O Aging List é um verdadeiro aliado dos empresários que querem realizar uma gestão financeira mais eficiente em seus negócios. O diferencial dessa ferramenta é que ela permite a realização de análises mais precisas, mesmo nas situações em que o gestor não tem conhecimento técnico sobre finanças.

Sabemos que lidar com números e organizar as informações sobre contas a pagar e receber é uma prática cotidiana, mas que demanda conhecimento e habilidade. Por isso, esse relatório surge como uma alternativa interessante para a complementação do fluxo de caixa das empresas.

Ficou interessado? Neste post, além de entender o que é Aging List, você vai descobrir quais são os seus benefícios e como aplicá-lo dentro da sua empresa. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é Aging List?

O Aging List é uma ferramenta que apresenta de forma tabelada os dados dos títulos a pagar e a receber de uma empresa, agrupando-os por períodos — por exemplo, de trinta em trinta dias.

Podemos dizer que, na prática, o Aging List classifica informações por datas de vencimento, o que garante ao empresário uma visão bem mais acurada a respeito das suas obrigações financeiras.

Ele facilita, por exemplo, a identificação de informações a respeito de valores que a empresa tem em aberto, em termos de obrigações com fornecedores, bem como os valores a receber dentro de um determinado período.

Além de otimizar a gestão financeira da empresa — que pode ser feita com uma análise conjunta com o fluxo de caixa —, o relatório se apresenta como uma fonte importante de informações dentro do processo de tomada de decisão.

Isso porque ele contribui para a rápida identificação de inadimplências ou incapacidades de cumprir obrigações, ajudando o gestor a ter um panorama mais realista sobre o comportamento dos clientes e as perspectivas econômicas da organização.

Por tudo isso, o Aging List é uma solução estratégica muito eficiente, tanto sob o ponto de vista da gestão financeira quanto do planejamento e do processo de tomada de decisões organizacionais.

Quais são os seus maiores benefícios?

De fato, são diversos os benefícios de utilizar uma ferramenta como essa dentro das empresas. Entre eles, podemos destacar a própria organização de títulos a pagar e receber — que é, sem dúvida, um dos principais segredos de uma boa gestão financeira.

Além disso, o Aging List ajuda a identificar falhas e, em muitos casos, pode ajudar a prevenir sua ocorrência. Isso porque ele traz uma visão clara sobre o negócio, agregando dados que contribuem para o aumento da eficiência operacional e financeira como um todo.

As vantagens podem variar muito de acordo com a rotina e as demandas do negócio, mas, seja qual for a situação e o cenário, toda a gestão financeira se beneficia com a aplicação dessa ferramenta dentro da gestão e organização financeira da empresa.

Qual é a diferença entre Aging List e fluxo de caixa?

Basicamente, podemos dizer que o Aging List é uma complementação ao relatório de fluxo de caixa. A principal diferença entre os dois está no nível de detalhe das informações geradas por cada um deles.

Enquanto o fluxo de caixa fornece aos gestores uma visão global do total previsto a ser pago e recebido dentro de um determinado período, o Aging List dá uma visão mais detalhada desses dados.

Desta forma, o relatório permite que a empresa identifique, por exemplo, quanto cada cliente e/ou fornecedor representa dentro de um montante mais amplo — inclusive com relação a informações passadas.

Como fazer um Aging List?

Se você quer começar a aplicar essa ferramenta na sua empresa, deve fazer um mapeamento das informações sobre o negócio. Nesse sentido, para ter bons resultados, é importante usar uma planilha ou sistema específico que forneça todos os campos necessários para o lançamento dessas informações.

Assim como acontece com o fluxo de caixa, é possível criar uma lista por meio de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel. Entretanto, o que realmente fará diferença nos resultados da sua análise é a escolha dos campos e informações que vão compor o seu relatório.

De acordo com especialistas, a empresa deve considerar a inclusão de informações como:

  • a identificação do cliente e do fornecedor;
  • a data de vencimento da obrigação;
  • a data de pagamento da obrigação;
  • a divisão de informações por receitas e despesas.

Além disso, é importante incluir campos específicos com o tipo de duplicata e a situação do documento, dividindo-os em grupos, como:

  • a vencer;
  • não pagos;
  • com vencimento para 30 dias;
  • com vencimento para 60 dias; etc.

Em algumas situações, a empresa pode usar o próprio sistema de gestão para gerar essas informações — a adaptação dependerá da realidade e das particularidades de cada negócio.

Seja qual for a forma usada, o grande diferencial está na maneira como esses dados são organizados, permitindo o acesso a dados interessantes sobre as finanças e eventuais problemas relacionados a atrasos ou indisponibilidades financeiras.

Como você pode ver, o Aging List vai muito além do setor financeiro. Ele fornece dados fundamentais sobre problemas que podem vir a ocorrer na operação de uma empresa.

Embora traga informações relevantes sobre o negócio, no entanto, esse relatório não substitui o fluxo de caixa, que é um documento indispensável para qualquer organização. Justamente por isso, a sua utilização prática vai depender da realidade de cada empresa, e da avaliação das suas necessidades específicas.

Em suma, se você é um gestor que quer resultados concretos, que vão além das estratégias utilizadas tradicionalmente, o uso do Aging Lists poderá ajudar o seu planejamento financeiro e a organização do seu negócio. Além disso, se a sua empresa tem muitos clientes e conta com recebimentos de datas distintas ao longo do mês, essa pode ser a solução para a gestão financeira eficaz da sua empresa.

Caso sua empresa tenha dificuldades de receber notas fiscais dos fornecedores, um sistema que pode ajudar é o da ConexãoNF-e.

Com essa solução o negócio pode ter uma rotina fiscal mais segura e acelerada, pois todo documento fiscal emitido contra a empresa é capturado automaticamente da Secretaria da Fazenda, proporcionando mais segurança na hora de formular relatórios de despesas, sem que nenhuma fatura se perca!

Comece agora mesmo um teste grátis:

Então, gostou da leitura? Compartilhe nas suas redes sociais para deixar mais pessoas bem informadas sobre a aging list!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e