Há tempos que o papel do contador não é apenas o de apurar impostos e emitir notas fiscais. Cada vez mais os clientes confiam nesses profissionais para atuarem como consultores fiscais e até financeiros.

E se as necessidades dos consumidores evoluíram, os escritórios que ainda não trilharam esse caminho precisam rever com urgência a sua função. Os softwares de contabilidade são essenciais nesse processo de transformação digital, possibilitando mais inteligência e a automatização de serviços manuais.

Banner sobre a ConexãoNF-e para escritórios contábeis, clique para testar grátis

Preparamos este artigo para você conhecer mais sobre as funcionalidades de algumas ferramentas disponibilizadas para escritórios contábeis, além dos aspectos que deve ter em mente na hora de contratar um software.

Acompanhe!

O que é software de contabilidade?

Gerenciar as finanças de uma infinidade de outras organizações pode ser difícil de acompanhar. É por isso que é necessário utilizar um software profissional feito para empresas de contabilidade.

Este tipo de sistema organiza a oferta de serviços de uma empresa contábil, bem como acompanha entregas por meio de fluxos e gestão de tarefas.

Um software para contabilidades ajuda os profissionais a aumentarem a produtividade e melhorar o relacionamento com os seus clientes, além de proporcionar mais segurança em dados e prevenção a erros.

São diversas as opções disponíveis no mercado. Estes sistemas podem vir equipados com capacidades como:

  • Geração de folha de pagamento;
  • Relatórios;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Realização de auditorias;
  • Auxiliam na preparação de impostos; entre outros.

Por que utilizar os melhores softwares de contabilidade?

Contador avaliando o dashboard de um sistema para contabilidades

As tecnologias presentes no mercado e a automatização de processos contábeis se destacam em relação ao modo tradicional de lidar com questões burocráticas e que demandam muito tempo.

A contabilidade gerencial é estratégica porque é capaz de automatizar processos repetitivos. Se a sua empresa contábil tem problemas por não contar com ferramentas de automação, significa que ocupa pessoas nesse tipo de tarefa, certo?

Os melhores softwares de contabilidade liberam profissionais que antes se dedicavam a conferir documentos e processos. O tempo livre conquistado será investido em funções mais estratégicas, evitando inclusive gargalos na contabilidade.

E isso equivale à conquista de uma maior inteligência de negócios.

O escritório contábil pode aumentar ainda mais sua cartela de clientes sem aumento de equipe ou sobrecarga para os contadores. E um serviço de qualidade agrega mais valor à sua empresa em relação à concorrência.

E se o software de contabilidade estiver na nuvem, é ainda melhor! O sistema poderá ser acessado de qualquer local, dando mais liberdade para os profissionais trabalharem como e onde quiserem.

Qual o melhor software para escritório de contabilidade?

Essa é, realmente, uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas. Tudo vai depender para qual finalidade o seu escritório precisa de um software de contabilidade.

Quais são as atividades que podem ser automatizadas? Onde um software para contabilidades pode ser utilizado?

Um dos maiores feitos da transformação digital é a possibilidade de encontrar soluções inovadoras que realizam muitas atividades diferentes.

Por exemplo, você pode ter um emissor de notas fiscais de saída e uma plataforma que captura os documentos de entrada. O importante é garantir que tudo esteja integrado.

Aspectos a serem considerados na hora da escolha

Contador utilizando diferentes softwares para contabilidade integrados

Antes de escolher quais software para contabilidade serão utilizados, é preciso entender as dificuldades atuais do escritório e o que é preciso para se organizar.

Afinal, existem diversas ferramentas com funcionalidades e custos diferentes. Não adianta contratar um sistema sem estudá-lo antes – e ele acabar não agregando ao seu ambiente.

Nos casos em que tudo parece caminhar mal, ajuda bastante elencar as demandas por ordem de prioridade. Portanto, comece definindo quais são os desafios mais urgentes até chegar àquela questão que acontece com menos frequência.

A recorrência do problema em si já é um critério. Por exemplo, pode ser que sua contabilidade tenha dificuldades para receber os arquivos XML ou reunir essas informações em apenas um local para efetuar o balanço patrimonial de seus clientes.

Identificar as suas demandas, portanto, é a parte mais importante do seu dever de casa. Assim, será possível especificar os obstáculos a serem superados pela sua próxima ferramenta contábil. Mas não para por aí.

Outro ponto a ser avaliado é o porte da sua empresa e garantir que as ferramentas escolhidas atendam a sua necessidade.

