A tecnologia vem mudando drasticamente perfil de muitas profissões, entre elas, a do contador. Com o passar do tempo, atualizar processos e ganhar em competitividade e excelência no atendimento se tornou essencial, e a busca por alcançar esses objetivos é uma crescente.

O Brasil comporta cerca de 5% dos escritórios contábeis presentes no mundo, com um dos maiores números de funcionários por escritório e baixa produtividade. Isso é um ponto a ser resolvido ao decorrer dos anos.

O perfil dos clientes e o modo de se construir relações também se transforma. Tudo precisa ser mais ágil, prático e próximo. Em 2020, a mudanças no ramo contábil continuam, por isso, compilamos algumas das tendências para a cadeia contábil para o próximo ano.

Tendências para os escritórios contábeis em 2020

Pequenos escritórios absorvidos por grandes franquias

Uma das grandes tendências para que o mercado contábil caminha é o uso do modelo HUB no modo de gerir e aglomerar escritórios contábeis. O modelo funciona da seguinte forma: grandes empresas de contabilidade oferecendo um compilado de benefícios para escritórios menores em troca filiar-se ou torná-los parceiros, à um custo mais baixo que manter seu próprio escritório individual, com infraestrutura, consultorias, marketing, tecnologias e suporte. Tornando o contador uma linha de frente e a franquia um back office e permitindo que o contador desempenhe sua real função: cuidar da parte contábil dos seus clientes.

Contabilidade digital

A tecnologia no meio contábil não surgiu para substituir o profissional de contabilidade, mas para possibilitar o consumo de tempo e dinheiro do que realmente importa. Com auxílio de sistemas automatizados e de gestão contábil o trabalho do contador se faz mais produtivo. A partir do movimento de digitalizar a contabilidade, alguns pontos são imprescindíveis, como a gestão digital de documentos.

Armazenamento de arquivos em formato digital e em nuvem

Uma das grandes mudanças nos últimos anos é a questão da Nota Fiscal e outros documentos fiscais terem se tornado eletrônicos, necessitando que sua emissão, recebimento e armazenamento seja apenas digital, sendo este o único formato legalmente válido.

Com isso, o volume de arquivos impressos geridos e armazenados pelas contabilidades foram consideravelmente reduzidos. Em contabilidades que se digitalizam por completo, criou-se o hábito de guardar todo e qualquer documento digitalmente, para facilitar o acesso e desempenho do escritório.

Isso pode ser feito de maneira mais otimizada com o armazenamento em nuvem, considerado o tipo mais seguro, pois as informações guardadas estão a salvo de qualquer eventualidade e podem ser compartilhadas facilmente.

Rob Nixon, autoridade do setor, aponta o uso de sistemas em nuvem como um fator para dobrar a produtividade em escritórios contábeis, e no Brasil isso significa um passo a mais para se equiparar ao cenário mundial.

Contabilidade Automatizada

Automatização em trabalhos repetitivos

O uso de softwares contábeis já é um fator decisivo de competitividade, tendo em vista que a partir da automatização, o risco de erros é extinto e os processos se tornam mais ágeis, tanto para os contadores, quanto para seus clientes. Atividades repetitivas podem ser feitas com maior precisão, sem sobrecarregar funcionários, prevendo maior rendimento da empresa como um todo.

São diversas opções de ferramentas, cada qual oferecendo um serviço, e é importante que o escritório contábil avalie o que está de acordo com o que é esperado, e também, que as ferramentas integrem entre si, para que nenhuma informação seja perdida.

Entre as atividades que podem ser automatizadas, podemos citar a apuração de impostos e encargos, realização de parte da escrituração e recebimento automático de Notas Fiscais. Você pode conferir algumas delas aqui.

Em destaque, uma ótima ferramenta para um fechamento com 100% das Notas Fiscais é o da ConexãoNF-e, que faz a captura automática de NFe, NFSe e CTe conectada a SEFAZ e Prefeituras, disponibilizando todas as Notas emitidas contra o cliente de forma automática para o contador, com um plano acessível para pequenos a grandes escritórios, veja!

contabilidade receba xml de seus clientes

Valorização do profissional como um consultor

Você já deve ter ouvido falar que o contador do futuro é um consultor de negócios, e isso já é uma realidade! Com tudo o que é necessário para se livrar de rotinas repetitivas e papeladas, o contador tem mais espaço para fazer consultorias e auxiliar nas decisões estratégicas de seu cliente. Além disso, na contabilidade estratégica, o contador contribui diretamente com o crescimento da empresa em que está inserida.

A tecnologia se torna cada vez mais uma aliada na profissão, amenizando rotinas burocráticas, permitindo que o profissional se dedique ao serviço oferecido, também possibilitando a ampliação da carteira de clientes do escritório contábil sem nenhum impacto negativo na qualidade do serviço oferecido tradicionalmente.

Parceiros de indicação

Formar parcerias com outras empresas, de outras áreas, é uma das formas de agregar valor ao escritório contábil, afinal, muitas vezes o cliente necessita de outras frentes para sua empresa e pode estar perdido quanto a isso.

Como consultor de negócios, firmar alianças com empresas de marketing, TI, advocacia, entre outros, é benéfico para as três partes envolvidas: seu cliente ficará satisfeito ao ter uma referência de confiança em outra área que precisa, clientes de outras empresas podem conhecer seu escritório contábil a partir de uma indicação, e seus parceiros receberão indicações suas.

Sua contabilidade está pronta para o futuro?

Clientes mais exigentes, prezando por agilidade nas entregas é algo que as contabilidades precisam se preparar, até porque, este é o consumidor na era digital. Reuniões online, via Skype ou similares, já são comuns e a tendência é que se tornem ainda mais, pois é possível alinhar ideias sem lidar com o transporte e possíveis congestionamentos, enviar e trocar informações online, entre outras facilidades tecnológicas.

O Contador precisa tornar-se mais estratégico e se preocupar com um atendimento próximo e diferenciado, a fim de não perder espaço para a concorrência, que também avança de forma acelerada, além de sistemas contábeis e contabilidades online que prometem fazer exatamente as mesmas atividades que escritório contábil tradicional.

Pensando nisso, a ConexãoNF-e também fez um quiz com 10 perguntas para você descobrir se seu escritório contábil está preparado para o futuro. Faça o teste através desse link!

Mais sobre ConexãoNF-e

Diversas soluções já estão no mercado para auxiliar o trabalho do contador quando se trata de automatização e tornar a contabilidade digital. Para facilitar a administração de documentos fiscais eletrônicos, baixa de XMLs em lote, gerar relatórios de fechamento, e integração com sistemas de contabilidade,  você pode usar a ferramenta da ConexãoNF-e. Para saber mais sobre a ferramenta acesse o site e solicite uma demonstração. A ferramenta possui teste grátis por 3 dias, caso tenha interesse é só clicar aqui.


Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre
gestão fiscal por e-mail!

Tenha total controle sobre as NFe, NFSe e CTe emitidas contra sua empresa

Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e