Os relatórios gerenciais são ferramentas importantes para monitorar os números e acompanhar o desempenho de uma empresa constantemente. Existem diversos tipos de relatórios que podem ser implementados por uma boa gestão, a fim de conhecer a realidade do negócio e, a partir dessas informações, otimizar recursos e potencializar os resultados positivos a partir de boas decisões.

Quanto mais organizada e eficiente uma estratégia organizacional for, maiores são as chances de um trabalho alinhado com as expectativas e metas definidas no planejamento de ações. Os retornos vão aparecer com o tempo, assim como o crescimento constante e sustentável.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar 6 relatórios gerenciais que são fundamentais para o desempenho de uma gestão bem-sucedida. Continue a leitura e se informe sobre esse tema tão importante.

1. Relatório de fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa é um dos mais importantes a serem desenvolvidos na administração de uma empresa, uma vez que aponta informações relevantes sobre as previsões e valores estimados para o mês em comparação ao que realmente foi atingido.

Com uma ideia precisa do fluxo de caixa da empresa, é possível analisar com clareza a real situação da organização, assim como antecipar os custos cabíveis e programar melhor os investimentos para os períodos seguintes.

Pontos importantes

Geralmente, o relatório de fluxo de caixa apresenta dados sobre o desempenho da empresa em relação a seus lucros ou prejuízos no período analisado. Também aponta o crescimento das finanças, os encargos que precisam ser pagos e o capital de giro, entre outros.

Leia nosso artigo sobre Fluxo de Caixa: Clique e confira!

2. Relatório de contas a pagar e a receber

Os relatórios de contas a pagar e contas a receber estão ligados ao relatório de fluxo de caixa, porém essas áreas da empresa merecem atenção especial, visto que um desequilíbrio entre os dois fatores pode ter sérias consequências para as finanças do negócio.

O ideal é que haja um controle rígido das despesas e ganhos, a fim de implementar uma proporção sustentável e evitar prejuízos e/ou descontroles financeiros.

Pontos importantes

No relatório de contas a pagar devem ser apontadas as despesas fixas e variáveis, assim como suas datas de pagamentos, valores e prazos. Já o relatório de contas a receber deve conter os valores que devem ser recebidos, com suas datas, possíveis descontos, informações dos clientes, histórico de pagamento, etc.

Leia nosso artigo sobre boas práticas em contas a pagar e receber. Clique e confira!

3. Relatório de vendas

O relatório de vendas é essencial para as empresas, afinal, um bom desempenho nessa área é de extrema importância para o sucesso dos demais departamentos estratégicos da organização. Quanto mais informação o gestor apresentar, melhores são as informações a que ele terá acesso e, consequentemente, mais bem acertadas serão as decisões tomadas com base nisso.

A partir dele, o gestor pode acompanhar o desempenho da equipe comercial e traçar uma estratégia bem definida para que as metas estabelecidas sejam cumpridas, de acordo com as expectativas e os propósitos traçados.

Pontos importantes

Entre os principais pontos do relatório de vendas estão as peculiaridades do produto/serviço vendido, assim como o modelo dos negócios desenvolvidos. Também ficam presentes itens comuns, como a quantidade de vendas concretizadas, o tempo médio que o cliente leva entre o tempo de contato e o fechamento do negócio e o ticket médio de vendas, entre outras informações.

4. Relatório do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um documento no qual constam informações relevantes sobre a demonstração de finanças da empresa, entre as quais estão: ativos (direitos e bens), passivos (obrigações e exigibilidade) e patrimônio líquido (encontrado pela diferença entre ativos e passivos).

No geral, o balanço patrimonial é obrigatório para sociedades e empresas, porém existem casos em que essa exigência não existe, como para microempresários e produtores/empresários rurais.

Pontos importantes

Na elaboração de um relatório de balanço patrimonial consistente, o gestor deve fazer um levantamento criterioso dos balancetes e a verificação das contas da empresa e seus respectivos saldos e, a partir disso, sua condição financeira, contábil e econômica.

Leia nosso artigo sobre Balanço Patrimonial: Clique e confira!

5. Relatório de satisfação de clientes

Oferecer um serviço de qualidade, que atenda às exigências dos clientes, está entre os principais objetivos de uma empresa, por isso, o relatório de satisfação de cliente é tão importante para o direcionamento de estratégias que colaborem nesse sentido.

Medir o nível de satisfação dos clientes, no entanto, não é uma tarefa simples de ser executada, por isso é preciso um cuidado especial na hora de desenvolver um bom relatório desse tipo.

Além da satisfação, esse tipo de relatório também ajuda a medir a lealdade do cliente em relação a sua marca, ou seja, qual a disponibilidade do consumidor em escolher fazer negócios com a sua empresa sempre que necessitar. Além disso, se estiver feliz com o serviço oferecido, ele tende a fazer indicações para seus amigos e familiares, o que aumenta cada vez mais a credibilidade da empresa no mercado.

Pontos importantes

Uma boa metodologia para medir a satisfação do cliente de modo eficaz é o Net Promoter Score (NPS), que, com apenas uma pergunta, consegue medir o grau de satisfação do consumidor. O questionamento pede que de 0 a 10 o cliente classifique a probabilidade de indicar a empresa para seus conhecidos.

Respostas entre 9 e 10 indicam elevado grau de satisfação, entre 7 e 8 são neutros e de 6 a 0 tendem a não indicar.

6. Relatório de satisfação dos colaboradores

Uma equipe satisfeita produz mais e melhor, por isso também é importante ouvir a opinião dos colaboradores e levar em consideração essas informações na hora de elaborar estratégias. O objetivo principal é garantir que todos os membros entendam sua real importância e, com isso, colaborem ao máximo para o sucesso da empresa.

Pontos importantes

Como cada empresa tem sua própria política e estratégia de funcionamento, o ideal é identificar perguntas relacionadas à realidade de trabalho da equipe. Para isso, podem ser incluídas questões sobre a postura do supervisor, funções da rotina diária, colegas de atividades, ambiente e condições de trabalho, etc.

Gostou do conteúdo? Neste artigo falamos sobre a importância dos relatórios gerenciais para que uma empresa consiga atingir resultados sólidos e consistentes. Outro ponto importante que merece ser ressaltado é o uso da tecnologia para a execução de processos administrativos com mais agilidade e eficiência. Quanto mais conhecimento e visão de mercado o gestor apresentar, melhores serão os objetivos alcançados.

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