Para simplificar as fiscalizações e diminuir custos ao contribuinte, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) apresentou o Projeto de Lei nº178/21.

Este projeto institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, e também a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFBe).

Com isso, vários documentos serão substituídos por um modelo único nacional, com objetivos de incentivar a conformidade, facilitar a rotina do contribuinte e combater a sonegação de impostos.

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o assunto!

O que é a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e)?

A Nota Fiscal Brasil é um projeto que visa substituir vários documentos fiscais eletrônicos. Será um documento digital, em arquivo XML, que servirá tanto para produtos quanto para serviços.

O principal ganho será no âmbito municipal, já que existem hoje 5.570 cidades no Brasil, cada uma com seu próprio sistema de emissão e layout de NFSe.

Com a padronização a nível nacional, os problemas com recebimento de nota fiscal de serviços acabariam, pois o documento único poderá ser consultado a nível nacional.

A NFSe é um problema tão visível nas empresas, que existe ainda um outro projeto, mais antigo, da padronização da nota fiscal de serviço.

Quais documentos a NFBe substituirá?

A Nota Fiscal Brasil tem por objetivo substituir tanto as notas fiscais de produto, quanto as de serviço. Na prática, os principais documentos afetados são:

  • NFe - Nota Fiscal Eletrônica;
  • NFSe - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica; e
  • NFCe - Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica.

Ainda não há confirmação, mas pelo teor da proposta, poderão ser substituídos pela NFBe também outros documentos como:

  • Nota Fiscal de Energia Elétrica (NF3e);
  • Nota Fiscal Fácil (NFF);
  • Cupom Fiscal (CFe SAT);
  • Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe); e
  • Bilhete de Passagem eletrônico (BPe).

O projeto visa simplificar os documentos fiscais eletrônicos, tanto para os contribuintes quanto para o próprio Fisco, que terá todas as informações de forma ágil e facilitada, o que contribui no combate à sonegação fiscal.

Quais documentos a nota fiscal Brasil substitui.

Por que é importante automatizar o recebimento fiscal?

Segundo o deputado, com a facilidade em que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios terão nas consultas de dados fiscais graças à nova lei, cresce o "risco subjetivo".

Este risco é na verdade o medo do contribuinte sobre o governo ter todas as informações para identificar inconformidades e fazer cobranças.

Como resultado, é esperada a diminuição da sonegação fiscal e um aumento da preocupação das empresas em manterem a conformidade.

Para garantir a segurança das informações e o recebimento de documentos fiscais em dia, a tecnologia é hoje a principal aliada.

Sistemas como o da ConexãoNF-e automatizam todo o recebimento de XMLs com validade jurídica, livrando a empresa de problemas fiscais e preocupações.

Ainda, com as recentes mudanças da SEFAZ, apenas a captura contínua com softwares garante segurança para que nenhum documento seja perdido.

Não viu as mudanças na Secretaria da Fazenda? Clique aqui e confira agora mesmo!

Como a ConexãoNF-e pode ajudar a sua empresa

A ConexãoNF-e é uma empresa especialista em gestão de documentos fiscais eletrônicos, e faz a captura de NFe, NFSe e CTe direto da SEFAZ e das prefeituras.

Além disso, tanto os documentos de entrada citados, quanto os de saída (NFe, NFCe e CTe), são armazenados em nuvem pelo período determinado em lei.

Seja com os documentos fiscais atuais, ou com a possível Nota Fiscal Brasil, a solução garante o recebimento de XML e a importação automática no ERP e sistema contábil.

Quer automatizar a sua rotina fiscal com segurança e agilidade? Preencha o formulário abaixo e comece um teste totalmente gratuito da plataforma:

Além de receber todos os XMLs de forma automática e em lote, sua empresa ganha em compliance com as funcionalidades do sistema:

  • Guarda dos documentos por no mínimo 5 anos, conforme a lei;
  • Facilidade em encontrar qualquer arquivo, independente da data de emissão;
  • Realiza o Manifesto do Destinatário (MDe) e o Desacordo do CTe de forma rápida e simples;
  • Gera relatórios personalizados para apuração de impostos;
  • Importa os documentos de forma automática no ERP e sistema contábil; e muito mais.

Quais são as outras ações do projeto de lei nº 178/21

Além da implementação da Nota Fiscal Brasil, este projeto tem como principal objetivo instituir o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias.

Este estatuto terá como objetivo, segundo o projeto, "diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias e incentivar a conformidade por parte dos contribuintes”.

Para tanto, são alguns assuntos abordados pelo estatuto:

I – emissão de documentos fiscais, pela instituição da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e);

II – apresentação de declarações fiscais, pela instituição da Declaração Fiscal Digital (DFD);

III – utilização dos dados de documentos fiscais para a apuração de tributos, fornecimento de declarações pré-preenchidas e respectivas guias de recolhimento de tributos pelas administrações tributárias;

IV – facilitação dos meios de pagamento de tributos e contribuições, inclusive unificando os respectivos documentos de arrecadação; e

V – unificação de cadastros fiscais e seu respectivo compartilhamento em conformidade com a competência legal, pela instituição do Registro Cadastral Unificado (RCU).

É o Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias (CNSOA), vinculado ao Ministério da Economia, que fará a gestão das ações de simplificação.

A criação deste comitê é uma das principais ações do projeto de lei, e outros pontos importantes sobre ele devem ser notados:

  • O CNSOA será composto por 12 membros, sendo 4 representantes da Receita Federal (RFB), como representantes da União, 4 representantes dos Estados e Distrito Federal, e 4 representantes dos municípios;
  • O mandato dos membros do comitê será de 2 anos, sendo possível a recondução;
  • A participação dos representantes será considerada serviço público relevante, não remunerado.
CNSOA é o Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias.

Situação do projeto de lei nº 178/21 e prazos

O projeto de lei ainda não tem previsão para ser aprovado, e em janeiro deste ano ele foi para a Comissão de Finanças e Tributação.

Em fevereiro, foi apresentado o Requerimento de Urgência pelo Deputado Efraim Filho (DEM/PB) à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Para ficar por dentro do andamento do projeto, acompanhe as notícias no blog da ConexãoNF-e!

Conclusão

O Projeto de Lei nº 178/21 traz como proposta grandes mudanças no tratamento de documentos fiscais eletrônicos.

A simplificação de vários tipos de notas fiscais para a Nota Fiscal Brasil impactará várias empresas, principalmente no que diz respeito à serviços.

Com a padronização, problemas com recebimento de NFSe por parte do prestador de serviços serão eliminados, isso ao contar com a tecnologia da captura automática.

Hoje, a ConexãoNF-e já faz recebimento de NFe e CTe do Brasil inteiro, e atende mais de 850 prefeituras para NFSe.

Mesmo que a NFBe seja apenas um projeto, a ConexãoNF-e já está caminhando para automatizar a consulta de NFSe em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Quer melhorar a rotina fiscal da sua empresa com segurança, e automatizar seus processos agora mesmo? Conheça a ConexãoNF-e e faça um teste grátis da nossa plataforma!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e