A NFCe - Nota Fiscal do Consumidor eletrônica é documento que veio para substituir o cupom fiscal e a nota fiscal de venda de modo eletrônico, a fim de garantir a validade jurídica desse tipo de transação. O novo documento fiscal ainda não é obrigatório em todos os estados, mas facilita tanto a vida da Receita Estadual em fiscalizações, quanto do contribuinte com a redução de custos operacionais e; principalmente, do consumidor, com uma maior proteção sobre seus direitos de compra, como por exemplo a cobertura de garantias.

Você pode saber mais sobre a NFC-e lendo este artigo em nosso blog > só clicar (e voltar depois).

Contudo, o documento digital referente a Nota do Consumidor deve ser armazenado, assim como estamos habituados com a NFe.

Regras de Armazenamento de NFCe

O armazenamento do arquivo digital da NFCe deve ser feito obrigatoriamente pelo emissor. O documento fiscal relativo a operação é o arquivo XML. Tendo de ser armazenado pelo período de 5 (cinco) anos conforme determinado pela legislação tributária.

Ferramenta para Guardar o XML da Nota do Consumidor

Tendo em mente que a cada compra é gerado um arquivo XML de NFCe, a organização e controle do volume dos arquivos acaba se tornando um desafio para ser feito manualmente, principalmente pelo fato de que sua guarda é obrigatória. O indicado é que você use um sistema especializado como da ConexãoNF-e, que traz a função de armazenamento do XML de NFCe em nuvem, garantindo a guarda do documento pelo tempo exigido pela lei.

Além disso, os arquivos são mostrados de forma organizada em um portal de gestão. O que facilita a localização dos documentos sempre que precisar. Seja para apresentação à órgãos de fiscalização ou solicitação de um consumidor.

Como funciona?

A ferramenta da ConexãoNF-e irá capturar o arquivo XML gerado em pasta pelo emissor de NFCe e disponibilizará online no portal para sua consulta.

Imagem3

Nesse mesmo portal você também poderá gerenciar outros documentos fiscais, como notas fiscais e conhecimento de transporte eletrônicos, tanto emitidos quanto recebidos, com captura dos gerados contra o seu CNPJ de forma automática, direto da SEFAZ para o portal. Eliminando a necessidade de esperar pelo arquivo XML pelo e-mail do fornecedor. Assim, garantindo que todo e qualquer arquivo XML que deve ser guardado pela sua empresa esteja em suas mãos, de forma ORGANIZADA.

Comece a usar imediatamente

Siga os passos abaixo para iniciar sua gestão de NFCe:

  1. Acesse www.conexaonfe.com.br e faça seu cadastro. Você terá 15 dias de teste grátis para ver os benefícios da ferramenta;
  2. Em seguida, entre em contato com o suporte via chat da ferramenta, pois será necessário configurar um integrador que capture o documento de onde ele é armazenado;
  3. Aguarde o carregamento do histórico dos seus documentos;
  4. Pronto! Você já pode gerenciar as Notas do consumidor da sua empresa.
Com a ConexãoNF-e suas notas estarão seguras e você pode testar totalmente sem compromisso. Se gostar, poderá contratar plano que melhor atender sua empresa.

Então se você ainda não é cliente e tem interesse em ter esse tipo de controle sobre XML de NFCe, ou até mesmo NFe e CTe, entre em contato conosco e dê adeus à perda de tempo com processos burocráticos operacionais de armazenamento de NFCe.

Gostou? Acesse o site e saiba mais!
Também confira nosso artigo sobre Armazenamento de XML de NF-e e sua importância.


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e