Acessar CT-e emitido contra sua empresa é uma tarefa importante, com implicações jurídicas e fiscais. O Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento digital que registra a prestação de serviço de transporte de cargas.

Consulte e baixe NFe, NFSe e CTe com ConexãoNF-e. Clique para testar grátis.

A validade jurídica dele é garantida pela assinatura digital da empresa emitente e por sua recepção pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), que posteriormente encaminha o arquivo para a Receita Federal.

Neste artigo, você vai entender como um sistema integrado pode auxiliar no controle e acesso aos CT-e. Explicamos o que são esses sistemas, como eles atuam e quais suas vantagens.

O que é um sistema integrado?

Em nosso contexto, é um programa de gestão fiscal que se integra tanto aos softwares de gestão (como ERPs) quanto aos sistemas da SEFAZ.

Esse tipo de sistema oferece recebimento automático das NF-e e CT-e emitidas contra o CNPJ da sua empresa, e também, um como o da ConexãoNF-e, tem importador de XML integrado aos ERPs. Dessa forma, ele atua como um intermediário inteligente e automático desses documentos, identificando sua emissão na SEFAZ e, em seguida, exportando-os para o software de gestão da sua empresa.

Como um sistema integrado ajuda a acessar CT-e?

Armazenamento digital

O CT-e é inteiramente digital. Ao trabalhar com ele, sua empresa já precisa fazer o armazenamento digital do documento, não bastando a versão impressa utilizada durante o transporte. Por tanto, este arquivo precisa ser armazenado pelo período de 5 anos a partir da emissão. E, um sistema especializado poderá fazer o backup em nuvem dos XMLs, garantindo o cumprimento da lei referente ao seu armazenamento.

Facilidade de acesso

Com um procedimento manual, a quantidade de documentos a serem armazenados pode sobrecarregar até as empresas mais organizadas. Um sistema como da ConexãoNF-e organiza seus arquivos automaticamente, possibilitando a consulta de CTe a qualquer momento e dispositivo em um portal online, aém da possibilidade de gravar os arquivos nas pastas corretas do seu servidor.

Acompanhamento em tempo real na SEFAZ

Mesmo que a gestão fiscal e contábil da sua empresa seja muito eficiente, ainda será mais fácil controlar os documentos emitidos pela sua empresa do que aqueles emitidos contra seu CNPJ.

Um sistema integrado acompanha em tempo real as Notas Fiscais e CT-e registrados na SEFAZ, de modo que sua empresa fica sabendo quase imediatamente desses documentos. Dessa forma, terá acesso à todos os documentos emitidos contra sua empresa de forma fácil, sem depender dos fornecedores.

Outro benefício é se houver algo errado ou fraudulento, possibilita uma ação imediata com o evento de prestação de serviço em desacordo.

Geração de relatórios personalizados

Um bom sistema integrado facilita o gerenciamento de documentos fiscais de diversos CNPJs e permite a geração de relatórios, bem como filtros e marcadores inteligentes. Com mais agilidade e precisão no tratamento de informações, sua administração pode tomar decisões melhores.

Como implementar um sistema integrado na minha empresa?

Bons sistemas integrados no mercado são oferecidos "em nuvem". Isso significa que sua empresa não precisa instalar nenhum software; basta ter uma conexão com a internet.

A ConexãoNF-e é um sistema assim. Entre suas vantagens, estão:

  • recebimento automático de NF-e e CT-e;
  • armazenamento em nuvem dos arquivos em XML;
  • monitoramento de status dos documentos na SEFAZ;
  • Integração e importação com ERPs.

Comece um teste grátis:

Acessar CT-e e NF-e emitidos contra sua empresa é fundamental para sua gestão fiscal. Contar com um sistema integrado é a melhor solução para que esse acompanhamento seja em tempo real, acelerando a produção de relatórios e a solução de problemas.

Aprenda mais sobre o layout do CT-e. Leia nosso texto CT-e 3.0 e fique por dentro de todas as mudanças!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e