O Pix, novo sistema de pagamentos, já chegou fazendo sucesso: em 2 meses de operação, já são mais de 133 milhões de chaves cadastradas em todo Brasil, e destas, mais de 5 milhões são de pessoas jurídicas.

Para facilitar a vida das empresas, o Banco do Brasil já permite o pagamento de arrecadações ao governo com o Pix. Para tornar a ação possível, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passou a ter um QR Code.

Por enquanto, apenas empresas obrigadas a entregar a DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) poderão pagar o Darf pelo Pix. Porém, a Receita Federal pretende estender o serviço ao DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) ainda em janeiro de 2021.

A expectativa é de que todos os documentos de arrecadação da Receita Federal possam ser pagos via Pix até o fim de 2021. Confira a seguir mais informações sobre o Pix e como fazer o pagamento!

Como pagar Darf usando Pix?

Pagar Darf usando Pix é muito rápido, veja o passo a passo:

  1. Entre no aplicativo da instituição financeira e acesse a parte que trata do Pix;
  2. selecione a alternativa de pagar com QR Code;
  3. aponte a câmera do seu celular para o QR Code impresso na Darf;
  4. Confirme as informações e finalize a operação.

O processo é feito em menos de um minuto, sendo preciso apenas confirmar os dados e digitar sua senha para concluir o pagamento.

Essa facilidade ainda só está disponível para empresas que entregam a DCTFWeb, mas em breve haverá ampliação do serviço, portanto, é importante estar atento.

Leia também: tire suas dúvidas sobre a Agenda Tributária.

Como gerar uma chave Pix?

Se você ainda não aderiu ao Pix, saiba que é muito fácil e rápido de configurar: basta ir no aplicativo ou site da instituição financeira, e procurar a aba onde é gerada a chave Pix.

Ao seguir o passo a passo do site ou aplicativo, você pode fazer uma ou várias chaves Pix, que podem ser o número de celular, CPF, QR Code e até mesmo outra chave de códigos aleatória. O processo todo geralmente leva apenas alguns segundos.

Quais são as vantagens de utilizar Pix no meu negócio?

A vantagem mais perceptível, sem dúvidas, é a agilidade do processo. Ao fazer pagamentos via boleto, cartão de crédito ou transferência bancária é preciso digitar algumas informações. Além disso, métodos tradicionais operam em horários, ou seja, o pagamento nem sempre irá cair na hora.

Com o Pix, pagar e receber se tornou mais prático e rápido, isso porque o sistema dispensa digitações e pode ser feito 24 horas por dia, com transferência dos valores em tempo real.

O Pix é gratuito para pessoas físicas e tem um custo muito baixo para as empresas. A chave pode ser gerada a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Leia também: EFD-Reinf: o que é e quando entregar a obrigatoriedade

O Governo e a transformação digital

Em 2020, 500 serviços prestados pelo governo brasileiro passaram a ser digitais, entre eles a prova de vida dos aposentados e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico.

Por conta da pandemia, o processo de digitalização de serviços do Governo Federal foi acelerado. Isso levou o Brasil ao reconhecimento pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), superando inclusive nações como a Alemanha, Países Baixos e Irlanda no Índice de Governo Digital.

Na Pesquisa ONU Governo Eletrônico 2020, o Brasil alcançou o nível "muito alto" de desenvolvimento de governo eletrônico, estando apenas atrás dos Estados Unidos no continente americano.

A tecnologia proporciona muitas e boas mudanças para as empresas de todo o Brasil, e para ficar bem informado sobre as notícias do mundo fiscal e contábil, assine a Newsletter da ConexãoNF-e! Todos os meses trazemos conteúdos novos direto na sua caixa de entrada.

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e