital para a expansão do seu escritório de contabilidade é investir em marketing contábil para aumentar a captação e fidelização de novos clientes.

Atualmente, para conseguir divulgar ainda mais o seu estabelecimento é preciso usar ferramentas e estratégias capazes de mostrar as reais necessidades dos seus clientes e, consequentemente, demonstrar como os serviços oferecidos pelo seu escritório podem ajudar a resolver essas demandas.

2. Analise os exercícios anteriores e faça as mudanças necessárias

Para a elaboração de um bom planejamento, é importante que você analise o que foi elaborado e o que foi executado até agora.

Isso vai permitir que você entenda e que consiga fazer um balanço de tudo que aconteceu, considerando o que saiu como o esperado e o que não teve resultados tão bons. Assim, você poderá visualizar melhor as mudanças que precisará realizar para obter um aproveitamento satisfatório.

Outra ideia é se reunir com o time de trabalho e ouvir suas opiniões, sugestões e críticas, ou seja, receber um feedback completo dos membros envolvidos no crescimento do escritório.

3. Tenha uma estratégia anual bem estruturada

Após estabelecer as metas e objetivos a serem alcançados, crie um plano de ação do escritório que englobe o ano inteiro. Dessa forma, o escritório estará preparado para qualquer imprevisto que possa ocorrer e, ainda assim, evita possíveis riscos.

Uma outra medida que pode contribuir bastante na hora de criar a estratégia é fazer uma pesquisa sobre o comportamento dos concorrentes da área, agregando ao seu planejamento os erros e acertos desses negócios. Assim, você aprende com esses dados sem precisar investir muito dinheiro.

4. Adeque os serviços do escritório às expectativas dos clientes

Uma outra forma de aumentar a competitividade do escritório contábil e, consequentemente, o seu progresso, é ter certeza que os clientes estão satisfeitos com a qualidade do serviço prestado.

Nesse caso, você pode investir em reuniões produtivas em que o cliente esteja seguro para falar o que espera e esclareça dúvidas, além de buscar qualificações, se manter atualizado, entre outras práticas que possam agregar valor ao seu trabalho.

Além disso, passar a oferecer serviços extras como consultoria contábil e BPO financeiro também pode ser uma estratégia de crescimento.

5. Aprimore a comunicação interna

Falhas na comunicação interna são um dos principais problemas que afetam a eficiência dos serviços.

Por esse motivo, é muito importante incentivar o diálogo, fazer reuniões para assegurar que todos estejam alinhados aos objetivos no negócio, estimular o trabalho em equipe e demais ações que possam colaborar para que os resultados esperados sejam alcançados.

Para isso, você pode implementar uma ferramenta para unificar a troca de mensagens, como o Slack, evitando desvio de informações ou falta de conhecimento sobre um determinando assunto.

6. Foque em nichos específicos

Focar em um nicho específico de mercado vai permitir que você conheça perfeitamente as necessidades do seu cliente, além de possibilitar a criação de um serviço personalizado.

Quanto mais você conhece os seus clientes, mais simples será para oferecer um serviço que vá de acordo com as expectativas deles. Dessa maneira, você consegue gerar valor ao seu trabalho, se diferenciar dos demais profissionais do mercado, atrair e fidelizar clientes e aumentar os lucros.

Quando seu escritório contábil ter excelência em determinado ramo, você pode começar a abrir seu leque de serviços para outros mercados, desde que tenha a garantia que isso não vá prejudicar o relacionamento com seus clientes atuais.

7. Proponha treinamentos à equipe

O ramo contábil é muito dinâmico, e a legislação que abrange os principais assuntos da área passa por mudanças frequentes. Por isso, é essencial que todos os profissionais que integram a equipe estejam bem preparados e atualizados.

Realizar treinamentos é primordial para padronizar a maneira como o atendimento deve ser realizado, por isso, para que diferenciais possam ser reconhecidos, é preciso investir em capacitações do time, nas quais serão repassados os procedimentos para chegar a uma rotina eficaz, produtiva e adequada à legislação.

8. Avalie o preço cobrado pelos serviços

Como forma de conseguir clientes, muitos profissionais contábeis acabam cobrando valores muito mais baixos que os valores praticados pelos concorrentes para executar o mesmo serviço. Isso pode trazer desprestígio aos olhos de clientes, além de desvalorizar o próprio trabalho.

E para chegar ao preço dos serviços oferecidos, você pode fazer os cálculos por hora gasta ou por tipo de serviço, por exemplo. Porém, cada um desses tipos de cobrança tem pontos negativos e positivos, já que algumas atividades podem ser mais burocráticas e complexas que outras.

Para que o preço seja o mais apropriado possível, o ideal é realizar uma cobrança personalizada, conforme a necessidade do escritório. Assim, será possível cobrar um valor mais justo, proporcionar um serviço de qualidade e aumentar a rentabilidade.

9. Invista em automatização

Nos dias atuais, a tecnologia está presente em todas as áreas, e na contabilidade não é diferente.

Isso acontece pelo fato de os aparatos tecnológicos, principalmente os digitais, melhorarem significativamente os processos rotineiros, a comunicação interna, a relação entre profissionais e clientes etc.

Os benefícios de contar com as ferramentas digitais são gigantes, tornando-se impossível trabalhar sem elas. Por exemplo, é possível reduzir erros, aumentar a produtividade, a economia, a segurança dos dados, além de otimizar o tempo gasto na execução do serviço, intermediar pagamentos e minimizar etapas burocráticas.

Como você pôde perceber, apesar de ser um processo desafiador, existem diversas estratégias, como as apresentadas neste conteúdo, que são capazes de oferecer bons resultados a curto e a longo prazo quando bem implementadas.

Então, não espere mais para fazer uma análise e identificar os melhores métodos para ampliar seu escritório.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita em nosso blog para aprender sobre os principais softwares de um escritório de contabilidade!

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