Na gestão contábil de uma empresa, são vários os desafios que os profissionais do setor enfrentam. Além de calcular e quitar todos os tributos, outro desafio dos profissionais do setor é fazer a consulta de NFSe e o gerenciamento das notas fiscais.

Em muitos setores, esse processo ainda é manual, tomando o tempo, a energia e a inteligência de negócio do time. Mas, afinal, dá para simplificar e otimizar essa tarefa?

Com certeza, sim. Neste artigo, mostramos como você pode fazer a consulta NFSe Campinas de um jeito simples e prático. Confira!

Como funciona a consulta de nota fiscal de serviço

Apesar de existir um padrão nacional da nota de serviço, que entrou em vigor no começo de 2023, ele não é obrigatório. Na prática, o layout da NFSe fica à escolha de cada prefeitura, e isso ainda é um grande problema para as empresas.

Dessa forma, a consulta de NFSe geralmente é feita quando o fornecedor envia o XML ou PDF do documento via e-mail. A regra era: esperar para consultar!

Mas graças ao avanço da tecnologia é possível fazer diferente. A consulta NFSe já pode ser feita de forma automatizada para a cidade de Campinas (SP) e outras 5.000 prefeituras.

Pessoa consultando NFSe de Campinas na prefeitura.

Consulta NFSe Campinas: como fazer de forma automatizada

Para fazer a consulta de NFSe de Campinas, basta acessar o Portal ConexãoNF-e e fazer o cadastro, incluindo o certificado digital. Logo, os documentos fiscais começam a aparecer.

Se é o seu primeiro acesso, um consultor entrará em contato para a ativação da consulta de NFSe em Campinas e outras cidades que possuem captura via tecnologia RPA.

Como consultar a NFSe de Campinas na ConexãoNF-e:

  1. O primeiro passo é acessar sua conta na plataforma ConexãoNF-e;
  2. Depois de fazer o login, no painel inicial, abra a aba de "NFSe recebidas";
  3. Ao clicar nela, todos os seus documentos estarão listados lá.

Viu como é simples? Além de ser fácil, a ferramenta ainda fornece filtros e marcadores inteligentes que otimizam ainda mais a consulta.

Se você ainda não é cliente da ConexãoNF-e, fale com um consultor para iniciar um teste grátis:

Recebimento e importação automática de NFSe no ERP

Com uma plataforma como a ConexãoNF-e, é possível receber NFSe de Campinas direto no ERP e sistema contábil ou fiscal, de forma automática, e sem a necessidade de digitar a chave de acesso.

Vale destacar outra vantagem: usando a solução, as informações são atualizadas em tempo real entre Portal ConexãoNF-e e ERP da empresa. Muito mais precisão e transparência para a rotina fiscal.

Quer saber como levar todos esses recursos para a rotina fiscal da sua empresa? Entre em contato com a gente e saiba como automatizar a consulta de NFSe.

Autenticidade do XML da nota fiscal de serviço

Ao investir em uma ferramenta inovadora, como a ConexãoNF-e, você tem a certeza de que o XML do documento fiscal é válido.

Isso porque, além do validador de XML da NFe, a prefeitura de Campinas também oferece um recurso de autenticidade gratuito, porém, fazer a validação nota a nota é burocrático.

Portanto, ter um sistema completo que já faz as validações de forma automática é o ideal.

Consulta NFSe: saiba como simplificar a gestão do documento fiscal

Como vimos até aqui, é difícil e perigoso depender da consulta manual de nota fiscal de serviços eletrônica. Você não precisa correr esse risco. A tecnologia disponível no mercado pode ser sua aliada na automatização de muitos processos, inclusive na consulta de NFSe.

Atualmente, a ConexãoNF-e é uma das plataformas mais completas do mercado e oferece uma ampla cobertura no recebimento de NFSe.

A ConexãoNF-e garante a captura automática de NFSe para mais de 5 mil cidades brasileiras, inclusive da prefeitura de Campinas.

Com a plataforma, você tem recebimento automático e gestão centralizada de NFe, NFSe, NFCe, CTe e CTe OS.

Também é possível importar XML com facilidade e segurança no ERP e sistema contábil da sua empresa, com destaque para a integração nativa no Protheus, RM e Datasul.

Quer experimentar um sistema seguro, fácil de usar, e que centraliza todas as informações mais importantes em um só lugar? Conheça a ConexãoNF-e e descomplique todos os processos!

Você também pode gostar

Receba conteúdos sobre gestão fiscal por e-mail! Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Blog ConexãoNF-e
A sua rotina fiscal nunca
mais será a mesma


Facilite entrega de obrigações,
validações, garanta compliance,
planejamentos tributários e mais.
Conheça mais sobre a Arquivei.
Imagem ilustrativa do sistema da ConexãoNF-e