Recebimento Automático E Consulta De NFSe Em Curitiba
Imagem ilustrativa do post sobre NFSe Curitiba
Publicado em

fevereiro, 2024

Escrito por

Arquivei

Automatização Na Consulta De NFSe Em Curitiba

É possível consultar NFSe de Curitiba de forma automática, usando um software como a ConexãoNF-e, que é integrado à mais de 5.000 prefeituras.

Fiscal



Nota Fiscal de Serviço

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço (NFSe) ainda não é obrigatório, e isso compromete a rotina fiscal de várias empresas em todo o Brasil, afinal, tanto a emissão quanto o recebimento deste importante documento fiscal fica a cargo de cada prefeitura.

Consultar NFSe de Curitiba também é muito complexo, assim como acontece com várias prefeituras em todo o país, mas esta cidade já faz parte da listagem de prefeituras que podem receber Nota Fiscal de Serviço automaticamente.

Continue a leitura para saber mais!

Nota Fiscal de Serviço Nacional: o projeto

O projeto de padronização da Nota Fiscal de Serviço já vem sendo debatido há muitos anos, e em 2016 foi anunciado oficialmente.

Em 2022 o projeto virou realidade, no entanto, o padrão não é obrigatório para todos os municípios. Um dos obstáculos que influenciaram na decisão de não tornar o padrão obrigatório foi, por exemplo, a autonomia das prefeituras sobre o ISS (Imposto sobre Serviços).

Felizmente, alguns sistemas já estão trabalhando para capturar Notas Fiscais de Serviço de várias prefeituras, sem depender de um padrão nacional, e na Arquivei, Curitiba já faz parte da listagem.

Recebimento automático e consulta de NFSe em Curitiba

São mais de 5.000 prefeituras que contam com o recebimento automático de NFSe da Arquivei, e Curitiba é uma delas.

Funciona assim: o fornecedor emite uma NFSe contra o seu CNPJ, e ele ou o sistema emissor dele envia essa nota por email, que por sua vez envia a nota automaticamente para o sistema da Arquivei, via integração.

É um avanço para as várias empresas que dependem do documento fiscal da cidade, já que não precisar recorrer à consulta nota a nota no portal da prefeitura significa mais agilidade na rotina fiscal.

Além disso, é possível armazenar a nota fiscal de serviço em nuvem, e ela estará disponível por no mínimo 5 anos, em nuvem, sem necessidade de arquivar papéis ou ocupar espaço no servidor da empresa.

Quais são as vantagens para o negócio?

Você deve estar se perguntando: “mas no que isso vai impactar no meu negócio?”, afinal, fazer a consulta manual na prefeitura ainda é uma opção, por mais que não seja a melhor escolha, principalmente para empresas que recebem grandes volumes de NFSe.

Portanto, vamos mostrar a seguir algumas das vantagens de contar com a automatização da consulta de NFSe em Curitiba.

Segurança fiscal

A segurança sempre deve estar em primeiro lugar, e não é diferente quando o assunto é documentos fiscais eletrônicos. Ter todas as suas NFSes em mãos sempre que precisar é uma garantia à sua empresa.

Além disso, com tudo em mãos, erros no fechamento de mês são eliminados, já que não há riscos de nenhuma NFSe extraviada ou esquecida na caixa de entrada. Inclusive, o sistema da Arquivei faz a baixa de XML em lote para o fechamento de mês mais rápido e preciso.

Agilidade

O tempo gasto em procurar os arquivos XML em emails ou digitando as chaves de acesso no portal da prefeitura é completamente eliminado, com o bônus de não precisar fazer retrabalho para que nada tenha sido deixado para trás.

Menos tempo gasto em atividades burocráticas e repetitivas significa mais produtividade no setor fiscal, gastar o tempo com atividades importantes e que auxiliam no crescimento da empresa, podendo ainda colaborar para geração de relatórios e insights de gestão.

Organização

No Arquivei todas as Notas Fiscais de Serviço são organizadas por ordem de chegada, e ainda é possível adicionar etiquetas personalizadas que criam um fluxo de trabalho.

Por ser facilmente integrado à outras ferramentas e ERPs, as informações podem ser centralizadas ou distribuídas para diferentes setores da empresa, que utilizam estes dados no dia a dia.

Importação automática no ERP da empresa

Além de receber as NFS-es de forma automática, com a ferramenta de Importação de XML é possível ter todos os arquivos XML destes documentos direto no ERP, prontos para lançar, sem precisar digitar a chave de acesso.

Quando o assunto são os maiores ERPs do mercado, o nível de automatização é ainda maior, contando com validações de segurança e funções avançadas, além de já possuir a maioria das informações do XML já preenchidas.

Como consultar NFSe de Curitiba automaticamente?

Consultar NFSe de Curitiba é muito mais fácil do que parece: basta entrar no site da Arquivei e solicitar uma demonstração gratuita! Nossa equipe irá avaliar as necessidades da sua empresa e ver qual é a melhor opção para você.

Ao optar por automatizar seus processos fiscais, os resultados já podem ser sentidos por todos os envolvidos na operação, pois você receberá todas as NFes e CTes direto da SEFAZ, e NFSes de mais de 5.000 prefeituras.

Veja algumas outras funcionalidades que vão fazer a diferença na sua empresa:

  • Armazenamento de documentos fiscais recebidos e emitidos por no mínimo 5 anos conforme a lei;
  • Possibilidade de fazer Manifesto do Destinatário em NF-e e Desacordo do CT-e, inclusive em lote;
  • Imprimir DANFE e DACTE, além de baixar XMLs em lote;
  • Geração de relatórios personalizados para apuração de impostos;
  • Importação de XML automática para o ERP da empresa;
  • entre outros.
Pular para a barra de ferramentas