3 vantagens de contar com um software de contabilidade

1- Acesso a dados

O uso do software se torna mais fácil e oferece acesso simples aos arquivos de dados quando se precisar deles. Você não precisa mais procurar em pilhas intermináveis ​​de papel para encontrar uma determinada data, arquivo de dados ou informação, pois eles estão todos lá ao clique de um botão.

2- Precisão

Um software para contabilidades é projetado para ser completamente preciso até o detalhe final. Embora suas habilidades matemáticas possam ser excelentes, é sempre mais seguro e rápido usar um sistema computadorizado para fazer os cálculos de impostos, por exemplo.

3- Escalabilidade

Não importa o tamanho da sua empresa, você sempre pode contar com um sistema informatizado para crescer com você. Tudo é simples e o software sempre armazenará seus arquivos de forma eficiente, ao contrário das pilhas de papel.

Com diferentes softwares que atendam suas demandas e que se integrem entre si, é possível obter todas estas vantagens e ainda outras específicas, de acordo com sua necessidade.

Outro ponto é que os softwares de fato permitem escalar o negócio, afinal, os trabalhos manuais são demorados e tornam mais difícil aumentar a capacidade do escritório de atender novos clientes.

5 softwares para contabilidades

Preparamos para você uma lista de diferentes software para contabilidades em vários aspectos. Veja agora quais ferramentas mais se adequam ao seu negócio.

1- ConexãoNF-e

E se o seu negócio contasse com uma solução que permitisse a baixa automática dos documentos fiscais do seu cliente direto da SEFAZ e prefeituras?

Essa é uma função que a ConexãoNF-e traz para a sua empresa. Afinal, uma coisa é depender dos clientes para ter as notas e fazer a gestão contábil no final do mês, outra é contar com um software que vai direto ao ponto, traz garantia das informações e elimina o risco de faltar algum documento.

É a melhor ferramenta do mercado para fazer a gestão das notas fiscais emitidas contra o CNPJ, com várias funções para administrar NF-es, NFS-es, NFC-es e CT-es.

Possibilita fazer o manifesto do destinatário com armazenamento em nuvem e backup automático. Emite relatórios de fechamento para apuração de impostos e obtém o XML dos documentos prontos para serem importados para outros sistemas contábeis ou ERPs.

2- Domínio

O Domínio é um software de contabilidade na nuvem que traz tecnologia, integração e crescimento para todos os tipos de profissionais.

Tecnológico e inteligente, possibilita trabalhar com mais eficiência. Controle o seu escritório e tenha total segurança em informações contábeis e tributárias.

São três sistemas para contabilidade: Domínio Start, Domínio Plus e Domínio Premium. Cada um é projetado para tamanhos e necessidades diferentes dos escritórios de contabilidade.

3- Nuubes

Profissionais de contabilidade sabem melhor do que qualquer um que há compromissos que são recorrentes e exigem respeito aos prazos.

Pensando nisso, o Nuubes é um software para contabilidades que permite a calendarização de tarefas recorrentes sobre Gare, Darf e boletos. Isso sem dizer da possibilidade de organizar arquivos de acordo com seus respectivos assuntos.

4- Alterdata

Como a Domínio, o Alterdata disponibiliza um software de contabilidade na nuvem. A empresa une o conhecimento de equipes de consultoria com a experiência de profissionais de cada setor em que atua, somando ao que há de mais moderno em tecnologia da informação.

A Alterdata possui um pacote perfeito para cada momento da sua empresa: Community, Contábil First, Contábil Fit, Contábil Pro e Contábil Master.

5- Infogram

Já na parte da gestão e análise de resultados, o Infogram é um software de contabilidade muito útil. Como destaque, ele oferece gráficos e relatórios visualmente atraentes – o que, convenhamos, facilita bastante a tarefa de analisá-los, certo?

Além disso, os gráficos são um ótimo suporte visual para apresentar dados e resultados para seus clientes, principalmente se a sua contabilidade for consultiva.

Trata-se de uma solução bastante abrangente e pode ser utilizada não só pela contabilidade, como por profissionais de marketing e entidades sem fins lucrativos. Vale a pena testar, até porque na versão gratuita são oferecidos mais de 30 tipos de gráficos interativos.

Conclusão

Neste artigo você conheceu algumas ferramentas de contabilidade que podem auxiliar nas tarefas cotidianas de um contador. Se você quer uma rotina mais ágil, segura e produtiva para o seu time, está na hora de conhecer melhor a ConexãoNF-e.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e